Energy Fight (Boom & Zoom) ou como...

Forgotten Battles, Ace Expansion Pack, Pacific Fighters, 1946 e Cliffs of Dover. Dúvidas, dicas, novidades e debates.
User avatar
Furias
Manicaca
Manicaca
Posts: 697
Joined: 30 Jun 2008 21:00

Re: Energy Fight (Boom & Zoom) ou como...

Post by Furias »

Boring of stalingrad :P Muahjahahahahah

então :

reclamar sem especificar ou fundamentar parece ser a regra destes foruns gringos.

" Não vi, não joguei , não tenho brevê , não servi nas forças armadas e IMHO está tudo errado" .

assim é fácil ! :devil:


fecha.

Voltando ao bom senso dos amigos deste forum, achei interessante este critério de média ponderada.


bom fim de semana !

SP!
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Energy Fight (Boom & Zoom) ou como...

Post by 44_Santo »

Além de tudo isso, ainda tem o fato que voar um warbird hoje, onde a aeronave é uma relíquia histórica inestimável, não é a mesma coisa que voar na WWII ultrapassando todos os limites para não perder a vida e a aeronave era apenas mais uma de centenas de milhares.
Quem ousaria romper o cabo da potência de um Spit e curvar no limite de estolar só para obter dados para um joguinho hoje? Seria uma heresia.

Mas naquele tempo era normal, se conseguisse voltar pra base bastava pedir uma revisão no motor para poder voar na próxima missão.



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Energy Fight (Boom & Zoom) ou como...

Post by 21_Sokol1 »

Aproveitando o tema, mais um "Luftwinher" com o 109 drama:

http://theairtacticalassaultgroup.com/f ... #post42268

:P

Sokol1
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Energy Fight (Boom & Zoom) ou como...

Post by 28_Condor »

S!

Esse povo insiste em achar que a fama do Bf era de um avião que ganhava todas para seu piloto, ou seja, se o Bf modelado não ganhar um dogfight pra eles é porque foi modelado errado |(



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
komet163
Posts: 238
Joined: 22 Apr 2010 17:45
Location: Santo André-SP

Re: Energy Fight (Boom & Zoom) ou como...

Post by komet163 »

21_Sokol1 wrote:Rárá! :lol:

Do forum do "Boring of Stalingrad":
In the past we have seen abuse of facts, by members of the il2 development team; for political reasons specifically on performance of the Bf 109. I won't go into any further detail as its a sensitive issue. This will not be tolerated by the community.
http://forum.il2sturmovik.net/topic/580 ... entry10790

Sokol1
Nesta questão os russos são como os americanos, gostam de dissimular os fatos e torná-los em seu favor, e até mesmo distorcer os fatos históricos. Acho que eles estão reclamando exatamente disso, se você nunca conseguir abater um 109 com um rata, então daremos um jeito de te dar uma ajudinha piorando as performances do 109... :rofl:

Triste isso né mesmo! :@
Komet
“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará”. Gálatas 6:7.
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Energy Fight (Boom & Zoom) ou como...

Post by 28_Condor »

S!

Aqui tem uma boa análise das vantagens e desvantagens de cada um:

http://freespace.virgin.net/john.dell/spitcom.htm

Se o Bf tinha esta desvantagem:
There is more than one account by German wartime fighter pilots that suggest that many Luftwaffe novices did not use the turning performance of the 109 to the full. They seem to have regarded the point at which the automatic slots popped out as being a warning to ease back. Only more experienced pilots pushed the Bf109 to its limits. The way the slots operated could itself be a problem, causing the Bf109 to "buck" and throw off the aim of the Bf109 pilot, perhaps at the critical moment.
Tinha esta vantagem:
The fact that the nose of the Bf109 curved downwards (because of the engine being an inverted "V" layout) also gave the Bf109 pilot a better view directly forward, this could be of great use in deflection shooting in a turning fight.
Pode ser que a dureza que se sente nas manobras seja uma tentativa de simular isto:
This brings us to the control column; the small cockpit of the Bf109 allowed only a very small area of travel for the stick, only 4 inches. Nowadays, with powered controls this would be seen as an advantage (like the small steering wheel in a racing car), but in 1940 pilots used sheer muscle-power to haul their aircraft around the sky. The cramped cockpit of the 109 meant that its pilot could employ only a fraction of his strength on the control column. Meanwhile the more spacious Spitfire allowed more elbow room for its pilot to wrestle with the control column, which was topped by a large spade type grip so that the pilot could use both hands.

SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Energy Fight (Boom & Zoom) ou como...

Post by 21_Sokol1 »

Nos "combat report" de pilotos de Spit na BoB transcritos nesta página (os números ao final mostram o documento original), muitos não tiveram dificuldade em subir mais, "correr" mais que os famosos 109.

http://www.spitfireperformance.com/spit1vrs109e.html

Outro detalhe interessante é rajadas de 2, 3 segundos as vezes resolviam a questão.

Sokol1
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Energy Fight (Boom & Zoom) ou como...

