Essa explicação sobre o saci é muito interessante Santo, folclore impregnadíssimo na nossa cultura. A mãe da minha sogra(coral), natural de Socorro-SP, sempre fala das tranças nas crinas dos cavalos que ela e sua família atribuiam às artes do saci no sítio em que viviam, ela sempre justifica ainda que tais tranças serviam, vê se pode, para o saci apoiar o pé para cavalgar pelos pastos.
Como eu disse, o evento(opa, desculpe o trocadilho) está longe de ser inédito só é bem raro de ser visto.
SP!
O "Aerolula" da Argentina é um EMBRAER Lineage 1000! Eita!!!
Tromba d'água é o mesmo fenômeno que o tornado, mas o povo da esse nome porque acontece na água.
Isso também prova que tornados sempre existiram no Brasil, porém sempre aconteceram em locais não habitados como o mar, no meio da mata ou, como já ocorreu por aqui, no meio da represa.
O principal motivo de não haver notícias sobre o fenômeno é justamente porque não ocorria em lugares habitados, principalmente em áreas urbanas.
Isso é uma prova que o clima está piorando, porque pegando como exemplo o Rio, normalmente tornados não ocorrem em áreas cheias de morros e montanhas como o Rio de Janeiro.
Ou seja, foi necessário muita energia para superar o relevo que impediria a formação do fenômeno. O normal seria se formar no mar e em alguns casos, dependendo da direção dos ventos poderia até chegar na terra e se desfazer logo em seguida.
O Brasil não tem equipamentos para rastrear tornados e furacões, os relatos oficiais geralmente são feitos através de testemunho ocular.
Falando em furacões, no caso do furacão Catarina, ele foi classificado como furacão classe 1 pelos EUA para depois o CPTEC confirmar como furacão, mas antes estava a maior confusão e várias discuções sobre o que realmente seria aquele fenômeno.
Isso porque seria impossível detectar um furacão, tufão, ou ciclone de forma ocular, porque da terra só se observa uma super tempestade que destelha casas, derruba árvores e causa muitas enchentes em muitas cidades diferentemente de um tornado.
santo.
Senta a Pua!
Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5