Condor,
Voce ou alguem que tenha o CloD poderia fazer um teste com o Ju-88.
Mude para a posição do bombardeador, mova a visão com o HAT ou teclado
numérico para qualquer posição que não seja para frente e tecle Alt+F1.
O que acontece?
Sokol1
Ju-88 Bombsight
Re: Ju-88 Bombsight
S!
Bem, eu fui pra mira telescópica... era pra não ir?
Eu usei o botao do hat, via NV, e pra mira do gunsight tenho um comento no CH.
Engraçado, não tem nenhuma informação de ângulo?
SP!
Bem, eu fui pra mira telescópica... era pra não ir?

Eu usei o botao do hat, via NV, e pra mira do gunsight tenho um comento no CH.
Engraçado, não tem nenhuma informação de ângulo?
SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
É que em alguns computadores - inclusive o meu, se olhar para qualquer lado, ex. um instrumento, antes de olhar no bombsight, ou seja teclar Shift+F1 (ou o que for) com a visão deslocada, trava tudo.
Resolvi com macro no JoyToKey, o botão aperta F5 (olhar para frente) e depois Shift+F1.
Provavelmente mais uma "Só a ATI faz por você...
).
Que informação de ângulo voce se refere?
Sokol1
Resolvi com macro no JoyToKey, o botão aperta F5 (olhar para frente) e depois Shift+F1.
Provavelmente mais uma "Só a ATI faz por você...

Que informação de ângulo voce se refere?
Sokol1
S!
No il2 quando voce eleva ou baixa a luneta aparecia no display direito quantos graus a mira estava sendo movida...
SP!
No il2 quando voce eleva ou baixa a luneta aparecia no display direito quantos graus a mira estava sendo movida...
SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
Ah, no CloD não precisa disto, usa o método "tracking".
Voce ajusta o bombsight baseado na GAS (Ground Air Speed) que é a TAS compensada de eventual desvio (drift) provocado pelo vento.
A TAS voce sabe calcular baseada na IAS e altitude (esta compensada da altitude do alvo) por ex. usando um Dreieckrechner 2.
E esta "GAS", e o vento?
Como nos aviões do CloD não tem um "drift meter":

Voce faz uma "engenharia reversa" usando o bombsight.
Um bombsight corretamente calibrado é capaz de seguir um ponto no solo (ex. alvo) quando a automação é engajada.
No "1946" você faz esta "calibração" a formula simplificada "TAS, Alt, ângulo", que estando corretos mantem cruz do bombsight sobre o alvo e vai seguindo seu deslocamento em direção ao avião com a mesma taxa, até o ponto de lançar as bombas.
No CloD voce faz esta calibração mirando num ponto qualquer antes do alvo - depois de propriamente ajustado o "Autopilot" (He.111, Ju-88*) no modo R-22 - ajustando a atitude e a TAS no bombsight e engajando a "bombsight automation".
Então vá corrigindo, aumentado ou diminuindo o valor da TAS (e eventual desvio lageral) até a cruz do bombsight ficar parada sobre aquele ponto. Pronto, esta calibrado.
- Só não esqueça de cancelar a "Bombsight automation" antes da cruz chegar na parte de baixo, ou suas bombas cairão no lugar errado.
Uma vez calibrado o bombsight é só focar no alvo real e desta vez esperar o "bombs away" - que não é por meio de "assovio", "levantada" do avião, ou mensagem na tela...
E não esqueça de armar os fusíveis das bombas.
* Como o Blenheim e o BR.20 não tem o "luxo" do Autopilot nem de "Bombsight automation" tem que fazer tudo no "braço". O Br.20 tem trimagem nos 3 eixos.
"Piece of Cake!".
Sokol1
Voce ajusta o bombsight baseado na GAS (Ground Air Speed) que é a TAS compensada de eventual desvio (drift) provocado pelo vento.
A TAS voce sabe calcular baseada na IAS e altitude (esta compensada da altitude do alvo) por ex. usando um Dreieckrechner 2.

E esta "GAS", e o vento?
Como nos aviões do CloD não tem um "drift meter":

Voce faz uma "engenharia reversa" usando o bombsight.
Um bombsight corretamente calibrado é capaz de seguir um ponto no solo (ex. alvo) quando a automação é engajada.
No "1946" você faz esta "calibração" a formula simplificada "TAS, Alt, ângulo", que estando corretos mantem cruz do bombsight sobre o alvo e vai seguindo seu deslocamento em direção ao avião com a mesma taxa, até o ponto de lançar as bombas.
No CloD voce faz esta calibração mirando num ponto qualquer antes do alvo - depois de propriamente ajustado o "Autopilot" (He.111, Ju-88*) no modo R-22 - ajustando a atitude e a TAS no bombsight e engajando a "bombsight automation".
Então vá corrigindo, aumentado ou diminuindo o valor da TAS (e eventual desvio lageral) até a cruz do bombsight ficar parada sobre aquele ponto. Pronto, esta calibrado.
- Só não esqueça de cancelar a "Bombsight automation" antes da cruz chegar na parte de baixo, ou suas bombas cairão no lugar errado.

Uma vez calibrado o bombsight é só focar no alvo real e desta vez esperar o "bombs away" - que não é por meio de "assovio", "levantada" do avião, ou mensagem na tela...

E não esqueça de armar os fusíveis das bombas.
* Como o Blenheim e o BR.20 não tem o "luxo" do Autopilot nem de "Bombsight automation" tem que fazer tudo no "braço". O Br.20 tem trimagem nos 3 eixos.
"Piece of Cake!".
Sokol1