Calculando o desvio causado pelo “wind angle” no ajuste do bombsight do He 111 (do CloD).
Baseado nas centenas de horas de voo do KG40 virtual usa-se estes fatores de correção
em função da velocidade do vento:
6 m/s = 15
5 m/s = 18
4 m/s = 22.5
3 m/s = 30
2 m/s = 45
Calculando:
Com o avião no autopilot course e com o vento vindo de frente:
Curso do avião: 0/360
Vento de 340 = “wind angle” de 20 graus (360-340) em relação ao curso do avião.
Velocidade do vento = 6 m/s > fator de correção: 15
20\15 = 1.33
Ajustar o “drift angle” do bombsight em 1.3
Se o vento vem por trás é a mesma coisa:
Curso: 180
Vento de: 150 > "wind angle" = 30
Velocidade do vento 6 m/s > fator de correção: 15
30/15 = 2
Ajustar o "drift angle" no bombsight em 2.
No caso do vento soprando de 90/270 graus o procedimento é diferente:
Dividir 90 (ângulo fixo) pela velocidade do vento, ex. 4 m/s
90/4 m/s = 22.5 fator de correção.
Supondo o avião no curso 130
130-90 = 40 de “wind angle”.
40/22.5 = 1.777... ~1.8 > ajuste do drift no bombsight.
Como o bombsight (He 111) é ajustado para as bombas de 250 Kg para outros tipos é necessário ajustar a velocidade TAS por esta tabela:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/ ... li=1#gid=0
Quer moleza? Use o (impreciso) bombsight "Androide 2.0" ou o CCIP do BoS (ou o 'crosshair' sobre o terreno do WT).
