Uma boa notícia

Notícias variadas e assuntos distantes da simulação de combate virtual.
Post Reply
28_Condor
Veterano
Veterano

Uma boa notícia

Post by 28_Condor »

S!

http://www1.folha.uol.com.br/educacao/1 ... eito.shtml

Isso é bom, isso indica que a população está mais acreditando que produzir é mais importante do que viver da desgraça alheia ou do conflito. Mas matemática, física e química continuam na berlinda, culpa de uma carreira docente sem valor social algum :^)

Mas como alegria de pobre dura pouco:

http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2 ... rais.shtml

:@ :@ :@

SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
44_Santo
Veterano
Veterano

Re: Uma boa notícia

Post by 44_Santo »

O Brasil é uma piada mesmo, aliás, piada sem graça.

santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
Redsoldier

Post by Redsoldier »

Esperam que revertam logo essa decisão, apesar de que uma alteração significativa no quadro de professores levaria algum tempo.

Mas ainda é curioso que mais de 20% dos inscritos estejam em Administração e boa parte das vagas de Engenharia estão sendo ocupadas pela Civil, isso pode ser bastante associado ao boom imobiliário do Brasil, setor que não leva a um crescimento sustentável a longo-prazo.

Mas nem todo engenheiro civil irá para este setor e esta só representa 24% dos inscritos... Além disso há outros programas interessantes destinados ao ensino superior, como o Ciência sem Fronteiras. Acho que no geral o quadro está se tornando cada vez melhor pra educação (de ensino superior) no Brasil. Talvez a de ensino técnico também.
28_Condor
Veterano
Veterano

Post by 28_Condor »

S!

Bom, mais ou menos, tem havido avanço, mas muito mais na quantidade do que na qualidade. As federais ainda continuam vivendo dramas de falta de verbas e más políticas de gerenciamento. Se criaram muitas universidades "temáticas" que drenaram recursos e nem assim chegaram a dizer ao que vieram.

As escolas técnicas federais de fato são boas, e são as que mais se destacam no enem, mas são poucas. E o calcanhar de aquiles que continua enfraquecendo o resto é o ensino básico, que é pobre de recursos porque não é federalizado e a maioria dos municipios mal pode dar um salário mínimo aos seus professores. Quando ministro, a meta do Cristovão Buarque era federalizar o ensino e complementar o salário dos professores em todos os rincões do país, tornando o magistério de novo uma carreira atrante. O que aconteceu? O seu Lulla lhe deu um ponta-pé na bunda :^)

SP!
44_Santo
Veterano
Veterano

Post by 44_Santo »

Nesta segunda a Fatec, onde estudo, e as escolas estaduais de SP entrarão de greve.
Provavelmente ficaremos sem férias no meio do ano.

santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
Redsoldier

Post by Redsoldier »

28_Condor wrote:S!

Bom, mais ou menos, tem havido avanço, mas muito mais na quantidade do que na qualidade. As federais ainda continuam vivendo dramas de falta de verbas e más políticas de gerenciamento. Se criaram muitas universidades "temáticas" que drenaram recursos e nem assim chegaram a dizer ao que vieram.

As escolas técnicas federais de fato são boas, e são as que mais se destacam no enem, mas são poucas. E o calcanhar de aquiles que continua enfraquecendo o resto é o ensino básico, que é pobre de recursos porque não é federalizado e a maioria dos municipios mal pode dar um salário mínimo aos seus professores. Quando ministro, a meta do Cristovão Buarque era federalizar o ensino e complementar o salário dos professores em todos os rincões do país, tornando o magistério de novo uma carreira atrante. O que aconteceu? O seu Lulla lhe deu um ponta-pé na bunda :^)

SP!
Talvez então eu esteja com um viés muito forte dos professores da UFMG (especialmente do departamento da engenharia/exatas). Na greve do ano passado os professores só entraram após fecharem o semestre, muitos comentavam conosco que não achavam que os salários e as bolsas de pesquisa estavam ruins e que naquela situação não cabia greve :P

Mas mesmo no Brasil como um todo dá pra ver que estão aumentando o número de vagas e cursos disponibilizados pelas federais, mais projetos de pesquisa, mais programas de intercâmbio, enfim, eu acho que especificamente no ensino superior federal há uma melhora.

E eu até compreendo o por que deles priorizarem ensino técnico e superior: O problema é mais urgente. Sem profissionais de nível técnico e superior a economia simplesmente não anda e os resultados de uma melhora no ensino básico só são vistos a longo prazo, nada útil pras próximas eleições :S (além de, como é um sistema mais amplo, ser de mais difícil reforma).

Mas isso não deveria ser desculpa, quando você olha pro ensino básico público não há um esforço sequer em mudar a situação, e se continuar assim realmente vai ser o maior empecilho para o desenvolvimento país por décadas a fio... :tmi:
44_Santo
Veterano
Veterano

Post by 44_Santo »

Conheço um amigo que é formado em Matemática e era professor de ensino médio no Estado de SP.
Ele ganhava R$ 1200,00 por mês.
Tem produção de fábrica que ganha mais que isso.
Resultado, fez mestrado no ITA e largou mão de dar aula para ensino médio.

santo.
Senta a Pua!

28_Condor
Veterano
Veterano

Post by 28_Condor »

S!

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/20 ... -cai.shtml

Como diz o velho deitado, a pressa é inimiga da perfeição...

SP!
Post Reply