Candelaria's P-51 Snap Roll

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21_Sokol1
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Candelaria's P-51 Snap Roll

Post by 21_Sokol1 »

A polemica manobra supostamete executada pelo P-51 do piloto Richard Candelaria durate a WWII vista neste episódio do "Dogfigts" do THC:



É um "Snap Roll" - aqui executada por um CAP-10:


http://www.youtube.com/watch?v=6ETc1mNN ... re=related

E aqui executada por uma aeroave não acrobática, um Cessna 150:



Pode ser executada usado apenas o leme e o profundor - e tambem usado o aileron:
puche o manche rapidamente para trás e empurre o leme todo para um lado - de preferência o lado do torque do motor.

É até possível um P-51 executar tal manobra, embora não com a "leveza" mostrada no Dogfights - agora portada para o cinema no filme Red Tails (embora o Cadelaria não fizesse parte do 332nd).

A questão não é se o Cadelaria executou a mesma ou não - durante um combate, vendo "bolas de fogo" convergindo para seu avião, tenta-se o impossível - e sim a rídicula maneira que o THC interpretou a mesma, como se o P-51 fosse um CAP-10 e colocando que na sequencia ele atingiu o 109 que vinha atrás.

Por exemplo, nesta página sobre o piloto - que obteve 6 kills durante a guerra - a manobra que levou o 109 a ultrapassa-lo e posterior kill não são descritos como mostrado no THC.

http://www.goldengatewing.org/proptalk/ ... cfm?ID=127

O combate de 7 de abril de 1945:
..here were still a dozen enemy aircraft nearby. One of them made a mistake by attacking too fast, sliding past the P-51 as Candelaria retarded his throttle.

"I lined up on him, hit him, and he exploded.
At about that time I tried to line up another one. Now this time there were glowing golf balls, 20 millimeters, coming from the nose of the Me-109. So I do a barrel roll and another fellow slides past me and I was able to hit him.

"And just about the time I think I’m really going to give him a good burst, there’s two more over here… several here… everywhere I look there are 109s. I was in a target-rich environment for a change.

Candelaria skidded his P-51 as another enemy fighter passed him. He squeezed the trigger but didn’t know if he hit the plane. Right behind him more glowing golf balls streamed by, so he barrel-rolled and a 109 slid past him. .
That led to the P-51 and the 109 going into a Lufbury circle, with Candelaria sliding up and down to try to get the nose of his P-51 on-target and other Me 109s joining into the turning, descending circle of planes.
Por tres ocasiões ele levou os 109 atras dele a ultrapassa-lo, na segunda "derrapou" o P-51 e atirou, mas não soube se acertou...

Na última executando um "Barrel roll" - esta manobra é mais condizente com o peso de um P-51 - e posteriormete abateu o 109.

Note-se que em abril de 1945 a USAAF estava enfretando basicamente pilotos alemães com pouco treinamento, não sendo difícil para um piloto treinado dar um "shake" nos chucrutes.

E nos simuladores?

O problema é executar o Snap Roll e não entrar em parafuso.
So, I am finally somewhat proficient with CEM and starting to fly online. My K/D is a respectable 0/0 after four flights. :) I used to do Snaprolls, at will, for fun in my Il2 FB P51 after seing an episode of Dogfights on Discovery. (Only once as a defensive maneuver with disasterous results) I don't seem to be able to do them in ClOD Spits or 109's. Any reason for this? I do seem to be able to find the envelope for conventional stalls and recovery.
Pois é, viu no Dogfights...

Aqui um teve sucesso com a manobra no CloD, voando de 109, levado o Hurri a ultrapassa-lo e permitido ao autor do post - em outro 109 - abate-lo.
cheesehawk

Just last night, flying with 2 guys from my old squad, I had a Hurri pounce on me from my high six, while I was clearing one of their sixes. One snap roll, he overshot, ended up dead in front of me, and the 20mm's ripped his wing off. Not everyone will execute the correct defense or attack, and sometimes doing something unexpected can pay results.

I do not guarantee any kill/death ratio's with my advice however!
Quem tentou com o Hurri e o Spit não tem muito sucesso, no caso melhor usar ACM mais tradicional.

Aqui a manobra executada por um Spowite Camel no RoF:



Neste vídeo do IL-2, um Fw-190 da um shake em um P-47 com um Snap Roll.



Aqui um gringo bláblablá tenta no Il-2 sem muito sucesso com um P-51 e um Mig-3.



