AVALIAÇÃO GERAL E COMPORTAMENTO DO HW
SIMULAÇÃO E REALIDADE
Logicamente quem já pilotou sabe que a sensação de tração e resposta do joy (manche) são diferentes num simulador. Não existe no mercado um joy perfeito, até porque os simuladores tem suas limitações também em vários aspectos.
Coloco abaixo uma avaliação, a mais próxima que pude fazer das características:
ÓTIMAS
-É visualmente muito bonito, bem acabado e mais próximo do HW original (mas gosto não se discute).
-Grande quantidade de comandos tanto nos controles quanto no painel de forma relativamente acessível.
-Manual básico de instalação em Potuguês (achei que foi uma atitude correta da TM, mandei um email de elogio).
-Indiscutível melhora na estabilidade e movimentação em relação ao "Hotas Cougar" que tinha um mecanismo problemático.
-Movimenta-se com suavidade em todo seu curso.
-Resolução (Fig ) muito precisa.
-Permite utilizar e calibrar o Controlador de Jogos do Win7 quanto não esta na "GUI do TARGET".
-Software de Configuração e Programação "T.A.R.G.E.T" com modos Simples e Avaçados incluindo uma configuração básica para o "IL-2 1946".
BOAS
-Não percebí uma tração maior. A força é quase a mesma e contínua em todo o curso do joy.
-Até o momento não apresentou qualquer erro de movimentação e posição (saltos na leitura)
-Até o momento, ausência de transição de eixo (
erro na leitura do sensor em seu ponto central ocasionado pelo retorno da mola e/ou assentamento do mecanismo no caso do HW)
-Como todo carro novo leva-se um tempo pra se acostumar, no entanto a precisão auxilia muito ao fixar um alvo (facilitando o tempo de mira e tiro) e manter-se em formação.
-Desarticulando o joy da base e comparando entre o "Cougar e o Warthog", o "Warthog" é mais delgado no design e mais leve.
-O manual do Software de Configuração e Programação "T.A.R.G.E.T" e do Gerador de Scripts são "FANTÁSTICOS", dá pra fazer milhões de coisas. Mas para quem tem difuculdade só em criar umas linhas de comando e não domina uma das 3 línguas, poderá desanimar.
Obs *Pretendo fazer uma tradução deste manual e disponibilizar aqui
RAZOÁVEIS
-Apresenta um certo peso e demora na resposta para voltar ao centro.
-Até o momento apresenta uma centralização normal dos eixos X-Y, mas por razão da sensinbilidade e resolução, apenas a mão apoiada já o mantem alguns pontos fora de centro (no meu ver muito aceitável).
-Ainda quanto a centralização, um mínimo ajuste da "dead zone" resolve totalmente o o que eu não chamaria de problema.
*Obs. para quem quer um joy que movimente, é isso aí... por este motivo os joys como o X-65 não apresentam mecanismo.
RUINS
-O Throttle apresenta uma folga lateral que não afeta a aceleração mas fica aquela sensação que tem algo solto.
-Não gostei do sistema de trava para os aceleradores dúplos, ruím de travar e destravar (parece fecho de porta de banheiro de posto de gasolina).
-Os "Drivers, Softwares e Utilities" precisam ser baixados
-Não tem manual do Software de Configuração e Programação "T.A.R.G.E.T" e do Gerador de Scripts. (no mesmo e-mail que elogiei, apontei a necessidade destes em português).
*Obs. Não vejo problema com o inglês e alemão, mas acho que é um desrespeito e falta de visão de mercado global.
TESTES REALIZADOS COM O HOTAS WARTHOG

Continua...
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19