É o pedal Tupiniquim de ~300$ que era anunciado por uma loja online voltada para o FS/FSX.
O pedal parece ter sido retirado de linha em prol dos Saitek, pelo menos não está aparecendo na página "pedal" da loja..
O pedal é pesado (4/5 kilos), é uma base de madeira compactada, perfil de ferro, apoio dos pés moldados em plástico.
Construtivamente é robusto e bem montado, com parafusos com porca travantes.
Para acessar a eletrônica tive que desmontar quase todo. A eletrônica é o circuito de um gamepade Leadership (8 bits - 256 pontos de resolução). Usa potenciômetros deslizantes (linear 10~100k) comuns nas lojas de eletrônica.

O problema ai é a forma como o potenciometro do leme é acionado, com uma alavanca semi-rigída - esta colada com cola quente - que assim trabalha forçando o "wiper" do pot', que com o uso acaba dando mal contato, e tremilikes. Vou mudar essa parte para uma solução externa que permita ao usuário facilmente trocar o pot no futuro.

A parte "suspensa" do pedal. (no fundo da foto abaixo) barras transversais de perfil de ferro em U de 3mm, suporte do apoio dos pés, também em chapa de ferro de 3mm dobrada, eletrônica... deve pesar uns +60/70% do peso total.

O problema é que isso tudo é apenas apoiado por quatro "pés de cadeira" (ao que parece, estes discos de 2 cm na foto) rebitados nas barras transversais, que deslizam sobre placas de acrílico (as que apresentam desgaste) - que foram pintadas de preto, portando não muito deslizante.
Alem disso - o maior problema - os parafusos dos eixos não exercem nenhuma função de suporte, veja no desenho (fora de escala, na parte com legendas) como é:

Se apertar a porca (em vermelho) do parafuso (em preto) vai comprimir mais a já pesada parte "suspensa" forçando os "pés de cadeira" (em amarelo) contra a chapa de acrílico:

Isso torna o deslizar do pedal anda mais difícil, e some a isto duas molas de retorno em forma de grampo só por si bem pesadas.

As batatas das pernas do usuário deste pedal devem parecer os braços do Popaye.

Uma solução com rolamentos (a ideal) exige "tornear" as barras transversais para o encaixe de rolamentos, e portanto exige mão de obra especializada ("torneiro") que não é barata por aqui, ainda mais se falar para o cara que é para "brincar de aviãozinho no computador".


Fita de Teflon entre os "pés de cadeira" e o acrílico ajudaria, mas aqui 80cm X6mm (que não resolve) custa 50 Dilmas.
Pensei numa bucha de Tecnil (esta um colega que conserta automodelos se propoz a fazer) - como na parte de cima do desenho - que mantenha o pedal semi-suspenso, assim apertando o parafuso ele comprime apenas a bucha e não força o conjunto (barras e etc) contra os "pés de cadeira", ficando estes apenas para compensar um eventual desvio lateral, assim diminuindo o atrito do conjunto...
Sera que isso realmente melhoraria? Opnião dos "universitários" (físicos/engenheiros...)?
Condor, até o Bo$ ficar pronto eu termino isso aqui.

Sokol1