
Nas últimas semanas tenho jogando as QM do BoS quase diariamente para tentar criar uma melhor imagem da "figura", assim a não ser para ajudar alguém com uma dúvida na GUI, a mais de dois meses não abro o CloD para evitar ficar fazendo comparações (e também por preguiçaA única coisa que prestava pra mim antes de vender a minha cópia era os gráficos. Acho que nunca vou entender o porque dos aviões darem aqueles pulos enormes na hora do pouso e também acho que em nenhum outro jogo vou conseguir fazer um IL-2 pegar fogo só usando minhas metralhadoras.

Lá pela "Stone Age" dos simuladores ~ primeira metade da década de 90 - no 1942 - Pacific Air Wars o pouso era assim: você deveria aproximar com uma velocidade mínima de X e máxima de Y, e com um ângulo entre Z e W, fora disso o avião explodia.
Os "pulos do BoS" parecem seguir um script semelhante, já que aviões diferentes pulam igual.
A dica é, tentar tocar com o avião paralelo à pista, ou no máximo com o mesmo ângulo que ele mantém quando em repouso na pista... Fora disso vai pular, e se adicionar velocidade além do limite vai quebrar.

O pouso é a única parte "difícil" do AFM, o resto é fácil, sabendo usar o leme com antecipação, e trimando o profundor decola "hands-off" com ângulo de subida de fazer inveja a F-16...
Estol só se "quebrar o joystick", entrar em parafuso é raro...
Bem, um detalhe que é dificultado pelo AFM é mirar, devido ao tal efeito "rubber band" - um movimento do joystick para baixo gera um efeito "mola" na direção contrária quando aliviado, fazendo com que o nariz oscile - correções de último segundo não funcionam, vai é "regar" o alvo.
Melhor cancelar o "bote" e iniciar um novo.
Sim, o il-2 do Bo$ pega fogo fácil só com as 7,95mm do Bf 109, mas se acertar a traseira do cockpit, que é o "hit-box" do tanque de combustível, atirando com ângulo acima de 5 ou 7 o'clock - se atirar pelo "dead 6" vai atingir a "blindagem atras do tanque" sem efeito, mas isso pode "serrar" leme, profundor e até a traseira da fuselagem.e também acho que em nenhum outro jogo vou conseguir fazer um IL-2 pegar fogo só usando minhas metralhadoras.
-Isso aí praticamente matou minha vontade de voar o Bo$

Outro ponto de fogo, é a área do motor, por isso os "rear gunner's" incendeiam o seu motor com uma rajada de 1/2 segundo se você vier pela sua "dead 6" a menos de 200 metros.
![Evil ]:)](./images/smilies/emoticon-0116-evilgrin.gif)
Granadas de canhão (ou balas da MG) na asa vai fazer buracos e dependendo "serrar" fora, mas não provoca fogo.
De forma geral as MG's são mais efetivas para provocar fogo.
O He 111 também pega fogo fácil se mirar aos lados dos motores, o "hit box" dos tanques de combustível, mas não se atingir só a fuselagem.
Uma coisa rara de acontecer é matar tripulantes, principalmente o "rear gunner", o piloto já aconteceu.
- Já derrubei He 111 com rajada de MG de 2 segundos que pegou na lateral do motor, incendiando.
- Uns tantos tiros de MG na deriva, que foi "serrada" e o avião entrou em espiral.
- Uma granada na ponta da asa, travou o aileron esquerdo para cima e como parece que a AI não sabe compensar no leme, acabou caindo.
Mas já acabei com a munição do canhão e .51 do LaGG atirando pela 6' e só consegui trilhas de combustível e água, além de um monte de buracos na fuselagem.

Pode-se dizer que o DM esta suficientemente diversificado - embora os "hit-box" sejam poucos e grandes - diria que pelo menos ao nível do 1946*.
Acrescente a isto uma "física a la BF3" e "a galera pira".

No caso do il-2 é preciso considerar que este modelo do Bo$ é o "Early", no il-2 M do 1946 o tanque de combustível é instalado na "bathtub" blindada do piloto.
Localização do tanque do "Early":
Não estou dizendo com isso que este DM do Bo$ esteja ótimo, mas também não é genérico como no il-2 Wings of Prey (com o qual - como "game" - o BoS parece muito, os dois tem bom "fun factor") onde acertava-se na asa direita, a esquerda pegava fogo e caia.

A impressão é que tudo (excluindo o pouso "boing-boing" e detalhes do AFM **) é sintonizado para agradar o jogador "casual".
* Lembro que no início do 1946 iniciei a tal campanha de i-16 do Luthier, numa missão levei uns tiros na asa esquerda, ficou um buraco que dava para ver as nervuras da asa, e o avião perdeu sustentação daquele lado, tive que voltar compensando no "braço" - já que não usava leme.
Não notei isso no Bo$, alteração da sustentação devido a buracos na asa...
** O Loft disse no forum russo que o jogo acabou saindo mais "hardcore" do que os planos iniciais.
Sokol1