Post by 21_Sokol1 »

komet163 wrote: Nesta questão os russos são como os americanos, gostam de dissimular os fatos e torná-los em seu favor, e até mesmo distorcer os fatos históricos. Acho que eles estão reclamando exatamente disso, se você nunca conseguir abater um 109 com um rata, então daremos um jeito de te dar uma ajudinha piorando as performances do 109... :rofl:

Triste isso né mesmo! :@
A não ser que A 77 apele (pelo lado comercial) e coloquem Bf-109F no BoS, o i16 pode dar canseira no
109-F - se bem pilotado.

IRL Vasily Gubolev - como piloto de i16 abateu:

7 Bf-109
4 Fw-190
4 Ju-88
2 He-111

Sokol1
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Energy Fight (Boom & Zoom) ou como...

Post by 28_Condor »

S!
A não ser que A 77 apele (pelo lado comercial) e coloquem Bf-109F no BoS, o i16 pode dar canseira no
109-F - se bem pilotado.
Se rigorosamente modelado, o i-16 dá um trabalhão pra controlar porque não tinha nenhuma estabilidade longiditunal (ou seja, mete o pé aí no ruder :P ), mas aquelas asinhas de mosa faziam dele um demônio na hora de subir, comparado com o G-6, o i-16 subia 14.7 m/s contra 17.0 m/s, embora menos, coloca isso numa situação de proximidade com o menor peso do i-16 e seu motor radial: uma desagradável surpresa para o adversário alemão :devil:

Sobre o Bf, topei com uma interessante descrição do Emil:

http://www.vintagewings.ca/VintageNews/ ... f-109.aspx

Engraçado que é outro autor afirmando que o Bf tinha uma taxa de rolagem inferior ao Spit, o que eu acreditava ser o contrário...


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
Furias
Manicaca
Manicaca
Posts: 697
Joined: 30 Jun 2008 21:00

Re: Energy Fight (Boom & Zoom) ou como...

Post by Furias »

S!

Excelentes leituras.

Então se rajadas de 2-3 segundos na vida real despachavam o sujeito, a modelagem de dano no CLOD para armas do sipt estão boas. Curioso o tópico para reclamar das Uber metralhadoras britânicas :P

As duas máquinas , bf e sipt, na verdade estavam bem igualadas. As diferenças acabavam anuladas pelas vantagens e pelo excelente treinamento dos pilotos. Ao contrário dos russos e seus 20 minutos, digo 20 horas de treinamento.

Li que os pilotos russos gostava mais do nervoso I-16 do que dos hurricane lend lease. O problema do rata é que no começo da guerra já era um avião no fim do seu desenvolvimento e o seu design não comportava grandes upgrades .


SP!
komet163
Posts: 238
Joined: 22 Apr 2010 17:45
Location: Santo André-SP

Re: Energy Fight (Boom & Zoom) ou como...

Post by komet163 »

A não ser que A 77 apele (pelo lado comercial) e coloquem Bf-109F no BoS, o i16 pode dar canseira no
109-F - se bem pilotado.

IRL Vasily Gubolev - como piloto de i16 abateu:

7 Bf-109
4 Fw-190
4 Ju-88
2 He-111

Sokol1[/quote]

Não tenho dúvidas que os russos foram grandes pilotos durante a WWII, tiveram muitos ases, enfrentando máquinas superiores as deles na maioria dos casos no início do conflito em 1941. Mas, é bem verdade que os pilotos experientes alemães sabiam lidar com o Rata e sua manobrabilidade e razão de subida.

"O Rata era lento, mas um avião tremendamente manobrável. Você nunca entrava em um dogfight com um Rata, pois ele vinha diretamente para você. Não faz sentido, a técnica é entrar e sair, mas ficar virando com o Rata, isto é estúpido." - Günther Rall
Komet
“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará”. Gálatas 6:7.
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Energy Fight (Boom & Zoom) ou como...

Post by 44_Santo »

Aliás, ficar virando com quase qualquer outro caça é estúpido no caso do 109. :P :D
Pra quê destacar suas fraquezas e esconder suas maiores vantagens quando se pode abusar das vantagens e minimizar as fraquezas? :)



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
komet163
Posts: 238
Joined: 22 Apr 2010 17:45
Location: Santo André-SP

Re: Energy Fight (Boom & Zoom) ou como...

Post by komet163 »

Isso mesmo Santo!

Por isso o meu caça preferencial é o Spitfire, gosto dos combates giratórios, e já li tantos livros de pilotos da segunda guerra que só por instinto sei que pilotar um Spit e um Zero é poder fazer curvas fechadas e colar na cauda do adversário em qualquer manobra. Jó no 109 é tentar pegar o inimigo de surpresa e acertar uma boa rajada! |(
Komet
“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará”. Gálatas 6:7.
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Energy Fight (Boom & Zoom) ou como...

Post by 44_Santo »

Pra mim também, eu amo o Spitfire.
Acabei viciando em T&B, fazer o quê, só jogava Red Baron quando moleque. :D



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Energy Fight (Boom & Zoom) ou como...

Post by 28_Condor »

S!

Eu prefiro a doutrina soviética que combinava os dois, mas é claro que esta funciona melhor num la-5FN :D



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
Post Reply