
"Guten Tag, gefickt Piloten".
Hoje você será introduzido
![Evil ]:)](./images/smilies/emoticon-0116-evilgrin.gif)
Exemplificado no Me-110. Instrumentos relacionados ao Autopilot:

1. Course Autopilot Adjust Left/right
2. Repeater Compass
3. Directional Gyro - este instrumento é dividido em duas faixas.
4. Course Autopilot Preset
5. Course Autopilot Mode
6. Course Autopilot Deviation Indicator("Kurssteuerung")
7. Magnetic Compass
Nota - Este botão vermelho acima do "Repeater Compass" (2) cancela o "Autopilot" (ou use a tecla mapeada - vide abaixo).
O ajuste do "Directional Gyro" (3) pode ser feito por este botão no seu canto inferior direito (ou por teclas designadas).
O "Course Autopilot Preset" (4) é ajustado com a chave do instrumento "Course Autopilot Adjust" (1) (ou por teclas designadas).
A seleção do "Autopilot Mode" pode ser feita clicando nestas áreas (5) (ou por teclas).
É preciso designar teclas/botões de comando para estas funções (por default em "branco") em > Controls > Aircraft > Keys:

Para facilitar designe também teclas para os comandos necessários para ajustar o "Directional Gyro" e o "Course Setter".

Ajustando o "Autopilot"
1 - Plote no mapa o curso do vôo e converta o rumo indicado (Norte verdadeiro no mapa) em "rumo magnético", o que apenas significa acrescentar 10 graus ao valor obtido no mapa com o compasso da "Map Tools".

Observação - se ao invéz de arrastar a primeira linha do compasso para baixo arrastar para cima, o ângulo informado será calculado a partir de 0/360º. No exemplo seria 58º. Neste caso para obter o ângulo do waypoint seria preciso diminuir o ângulo encontrado de 360 (360-58=302+10=312). O resultado é o mesmo, mas como somar é mais fácil que diminuir,


2 - Ligue o avião segundo os procedimentos padrões.
3 - Ajuste o "Repeater Compass" (2) para o rumo magnético obtido no passo 1.
4 - Ajuste o "Course Autopilot Preset" (4) - faixa de baixo do Directional Gyro - para o rumo magnético plotado no mapa.
5 - Verifique o rumo atual indicado no "Magnetic Compass" (7) (bussóla).
6 - Ajuste o "Directional Gyro" (3) - faixa de cima - para o rumo indicado no "Magnetic Compass" (bussóla).
7 - Decole, e trime o avião para vôo nivelado.
8 - Voe até o primeiro waypoint do plano de vôo, que no caso significa sobrevoar a base de onde saiu (Tramecourt, França).
9 - Ative o "Autopilot" - use as teclas mapeadas para "Course Autopilot - Cicle Modes) selecionando "Course".
10 - Confirme seu curso, comparando o mapa com detalhes no solo.
11 - Eventualmente verifique se o rumo indicado no "Directional Gyro"(3) corresponde ao indicado no "Magnetic Compass"(7) (bussóla).
12 - Se o "Course Autopilot Deviation" (6) indicar desvio de curso, ajuste clicando no "Course Autopilot Adjust (1)" ou as teclas mapedas para "Course Autopilot - Adjust Course Left" e "Right".
Em resumo, "Repeater Compass" e "Course Autopilot Preset" ajustados com o rumo (magnético) do alvo.
"Directional Gyro" ajustado com a leitura do "Magnetic Compass" (bússola).
Ah, caso pretenda efetuar o RTB o curso de volta correspondente a 312 graus é 132º (312-180).
Obs. Caso o rumo de ida estivesse no lado direito do quadrante, acrescentaria 180 graus para obter o rumo da volta), ex. 90+180=270.
Nota- O indicador do " Kurssteuerung " (Course Autopilot Deviation), com o Autopilot ativado não fica exatament centrado, fica um pouco deslocado, não se sabe se isso é caractéristica do instrumento ou bug:

"Guten Flug!"
Sokol1