Hyperthreading off = stutters off

Forgotten Battles, Ace Expansion Pack, Pacific Fighters, 1946 e Cliffs of Dover. Dúvidas, dicas, novidades e debates.
Post Reply
MadG
Manicaca
Manicaca

Hyperthreading off = stutters off

Post by MadG »

Simples assim, mas funcionou para mim. Finalmente um vôo mais fluído, mas perto das nuvens e do solo ainda há um impacto, mas não ruim como antes. Tudo em High menos Forrest em Medium, vsync, shadows e grass, on. Algums mods também. Espero que ajude outros.
28_Condor
Veterano
Veterano

Re: Hyperthreading off = stutters off

Post by 28_Condor »

S!

Não achei essa linha no meu conf.ini, coloca como? Hyperthreading=0?

Qual teu processador MadG? Desligar o Hyperthreading talvez seja uma boa para quem não tem, mas para mim que que tenho um i7 2600K talvez ainda seja uma boa mantê-lo...

SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

No conf.ini do CLoD voce pode determinar quantos Cores usar, o ProcessAffinityMask=

Já o Hyppertreading - cores virtuais, desabilita no BIOS (do micro :lol: ), mas o ideal é antes de instalar o rWindows, depois pode dar xabu (igual ao ACPI).

Ou no boot.ini > Executar > Msconfig > BOOT.INI > Opções avançadas > NUMPROC - limite aos cores reais.

A déia por trás disso é que usando os Cores virtuais para aplicativos não otimizados estará sub-utilizando os Cores reais, já que a carga ao invez de ser dividida por 4 estara sendo dividida por 8, e como a "força" dos Cores virtuas no final vem dos Cores reais, fica só a ilusão.

E como simuladores são dependentes de "força bruta"...

Mas no seu caso acho melhor não mecher em nada ai. :lol:

Sokol1
MadG
Manicaca
Manicaca

Post by MadG »

S!

Condor, na BIOS deve estar como Multithreading e é só "Disable". Nunca tive conflitos em habilitar/desabilitar o hyperthreading. Não é questão de desabilitar um core ou outro, deixei os 4 cores que tenho habilitados, mas os cores virtuais desabilitados, e para mim resolveu os stutters que rolavam há 6 meses. Quase fui a Rússia para conhecer pessoalmente a mãe do Luthier!!! :@

SP!
Last edited by MadG on 17 Oct 2011 04:29, edited 1 time in total.
28_Condor
Veterano
Veterano

Post by 28_Condor »

S!

Na minha BIOS realmente tem como desabilitar só o HT, mas se possível gostaria de não fazer isso (dizem que o BF3 usa o HT) ... Lá em afinidades se assinalar só os cores de 0 a 4 já não seriam estes os cores físicos?

Onde puxo um historico da carga de cores pelo Clod?

De fato, não tenho problemas de stutter, no máximo lags causados pelos respawns alheios. Meus FPS fica em 35 no pior dos casos, mesmo com shadows ativado. Gostaria de distribuir melhor os cores para poder puxar mais os settings do CLOD pra cima. :)

SP!
MadG
Manicaca
Manicaca

Post by MadG »

Saudações, Condor!

Olha, é só o trabalho de habilitar/ desabilitar o HT. Os cores deste são virtuais, que virtualmente dobra os cores físicos. Já as cargas de cores do sim, não sei onde está, se tem algum programa. Talvez o gerenciador de tarefas/desempenho?

Mesmo cortando grama, ou árvores, você não tem stutters? Mesmo com 5 ou 6 aviões do seu esquadrão no deck cheio de árvores e casinhas?

Ah!, quais são seus settings?

SP!

P.S. Sou offliner
Honestidade não é uma virtude, mas sim uma obrigação.
28_Condor
Veterano
Veterano

Post by 28_Condor »

S!

Meus settings são para on-line, então tiro grama, floresta é low, com estes ligados o desempenho cai (ao solo)... buildings details é medium e amount unlimited, o resto é high, shadows em medium.

Queria poder subir mais pra fazer filminhos também :P

PC:
Fonte Corsair ATX 850W PFC Ativo CMPSU-850TX
Processador i7-2600K
Place-mãe GIGABYTE GA-Z68MA-D2H-B3
Memória Corsair Vengance 8gb 1600Mhz
VGA NVidia 470

SP!
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

28_Condor wrote: mas se possível gostaria de não fazer isso (dizem que o BF3 usa o HT)
Bom, já que o BF-3 é seu game Numero 1, o Tomshardware testou (30 VGA's no BF-3):

Image
We’ve also read about folks complaining about stuttering issues caused by Hyper-Threading; disabling the feature seems to smooth things out for them. At no point did a perceptible stuttering (aside from the jerkiness attributable to a too-slow GPU at a too-high setting) afflict our platform. However, we can confirm that turning off Hyper-Threading on the Core i7-2600K, going from eight logical processors to four physical ones, doesn’t hurt performance in any way, and in fact may slightly increase it. The rest of our tests were run with Hyper-Threading enabled, but feel free to shut it off if it benefits your experience!
http://www.tomshardware.com/reviews/bat ... 63-13.html

Outro detalhe curioso é que para este game (BF-3), tanto faz usar CPU com 4, 6, 8 cores...
2 cores já são suficientes:
http://media.bestofmicro.com/Y/K/313580 ... 0cores.png

:P

Sokol1
28_Condor
Veterano
Veterano

Post by 28_Condor »

S!

Não gostei muito não, não só não notei melhoras, como experimentei uns stuters. Fiz a passagem abaixo e a explosão não foi natural :|

Image

Vou testar depois o mesmo cenário, mas acho que sobre londres eu tinha melhores fps...

SP!
28_Condor
Veterano
Veterano

Post by 28_Condor »

S!

Bem, testei de novo com o HT ligado e, aparentemente, assim fica mais fluido :?: ... Contei quase o dobro de FPS :?:

Talvez tenha algo a ver com minha mobo Z68 que utiliza dinamicamente (em conjunto com a VGA) os processador gráfico do meu i7?

SP!
Post Reply