Bom, eu não sei te responder isso, mas sei que algumas melhorias na aeronave não necessariamente a tornava mais rápida ou com mais manobrabilidade.
Em alguns casos até piorava os dois, como no caso de melhorias na blindagem ou melhorias para poder carregar bombas.
Quando se melhorava a blindagem significava uma aeronave inevitavelmente mais pesada assim como as melhorias para carregar bombas, isso modificava toda a estrutura para poder aguentar um pouco mais nas manobras diminuindo o risco de falha estrutural.
Em alguns casos tornava a aeronave um fiasco, como no caso do ME 262.
Por conta da insistência de Hittler que o 262 deveria carregar bombas, o projeto atrasou anos e no final, a versão bombardeiro era muito pesada diminuindo sua velocidade, aceleração e manobrabilidade.
Outro problema era o logístico, ou seja, o avião era projetado para usar um motor mais novo, mas quando ele entra em serviço o motor mais novo ainda não está disponível em larga escala e são obrigados a adaptar outro motor, muitas vezes com menor potência.
Alguns casos assim aconteceram e outros de erros de projeto mesmo.
Não sei se seria o caso desses aviões.
Em relação aos 109B, creio que o problema é a AI. Eles mal sabem pilotar os aviões vanilla, quanto mais os aviões novos.

Basta perceber se a AI fica tentando curvar com o 109B.
Tenta inverter os lados e veja se é difícil de abater um I-15.
santo.