Neste tópico no forum do Aces Hight (online MMORPG) o Snap Roll é recomedado como útil para o F4U Corsair.

http://bbs.hitechcreations.com/smf/inde ... c=183449.0

No saudoso Warbirs online tinha uns pilotos de P-38 hábeis em usar o Snap Roll contra n00bies (eu). :P

Btw - tive um aeromodelo R/C de 3 canais - sem aileron - que era mestre em executar esta manobra, só que por conta própria, sem aviso... Depois de alguns sustos, acabou num parafuso e colidindo com a "mother earth". :P

;)

Sokol1
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44_Santo
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Re: Candelaria's P-51 Snap Roll

Post by 44_Santo »

Tinha certeza que o pessoal do HC não entendeu a explicação do Candelaria.
Não acredito muito em Snap Roll, você vira um patinho na lagoa com isso, basta o cara subir que acaba com a sua festa.
O Barrel Roll é diferente, você não perde altitude e nem velocidade, ou seja, não perde energia.
Eu já dei Barrel Roll contra AI, e tive muito sucesso nisso.
A primeira vez foi sem querer, simplesmente estava olhando a 6 e tentando o caminho mais curto para colocar o inimigo na minha frente e fiz essa manobra sem saber que existia, acabei abatendo o inimigo.
Online é difícil funcionar, basta o cara te seguir que acaba fazendo um também mesmo sem querer, mas ao menos dificulta para colocar você na mira.
Agora, iniciar uma tesoura e terminar num Barrel Roll pode ser fatal como explicado neste lindo vídeo:




santo.
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Re: Candelaria's P-51 Snap Roll

Post by 44_Santo »

No final daquele vídeo que você postou, tio Sokol, os Yaks dando vários Barrel Rolls para tentar pegar as 6 do outro.
http://vimeo.com/10054252[/video]
Lindo demais, além de ser mortal contra um inimigo desprevenido.



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Redsoldier

Re: Candelaria's P-51 Snap Roll

Post by Redsoldier »

Tesourada com "Rolagem-Barril" é uma boa mesmo, só é perigoso porque se perder energia demais na tesourada pode ser que estole no ápice da manobra...

Muito bons os videos! Agora: Nem avião acrobático faz o Snap Roll como o P51 do THC, além disso, como o Santo disse, no MP eu já tentei fazer muito isso (claro, sem saber o nome), o cara basicamente subia o nariz e atirava sem piedade. Acho que 50% das CAM é saber o momento de usá-las...

Quando comecei a jogar IL-2 eu fazia muita coisa que via no THC, como tentar subir quase a 90º com o P-51, pra estolar e pegar o cara subindo... :wasntme:
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MaGOid

Re: Candelaria's P-51 Snap Roll

Post by MaGOid »

The Story Channel...

Acho que topei com esse P-38 habilidoso que você descreve Sokol1. Era eu e outro cara voando não lembro o que no Warbirds atrás desse Lightning. Pouco tempo depois estávamos pendurados em para quedas...
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Re: Candelaria's P-51 Snap Roll

Post by 21_Sokol1 »

Gostou do Snap Roll do P-51 do Candelaria?

Pois veja o "backflip" do F-4 Phantom do "MUGS".

https://www.youtube.com/watch?v=kx8NK5z03A0

:P

Sokol1
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Re: Candelaria's P-51 Snap Roll

Post by 44_Santo »

Bom, parece menos forçado que a simulação da manobra do Candelaria, porque ele simplesmente estolou e o piloto burro do MIG não subiu para não passar por ele. :P :D



santo.
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MaGOid

Re: Candelaria's P-51 Snap Roll

Post by MaGOid »

Eu tinha lido que o F-4 era (é, já que ainda está em operação por aí) meio violento quando se estava estolando e com ângulo alpha elevado. Mas dar uma estolada dessas a baixa altitude é suicídio.

Como sempre, acho que o piloto explicou uma coisa e o pessoal da CG fez outra diferente. Deve ser mais outro caso de Snap Roll, como no P-51 do Candelaria.
21_Sokol1
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Re: Candelaria's P-51 Snap Roll

Post by 21_Sokol1 »

Ahhhhh, está explicado, os Joes aprenderam a manobra do Candelaria com o às alemão Fritz "Narbe". :P



Sokol1
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Re: Candelaria's P-51 Snap Roll

Post by 44_Santo »

Todos deveriam aprender a fazer isso, assim ninguém passaria apuro com um inimigo na 6! :P :rofl:



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