Mapa de Berlin
Mapa de Berlin
S!
Pois é, estou com um PC top de última geração que minha aposentadoria me proporcionou e tenho o UP 3.0RC4 instalado e no geral tudo roda redondinho e sou um offliner. Agora voando baixo em certos mapas, principalmente o de Berlin, dá forte lag e stutters. Já experimentei rodar num HDD rápido e num SSD e, nada. Vários overclocks de CPU e de VGA que ajuda bastante, mas não resolve. É frustrante. Pesquisei em vários sites, mas.. Alguma dica? Grato,
SP!
Pois é, estou com um PC top de última geração que minha aposentadoria me proporcionou e tenho o UP 3.0RC4 instalado e no geral tudo roda redondinho e sou um offliner. Agora voando baixo em certos mapas, principalmente o de Berlin, dá forte lag e stutters. Já experimentei rodar num HDD rápido e num SSD e, nada. Vários overclocks de CPU e de VGA que ajuda bastante, mas não resolve. É frustrante. Pesquisei em vários sites, mas.. Alguma dica? Grato,
SP!
Honestidade não é uma virtude, mas sim uma obrigação.
Re: Mapa de Berlin
Pode ser a configuração da placa de vídeo no conf.ini.
Dá uma olhada neste tópico, no item 3:
viewtopic.php?f=51&t=20596
Sua placa é nVidia ou ATI?
santo.
Dá uma olhada neste tópico, no item 3:
viewtopic.php?f=51&t=20596
Sua placa é nVidia ou ATI?
santo.
Senta a Pua!
Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
Obrigado, Santo. A placa é uma Nvidia GTX 680. Como disse, os lags/ stutters é somente em alguns mapas sendo o de Berlin o pior. Vi o link e aparentemente não tenho muito o que fazer na conf. Hoje ou amanhã vou instalar tudo de novo e depois relato alguma melhoria.
Descobri que o vilão é o "Visibility Distance". Em Medium reduz os stutters e em Low acaba os stutters. Até achei que era os efeitos do Gurner, mas não, é o Visibility Distance. O que fazer? Grato,
Muito estranho isso.
Tenta o novo seletor versão 2.3.0:
http://www.sas1946.com/main/index.php/t ... 403.0.html
Configura o seletor novamente, clica em "Aply" para não dar conflito com as configurações do seletor antigo.
Tenta primeiro rodar com 512MB de memória no seletor que é o recomendado, caso os stutters continuem, tente aumentar esse valor, mas não é recomendado.
Mas pode ser também alguma configuração nos drivers da nVidia, o IL-2 é antigo e pode ter dificuldade com alguma configuração forçada no driver ou talvez atualizando o driver ou até voltando uma versão mais antiga.
santo.
Tenta o novo seletor versão 2.3.0:
http://www.sas1946.com/main/index.php/t ... 403.0.html
Configura o seletor novamente, clica em "Aply" para não dar conflito com as configurações do seletor antigo.
Tenta primeiro rodar com 512MB de memória no seletor que é o recomendado, caso os stutters continuem, tente aumentar esse valor, mas não é recomendado.

Mas pode ser também alguma configuração nos drivers da nVidia, o IL-2 é antigo e pode ter dificuldade com alguma configuração forçada no driver ou talvez atualizando o driver ou até voltando uma versão mais antiga.
santo.
Senta a Pua!
Valeu Santo, experimentei o novo seletor, mas não mudou nada. Também experimentei outras configs na VGA, driver novo, e nada. No geral voa muito bem somente low level fligth sobre Berlin que fica uma meleca e baixando a VD para Low fica sem stutters. Vou fazer uma nova instalação, mas acho que não vai mudar, creio eu. Vou tentar também com algum driver mais antigo.
S!
Tenta usar o DX em vez do OpenDL, fica um pouco mais feio, mas flui melhor.
SP!
Tenta usar o DX em vez do OpenDL, fica um pouco mais feio, mas flui melhor.
SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
Realmente está difícil.
Sobre as cidades costuma baixar um pouco os FPS, mas não muito com essas CPUs e GPUs atuais.
Agora stutters são coisas que eu não vejo há muito no IL-2, quando eu tinha aqui, logo no início, era realmente horrível voar.
Estão acabando minhas idéias, talvez algum programa rodando em segundo plano, ou a configuração do processador no conf.ini (ProcessAffinityMask), disco fragmentado, vírus, não sei mais...
santo.
Sobre as cidades costuma baixar um pouco os FPS, mas não muito com essas CPUs e GPUs atuais.
Agora stutters são coisas que eu não vejo há muito no IL-2, quando eu tinha aqui, logo no início, era realmente horrível voar.
Estão acabando minhas idéias, talvez algum programa rodando em segundo plano, ou a configuração do processador no conf.ini (ProcessAffinityMask), disco fragmentado, vírus, não sei mais...

