"Investigando" o uso do Autopilot
Kurssteurung no Blenheim.
Nos aviões alemães, ex. Ju 88 é
"Piece of Cacke!", basta coincidir o DG com a Bússula, definir o rumo desejado no Course Setter,
setar o mesmo rumo no Autopilot Course, virar até o DG/Bússola coincidir com o rumo definido no Course Setter/Autopilot Course
e engajar o modo Course, o avião da uma balançadinha e segue reto.

Os instrumentos no Ju 88, no caso manobar para os 'W' concidirem.
A
"Rule of the Thumb" é, se o
DG = Autopilot Course, mesmo que ambos estejam divergentes do Course Setter/Bússola, o avião segue
reto sem despencar para a direita ou esquerda, embora voce possa terminar em Arnhem achando eu esta em Tramecourt.
Essa inclinação para os lados ao engajar o AP - que pode derrubar o avião - acontece se houver muita divergência entre a indicação do DG e do Autopilot Course.
No Blenheim* a situação complica porque não a um instrumento mostrando o rumo ajustado no Autopilot Course, como o instrumento duplo no Ju 88, foto acima, (o Kurssteurung "capturado" e copiado pelo
GC&CS estava incompleto).
Mas sabe-se que por default o Autopilot Course aponta para o rumo Norte (0º).
Então usaremos um truque altamente Top Secret** para enganar o Autopilot Course.
O DG será usado para direcionar o Autopilot e não para repetir a leitura da bússola (Compass) como por ex. no Ju 88.
Ajuste no "Course Setter" - o disco externo da bússola P-8 ou dial na base do bombsight Wimperis Mk.IXC - o rumo a ser seguido.
Voe neste rumo e quando a agulha da bussola estiver coincidindo com as linhas paralelas do Course Setter ou seja "Red on Red" - na verdade o "+" da agulha com o "N" do "Course Setter",
ZERE o DG, ou seja gire até que sua leitura esteja indicando "O" ou Norte - que neste caso não é o Norte verdadeiro e sim o rumo seguido pelo avião.
Engage o "Autopilot" no modo "Course" ou "Mode 22".
Como não ha diferença entre o rumo atual e o "0" no DG o "Autopilot" não precisa fazer correção, seguindo direto em frente.
Se precisar fazer correções use as telas para ajustar o "Autopilot" para a esquerda ou direita, ou ajuste no DG - desde que não use um valor alto (>15 graus) ou o avião inclinará muito, estola e entra em parafuso. Mas se usar as teclas direita/esquerda quando ocorrer um pequeno desvio não será necessário alterar no DG.
**
As instruções do Bomber Command determinam ao piloto comer a mensagem, o envelope e o lacre, mastigando bem.
Editado (26/3/14) com as alterações do TF 4.30 - removendo o metódo biruta de um maluco para ajustar o DG "no escuro".
Curiosidade, o Auto Pilot usado em bombardeiros ingleses:
Bombardeio de nível também é "ciência".
* Se no Blenheim foi "fácil", no Br.20 a um complicador, o tal do
"Slave Compass" que requer um
'Aviò compressore Garelli RE' - instalado sob o banco do co-piloto - ligado o tempo todo, o avião chacoalha mas que máquina de lavar...
Mas isso é assunto para outro "bat-capítulo".
Sokol1