

Uma CAM para centralização de joystick sob a ótica da matemática.
Como qualquer "VirPilov's" razoavelmente atualizado deve estar sabendo, CAM é a "última moda" em joystick e pedais.

Para entender o "frisson" pela CAM, vejamos os tipos de mecanismo de centralização de gimbal (cardâ) comumente usados em joysticks.
"Pinça" (CH, Cougar, Tm antigos, Gladiator, transmissor R/C...) - Imagine uma pinça esticando uma mola nas suas pontas, com o eixo vertical do joystick no meio da pinça, ora empurrando um braço da pinça contra mola, ora outro.
Não requer mais força para mover o joystick para fora da posição central do que para mover após esta posição e mantém as forças dos eixo X e Y separadas pois usa uma mola por eixo.
Este sistema tem o inconveniente de causar um sonoro e tactil "clunck" quando o gimbal cruza ou retorna a posição central.
- No Gladiator tentaram minimizar esse efeito adicionando um sistema de retardo (damper) no retorno do gimbal para a posição central, através de sulcos no eixo e graxa para plástico viscosa (tipo NyoGel 767A).
"Pistão compressor" (Saitek's, Warthog, Logitech 3D e clones) - um disco comprime uma mola na vertical.
Este sistema tem o inconveniente de precisar usar mais força para mover o joystick da posição central do que para continuar a movendo o joystick depois desta posição, e mistura as forças sobre os eixos X e Y pois se mover o joy no eixo X, quando mover no Y a mola já estará comprimida, então este segundo movimento fica "sem peso".
"Saturn Ring" (disco oscilante) - Suncom, T.16000M... - Um disco comprime uma mola, mas apenas na direção que inclinou o joystick, portando a mistura de forças nos eixos X, Y é menor, neste caso, movendo na direção do segundo eixo, estará comprimindo a mola na diagonal.
Aparentemente este sistema não tem maior inconveniente e o "feel" do Suncom é que levou os VirPilov's - a tal "raça" nunca satisfeita* - a pedir um sistema semelhante já para o Cougar (~2000) mas só na "geração seguinte" (Warthog ~2010) foram atendidos.
Mas como a Tm quiz inovar com o "pistão" patenteado, deu no que deu, um "feel" discutível.


CAM - (VKB Black Mamba, Gladiator PRO e pedais "Next Gen": Baur, MFG, Slaw, VKB) - uma ou duas alavancas com um perfil complexo estica uma mola.
Dependendo do perfil usado na CAM pode proporcionar uma centralização ou cruzamento da posição central suave, porém táctil (pode também ser "dura"ou "livre" com perfil diferente na CAM)* e não exige mais força para sair da posição central do que para mover após esta posição.
Também usa uma mola (e CAM) por eixo.
Inconveniente por enquanto é o... preço, já que é feita em metal ou composite e requer corte laser e/ou CNC, pois seu perfil é complexo, com diversos (40-50) pontos de pressão diferentes. .

* Trocando a CAM altera-se o "feel".


O gimbal "NextGen" da VKB, os pedais Baur BRD, MFG Crosswind, VKB T-Rudder permitem trocar a CAM facilmente.
Exemplo de CAM dupla, num gimbal BRD do BAur (Russia), o primeiro a usar o sistema num joystick comercial (~2010), é o "Santos Dumont" da CAM. Anteriormente CAM havia sido usada em trabalhos individuais DIY.

Bem, como não da para "sentir" CAM sem comprar um joy/pedal "Next Gen", veja sua "dança" no Gladiator PRO, "pilotando" num "Kosmosimov".

https://www.youtube.com/watch?v=zrmAwMtniWk[/video]
*Os mesmos que levaram a Saitek e Logitech a terem prejuizo com Force Sense e Force Feedback, queriam por que queriam estes "realismo", mas na hora de comprar "Neres de Pitibiriba", pois (para eles) o X65F e G940 não eram um "Cougar/Warthog".

