Por isso também não é necessário nenhum trabalho com eletrônica, elétrica e nem mesmo modificar sua webcam.
Para instalar basta baixar no endereço:
http://facetracknoir.sourceforge.net/in ... wnload.htm
Baixe tudo o que está na área de Stable version(s), no dia deste tutorial tinha:
v130
v150
Fix
Estas versões não são cumulativas, então instale normalmente na seqüência a v130, v150 e o Fix.
Mesmo quem usa o Win7, não precisa se preocupar com a pasta.
No meu micro instalei normalmente na pasta padrão (Program Files (x86)).
Após instalar, no caso do Win7, apenas clique com o direito no ícone criado na área de trabalho e marque para executar como administrador.
Agora basta configurar...
Abra o programa pelo ícone na área de trabalho.
Verifique se ele reconheceu sua câmera como desejado, o nome dela aparece acima do "Profile".
Logo abaixo uma configuração de IL-2 para você se basear, depois você pode modificar de acordo com o seu gosto:

Não fique com o rosto muito perto da webcam, direcione a webcam de forma que o seu rosto fique no centro da imagem, olhe na direção do centro do seu monitor e clique em Start em "Tracker Source".
Ele leva um pouco de tempo para reconhecer seu rosto pela primeira vez.
Assim que reconhecer, vão aparecer as linhas de mapeamento do seu rosto, verifique se estão alinhadas com ele, caso fiquem desalinhadas o sistema não responderá devidamente dentro dos jogos. Para resolver isso basta tapar a imagem com uma das mãos e retirar em seguida, assim o programa vai tentar rastrear novamente.
Configure uma tecla para centralizar o movimento no menu "Options", "Keyboard Shortcuts".
"Center" é a tecla para centralizar, eu marquei "Shift", "Ctrl" e escolhi NUMPAD5.
Assim, sempre que eu achar que estou olhando para frente mas a vista no IL-2 não está para frente basta eu segurar Shift+Ctrl+5 do teclado numérico que ele alinha dentro do IL-2.
Também é bom configurar uma tecla para parar e iniciar o sistema, eu coloquei Shift+Ctrl+Back space.
No IL-2, não se esqueça de ativar o trackir no conf.ini, se estiver com zero "0" coloque "1":
[rts]
trackIRUse=1
Pronto! Basta minimizar o programa e iniciar o seu IL-2 ou HL.
Dica:
Além das configurações, os FPS da câmera influenciam bastante na questão de ficar balançando a vista no IL-2.
O mínimo utilizável é 20, o desejável é 30, mas com uma câmera de Play Station você pode chegar a 60FPS em 640x480 e ter um movimento bem suave e a resposta bem rápida.
Para aumentar os FPS da câmera, utilize num local muito bem iluminado, quanto mais iluminado melhor ou diminua o tempo de exposição da sua câmera nas configurações da câmera (cada uma pode ser diferente).
Leia isto apenas se o seu computador tem uma placa de captura interna e você deseja usar a webcam USB:
Caso seu computador tenha uma placa de captura de vídeo e uma webcam, o programa vai escolher automaticamente a que foi instalada primeiro e você não tem a opção de mudar.
Pode ocorrer do programa escolher a placa de captura e você desejar usar a webcam, neste caso é simples...
Feche o programa, abra o gerenciador de dispositivos, clique com o direito no dispositivo que foi escolhido pelo programa e escolha desativar, abra novamente o programa.
Depois de usar simplesmente volte no Gerenciador e ative novamente o dispositivo, você terá que fazer isso sempre que for usar o FacetrackNoIR.
É isso aí! Senta a Pua!
santo.