santo.
Senta a Pua!
Obrigado cmtes, estou fazendo de tudo e..nada. Mesmo numa instalação nova o vanilla tá gaguejando em Berlin. Experimentei com outra VGA e.. mesma coisa.O que notei é que quando abro a janela com ESC e vou para Video Options a seta do mouse fica uma meleca só então acho que é vazamento de memória, agora, por que, não sei. Estou rodando agora o Avira para ver se tem vírus...O próximo passo será retornar a BIOS e Chipset anteriores, DX 11, etc. Se não resolver vou de marreta mesmo, rs..
- 40_Griffon
- Ala
MadG, o santo falou um negocio ai que não sei se você ja tentou mas resolveu o meu problema de stutters no IL-2, o lance do ProcessAffinityMask.
Procure por esta linha aqui.
[rts]
ProcessAffinityMask=2
Deixa em 2 e veja se melhora algo pra você. Para mim resolveu. E olha que a minha VGA é uma ATI 6850 de 1GB só. Você tá com um vuta canhão ai.
Boa sorte
Procure por esta linha aqui.
[rts]
ProcessAffinityMask=2
Deixa em 2 e veja se melhora algo pra você. Para mim resolveu. E olha que a minha VGA é uma ATI 6850 de 1GB só. Você tá com um vuta canhão ai.

Boa sorte
S! LuisF
Pois é já fiz de tudo, inclusive o ProcessAffinity, e nada. Veja bem, 95% das missões funcionam sem o menor problema. O mapa de Berlin fica razoável quando faço um over de 4.5 a 4.7GHz, isto é, forçando a barra do i7 3930K. Ainda estou testando outros tweaks, vamos ver. Como falei, o vilão é o Visibility Distance, curioso é que algumas casas aparecem com o telhado preto e quando vc está quase em cima, fica da cor de telha, então acho que é a renderização. Irei postando qualquer novidade.
SP!
Pois é já fiz de tudo, inclusive o ProcessAffinity, e nada. Veja bem, 95% das missões funcionam sem o menor problema. O mapa de Berlin fica razoável quando faço um over de 4.5 a 4.7GHz, isto é, forçando a barra do i7 3930K. Ainda estou testando outros tweaks, vamos ver. Como falei, o vilão é o Visibility Distance, curioso é que algumas casas aparecem com o telhado preto e quando vc está quase em cima, fica da cor de telha, então acho que é a renderização. Irei postando qualquer novidade.
SP!
S!
O mapa de berlin sempre foi considerado de mau agouro pelos missionbuilders, especialmente para MP, porque tem incrivel quatidade de 5 mil casinhas. Apesar muito pesado, não tenho conhecimento que vaze memória, mas voce pode tentar usar o Memory booster.
Se esse programinha ajuda a deixar o CLoD fluido o IL2 deveria ser moleza
SP!
O mapa de berlin sempre foi considerado de mau agouro pelos missionbuilders, especialmente para MP, porque tem incrivel quatidade de 5 mil casinhas. Apesar muito pesado, não tenho conhecimento que vaze memória, mas voce pode tentar usar o Memory booster.
Se esse programinha ajuda a deixar o CLoD fluido o IL2 deveria ser moleza

SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
É, esse lag sobre Berlin me lembrou muito o CLOD!
Como disse, no geral está ótimo. No BD track roda 130max, 107avg e 46min com o CPU @ 4.5GHz. Mesmo com o memboost não resolve. Em mapas mais recentes não tem esse lag todo sobre as cidades. São esses 5.000+ objetos que nem PC da NASA roda direito.
Uma pena, queria tomar uma cerva com o Galland no Reichluftministerium em Berlin e falar mal do Göering, mas não vou passar pelo vexame de pousar em Tempelhof com esse lag todo!

Como disse, no geral está ótimo. No BD track roda 130max, 107avg e 46min com o CPU @ 4.5GHz. Mesmo com o memboost não resolve. Em mapas mais recentes não tem esse lag todo sobre as cidades. São esses 5.000+ objetos que nem PC da NASA roda direito.
Uma pena, queria tomar uma cerva com o Galland no Reichluftministerium em Berlin e falar mal do Göering, mas não vou passar pelo vexame de pousar em Tempelhof com esse lag todo!

Aproveitando que o tópico parou e o assunto do mesmo, eu queria saber se tem algum jeito de diminuir as nuvens alem das opções que ja vem, ou alguma configuração que melhore o lag dentro delas. Em missões de teto baixo e totalmente encoberto o lag é fudido, não da pra combater, mas quando eu tiro as nuvens totalmente o jogo fica liso!
Tem um MOD de nuvens "ligth" no SAS, dá uma procurada lá.