S!
Zylan compartilhou esse vídeo no facebook e achei interessante compartilhar aqui também.
SP!
Eu acho que nesse quesito falta organização... Na verdade a ideia é até "boa", já que, teoricamente, os navios que estão protegendo as rotas comerciais e os petroleiros não estão suficientemente próximos da costa somali para protegerem os navios pesqueiros estrangeiros.17_Vulture wrote:OK, é um outro lado da estória, mas há contradições tb.
Se a intenção dos piratas é só acabar com pesca e despejo de lixo ilegais, poque não concentrar os ataques somente nestes alvos? Porque os navios de pesca não são saqueados e sua carga distribuída entre a população? Porque pedir resgate, se deixam-se os navios "livres" para voltar e continuar fazendo o que fazem?
Se os ataques fossem a alvos específicos, com intenções específicas, seria muito mais fácil do mundo perceber as tais reais motivações.
mmmm... Mas talvez haja outra pergunta tb..17_Vulture wrote:Hmmm, e os caras que mal têm o que comer são conscientes quanto ao despejo de lixo nuclear? E convenhamos, nem é um pensamento tãããão complexo assim: você tem um bando de caras fortemente armados em lanchas rápidas e morrendo de fome; o que você ataca, um barco cheio de peixe ou um cheio de petróleo?
Pois é... só que um petroleiro passando pelo Golfo de Aden e contornando o "chifre" pra descer a costa africana em direção ao Atlântico está em uma ROTA COMERCIAL, não está invadindo nada. Logo, é um ataque ilegal.44_Santo wrote:O que dá mais dinheiro.![]()
Da para comprar comida e armas melhores, hehe.![]()
Aliás, tanto faz, qualquer navio que invadir as águas da Somália pode ser atacado.
Mas os caras querem mídia, querem comer ou querem acabar com a exploração ilegal do país?Redsoldier wrote:mmmm... Mas talvez haja outra pergunta tb..17_Vulture wrote:Hmmm, e os caras que mal têm o que comer são conscientes quanto ao despejo de lixo nuclear? E convenhamos, nem é um pensamento tãããão complexo assim: você tem um bando de caras fortemente armados em lanchas rápidas e morrendo de fome; o que você ataca, um barco cheio de peixe ou um cheio de petróleo?
O que dá mais mídia: Ataques a parcos realizando pesca ilegal na costa da somália, ou a petroleiros passando por uma rota comercial movimentada?
Não não, o que eu quero dizer é: Pode ser muito bem que eles já estejam realizando ataques e saqueando os navios pesqueiros sem que isso seja amplamente divulgado...17_Vulture wrote:Pois é... só que um petroleiro passando pelo Golfo de Aden e contornando o "chifre" pra descer a costa africana em direção ao Atlântico está em uma ROTA COMERCIAL, não está invadindo nada. Logo, é um ataque ilegal.44_Santo wrote:O que dá mais dinheiro.![]()
Da para comprar comida e armas melhores, hehe.![]()
Aliás, tanto faz, qualquer navio que invadir as águas da Somália pode ser atacado.
Mas os caras querem mídia, querem comer ou querem acabar com a exploração ilegal do país?
31_CrossBones wrote:
Mas existe o outro lado da estória sim. Não somente os mares da Somália sofrem com esses "ataques". Costa do Marfim, Nigéria, Congo ou Benim, também servem de lixeira tóxica de países industrializados europeus e asiáticos. Durante 10 anos essas corporações agiram impunemente e nada foi feito. Não sei se as informações desse documentário são 100% concretas, mas confesso que fiquei chocado com essa situação.
Sem querer polemizar muito, mas, o que eles poderiam fazer, já que na Somália não há Estado, não há governo? Ou fogem do país, ou lutam por comida, ou entram na Guerra Civil... As 3 opções são péssimas e implicam em sério risco de perder a vida.15_Nymer wrote:Nada justifica ações criminosas (seja por dinheiro ou comida). Não há nada de heroico pois os motivos são individuais no final. Porém o que mais gostei no vídeo é a atenção que ele chama mostrando que nada mudou desde a época de colonização (mesmo que todos saibam, as vezes essas coisas ficam no subconsciente). O comentário Cross vai de encontro com o que penso.