JoyToKey para controle da visão (POV).

Forgotten Battles, Ace Expansion Pack, Pacific Fighters, 1946 e Cliffs of Dover. Dúvidas, dicas, novidades e debates.
Post Reply
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

JoyToKey para controle da visão (POV).

Post by 21_Sokol1 »

Background:

O sistema de controle de visão do CloD é legado do IL-2, que desde o lançamento deste (2001) foi motivo de críticas, e no CloD foi piorado.

No IL2/CloD o HAT do joystick pode controlar o ângulo de visão (POV) de duas maneiras:

PAN - a cada toque no HAT o POV avança uns 15 graus, ao soltar o HAT o POV permanece na última posição, para voltar para a frente é preciso fazer o processo inverso ou usar a tecla F5 (Visão para frente).

SNAP - a cada toque o angulo se move até o final do curso e ao soltar o HAT volta para a frente - serve mesmo só para checar o 6!

Para alternar entre um modo e outro use a tecla F9.

Alem deste metódo a visão (POV) pode ser controlada com o mouse - a "Mouse View", mas convenhamos pilotar e usar o mouse ao mesmo tempo não é lá muito prático.

No CloD, devido ao "bendito" cockpit parcialmente clicável é preciso apertar o botão do meio (scrool) do mouse para ativar esta "Mouse View".*

Quem não usa TrackIR, Freetrack, FreeNãoSeiDasQuantasTrack :P ... tem a alternativa é usar um software que permita que o HAT emule o movimento do mouse, ficando assim com um controle de POV mais natural e flexível do que o sistema default do jogo.

Isso pode ser feito através dos software de programação dos HOTAS "high-end" da CH, Saitek e Thrustmaster (o da Logitech is history).

Ou com o NewView russo - software poderoso feito para o IL-2 por jogadores - mas PITA de configurar (Né Condor :lol: ) ou com o JoyToKey japonês, fácil de instalar e configurar, ocupa poucos recursos do micro (CPU/memória).

Obs. o JoyToKey não foi feito pensando em joystick (de alavanca) e sim gamepades (tipo o dos videogames), mas funciona perfeitamente com josytick.

Download: http://www-en.jtksoft.net/

Esta versão é freeware, a licensa custa 7$ - mas não tem limite de tempo de uso, de vez em quando mostra um lembrete apelando para a sua "consciência". :P


=======================================================================================================
INSTALAÇÃO

Baixado, extraia o JoyToKey.exe para uma pasta qualquer, ex. documentos\1c Sfot Club\ que contém os arquivos de configuração do CloD.

Abra o JoyToKey e crie um perfil:

Image

1- Clique em File e selecione NEW
2- Digite um nome para o perfil
3- Selecione o HAT para cima (POV: seta para cima)
4- Na tela que se abra selecione a aba mouse e mova o cursor vertical até 100
5- Marque a caixa Wheel (midle)*
Clique em OK para voltar para tela inicial.
6- Selecione HAT para baixo (POV: seta para baixo)
8- Mova o cursor vertical ate -100.
9- Marque a caixa Whell (middle)
Clique OK para voltar para a tela incial.

Repita o mesmo processo para o HAT Left e HAT Right (POV: seta para a esquerda/direita) - não ilustrados.

10-Caso queira que ao mover o HAT a visão acelere quando estiver chegando no final do curso, por exemplo checando o 6! aumente o valor deste cursor "Analog aceleration".

E é só isso, lembre-se de iniciar o JoyToKey antes do CLoD*, se esquecer tecle Alt+Tab ou WinKey e inicie depois, funciona do mesmo jeito, inclusive pode alterar configuração do JoytoKey durante o jogo e testar em tempo real.

- Ou use o atalho para dois programas descrito em Hardware & Software do forum.

Se quiser, pode usar o JoyToKey para programar botões do josytick para executar alguma combinação de teclas (macro), exemplo "Hit the silk!" , que requer abrir ou ejetar o canopi e teclar Ctrl+E para pular.

No "Controls" do CloD, em "General" mapeie uma tecla para "Eject Canopi", por exemplo U.

No JoToKey selecione um dos botões da base do joy e defina para "teclar" - na aba Keyboard:

U, O, Ctrl, E

Alguns aviões requer abrir o canopi (O), outros ejetar o canopi (U) antes de saltar (Ctrl+E), assim a macro atende os dois casos.

*Obs. Como o HAT esta controlando o movimento do mouse, para não ficar com uma seta andando pela tela durante o jogo é marcada a caixa "Wheel (middle) que simula apertar o botão direito do mouse, assim o cursor não aparece. Vai aparecer no ponto em que o POV (visão) parou, igual se tivesse usando o mouse normal...

Sokol1
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: JoyToKey para controle da visão (POV).

Post by 28_Condor »

S!

Mas configurar o NV para as POVs é moleza, o problema são os outros trocentos recursos que o russo foi agregando sem explicar como funcionam :P

Configurar 6DOF também não é dificil, o que não entendi foi como funcionam as coordenadas salvas para visões instantaneas :tmi:



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
Post Reply