Segundo a DCS seria porque o STEAM teria que fazer o processo manualmente.
O que perde com isso é a atualização* do jogo via STEAM - que é a mesma via 777 - e a possibilidade de fazer backup da instalação.
*Um sujeito disse que tentou abrir o jogo, deu erro no Laucher.exe, então comprou outra key via STEAM.

Se quiser usar os outros recursos do STEAM como "overly" e a "friend list" enquando joga o Bo$, adicione o atalho para o Laucher.exe ou para o IL2.exe como jogo "não STEAM" - atalho "adicionar jogo" na parte de baixo, à esquerda da intefaçe do STEAM), e inicie o jogo por este atalho.

Se fizer o atalho para o IL2.exe deve lembrar de fazer eventual atualização do Bo$ pelo Launcher antes de iniciar o STEAM, mas neste
caso evita executar o Laucher toda vez que for jogar, que fica em backgroud e as vezes não fecha corretamente ao sair do jogo.

Sokol1