
https://forum.il2sturmovik.com/topic/54 ... ent=832084
No "real world" - manual soviético de 1945 (o que condiz com os "contos" de vários pilotos da WWII em livros):

"27. Basic methods of spotting enemy aircrafts:
- the visual observation - the aircraft can be spotted as a dot at a distance 3000 - 5000 m, a group of bombers at up to 7000 m".
Petrovich:
"Entendo que muitos jogadores gostam de ver aviões no jogo a distâncias entre 20 e 30 km porque, neste caso, é mais fácil de jogar, e é mais interessante ver muitos outros aviões ao seu redor, não é tão chato ou algo assim. Entendo isso.
Eu só quero que esses jogadores entendam e aceitem o fato de que isso está longe da vida real, e isso não diz respeito a 'simulador' ou 'reconstrução histórica' porque quebra as táticas apropriadas para o combate aéreo".
OK, assunto "encerrado" até porque no "Bo'X' game world" agora prevalece a "Alternative Visibility" na maioria dos servidores MP:
- É possível detectar aviões até a (teóricos) 100KM (acho que em VR), o que na prática varia em função de resolução e tamanho do monitor usados, além ajuste de opões gráficas do jogo.
Aparentemente "vê mais" quem usa a resolução 1080p num monitor que tenha esta resolução nativa, notícia não muito boa para os 4K.

No WOL seria isso:
http://images.vfl.ru/ii/1570560281/a2f2 ... 121806.jpg