

Esse no Pakistão deve estar trabalhando a quase um século.
https://www.youtube.com/watch?v=M9GntRCXy50&t=160s
http://rockislandplowco.com/misc/engines/RI-R&V2.JPG
Como funciona:
http://hpwizard.com/hit-and-miss.html
https://www.youtube.com/watch?v=fYKxwno6QUY
O curioso deste tipo de motor primitivo é que ele não segue o ciclo Otto (4 tempos) ou 2 tempos, mas "explode" ou "falha" baseado numa rotação mínima. A ignição era um sistema "centelhador" com baixa corrente.
Só a válvula de escapamento tem acionamento mecânico, que mantentem a válvula aberta se a rotação estiver acima da mínima - controlada por um governador centrífugo, que também controlava a admissão de combustível.

Com a válvula de escape aberta não a admissão, mas se esta válvula se fechar a válula de admissão funciona - acionada pelo vácuo provocado pela descida do pistão, e no ciclo seguinte, acontece a compressão e a ignição.

É um "poof', woosh, woosh, woosh... pooft".

Basicamente a explosão acontece para manter a inércia dos grandes volantes.
O sistema tem baixa eficiência, fabricaram modelos de 1 a 100 HP, além de ter uma alta relação peso e tamanho em relação a potência - pelas limitações dos metódos construtivos da época.
Mas consumia relativamente pouco combustível, podendo ser ligado com gasolina e alimentado com querosene. Funciona em baixas rotações - 80 a 600 RPM, mas faz relativamente pouco barrulho no escapamento.
Um 4HP numa pequena marcenaria:
https://www.youtube.com/watch?v=dySxypkHOKY
A não ser pelo barulho menor quando funcionando era uma espécie de Fusca.

Ligar um motor maior podia levar mais de 1/2 hora e o motor precisava ser monitorado e lubrificado manualmente de tempos em tempos.
* Um modelo em escala (made in China), o pequeno tamanho faz girar mais rápido, mas da para perceber as "falhas" no ciclo.

https://www.youtube.com/watch?v=mbiM_qRLj8M
https://youtu.be/0mgjPH3B5KE?t=101