X-52. Vale a pena o investimento?

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
07_Phantom
Veterano
Veterano

Re: X-52. Vale a pena o investimento?

Post by 07_Phantom »

Isso, sua configuração está igual a minha. E os rotations/slide funcionam normalmente, só aquela travada central mesmo, mas é mecânica.

O ideal seria, antes de pedir trocar, testar em outro computador, para eliminar qq coisa no seu.
SP!
Phantom
40_Griffon
Ala
Ala

Post by 40_Griffon »

Fiz um video para passar pro Macbare o problema que estou enfrentando com o acelerador.

Pode se perceber aos 0:20 do video como o rotacionador Y fica doido quando colocado em certas posições.

O seu não dá nenhuma ocilada Phantom? Ninguém que tenha um X52 já notou isso?

Grande abraço.

Luis
40_Griffon
Ala
Ala

Post by 40_Griffon »

Well, falei com o Macbare hoje por telefone e ele pediu para eu enviar o X-52 para ele examinar. Pelo vídeo e pelas coisas que relatei a ele tudo não passa de um mal contato nos rotacionadores e no sensor hall do joystick.

Vamos ver no que vai dar.

Grato pela ajuda mais uma vez turma. :rock:

Abraço
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

O que se vê neste video é um spike (tremura) em alguns eixos, o que é tipico de potenciometros Ching Ling.

Note: Nos eixos X e Y (ailerom e profundor) do HOTAS são usados sensores HALL (não a contato fisico entre as partes), o que significa precisão e longevidade.

Nos eixos do leme e do acelerador são usados potenciometros redondos de ~20 mm. (Digamos potenciometros classe B - considerando que classe A seria um pot de alta qualidade como Spectrol, Bourns), dos mesmo tipo usado no Aviator, no ST-290.

Nos eixos dos "rotacionadores" são usados potenciometros quadrados de de ~1x1 cm (digamos potenciometros classe C), iguais aos usados num Logitech 3D PRO, num Clone Cobra...
Naquele controle deslizante ao alcance do dedão é usado um pot deslizante.

Na frente do manete tem um controle rotativo que é um scrool de mouse - ou seja um encoder ótico.

Pelo que já vi os gringos chorando o controle deslizante ao alcance do dedão é que não é muito preciso para certas funções, mas não me lembro exatamente o que e o porque...

Imaginando que depois de instalado o HOTAS tenha sido feita uma calibração não era para se perceber os spikes.

O normal são os spikes surgirem apos algum tempo de uso (que depende de como o joy é usado - se para pilotar "Boeing" ou Zero, e do usuário, tem gente que usa muita força para mover o joy, chegando a quebrar o pescoço de alguns modelos) devido acumulo de sujeira nas trilhas resistivas, ou desgaste dos componentes - trilhas resistivas ou na "vassoura" de leitura.

O ideal é ver com alguem que tenha mesmo joy do seu se são notado os spikes, mas imagino que não, o seu HOTAS deve ter sido fabricado no dia seguite ao que os chineses recebem o salário. :P

A titulo de curiosidade alguns exemplares do "famoso" HOTAS Cougar, que usa o mesmo tipo de pot quadrado (China made), mesmo quando novos apresentam os spikes...

Sokol1
40_Griffon
Ala
Ala

Post by 40_Griffon »

Valeu o exclarecimento Sokol. Vou passar tudo isso pro Macbare e ele vai fazer os devidos testes pra mim. Quinta Feira vou estar enviando pra ele o conjunto.

Grato mais uma vez meu velho! :)

Grande abraço

Luis
31_CrossBones
Veterano
Veterano

Post by 31_CrossBones »

:Skull_anim:

S!

Pô cara, que chato.

Vai passando aí pra gente o desenrolar dessa estória.

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
27_Zylan
Manicaca
Manicaca

Post by 27_Zylan »

O meu tem este "mal de Parkinson" no potênciometro do leme, desmontei dei uns apertões adiantou um tempo e agora voltou novamente :( :( :( .

Quando tiver um tempo vou substituir o pot e acabar de vez com o problema ou como foi sugerido da última vez, comprar um pedal de leme e pronto, bye bye leme g@y !
40_Griffon
Ala
Ala

Post by 40_Griffon »

bye bye leme g@y !
É Zylan, não é bem assim quanto ao X-52 :D
Eu fiz o teste do "travadador" do leme só que mesmo assim ele acaba por movimentar um pouco quando a gente move o joystick. Acredite se quiser... Quando está sem a trava, funfa normal, porém algumas vezes tenho problemas de "tiques" nos eixos do joystick também, olho para o manche do avião que estou voando e o mesmo fica tendo alguns "minis mal de parkinson" :D

O Macbare se mostrou um vendedor legal e disposto a me ajudar quanto a isso, Quinta feita estarei enviando pra ele o Joystick para ele fazer os testes.

Mantenho a turma aqui informada quanto a esta soap opera :lol:

Grande abraço turma!

Luis
07_Phantom
Veterano
Veterano

Post by 07_Phantom »

Fiz uns testes aqui e o meu tem esses tiques tb, mas já é velho :)

De qq maneira, estou satisfeito, apesar de estar pendo em trocar, mais pelo espaço que ele ocupa do que por qq outro motivo.
SP!
Phantom
40_Griffon
Ala
Ala

Post by 40_Griffon »

Bom, o joystick já está nas mãos do Macbare.
Hoje ele fez alguns testes com o mesmo e eu explicando via MSN e com a prova do vídeo ele disse que nada acontecia só que a diferença era que os testes estavam sendo feitos no Windows XP e não no Windows 7 64bits que é o sistema operacional instalado no meu computador e no do meu irmão aonde fiz os testes.
O que ele está relatando é que eu posso ter conectado os cabos que ligam o joy ao acelerador com um pouco de folga, mas sei lá, isso realmente pode ocasionar os problemas que eu relatei? Troquei de USB, limpei registros, coloquei os drivers que estão no site da Saitek para o X52 rodar no Win7 e continua a mesma coisa.
Hoje ele disse que a noite iria fazer uns “vôos” usando meu joy no Home Cockpit dele que utiliza Win7. Pedi para ele fazer um teste no Flaming Cliffs 2, colocar o mesmo comando que uso para Zoom nos rotacionadores, é a forma mais explicita de ele ver que existe algo de errado com os potenciômetros pois em certas posições o Zoom fica tremendo no cockpit.
Well vamos ver o que vai dar. Apesar de ser a minha primeira compra na loja do cara, a gente tem que dar um voto de confiança.

Abraço

Luis
40_Griffon
Ala
Ala

Post by 40_Griffon »

Final da novela pessoal. Problema encontrado. Uma maldita incompatibilidade do Windows 7 com o X-52 e também com o X-52 PRO pois no computador dele ele fez o teste com a versão mais atual do X-52. Ambos apresentam os mesmos problemas.

Resumindo...Não vai ser agora que vou ter um HOTAS :doh: rsrsrs, vou esperar alguma coisa legal surgir no mercado e vou continuar aqui com os meus trecos. Alegria de pobre dura pouco mesmo.
Maldita seja a Microsoft e seus bugs e mais bugs. :swear:

Mais uma vez obrigado por toda a ajuda meus amigos. Continuem com os seus XP´s e Vistas da vida se vocês tiverem os respectivos joys citados e que os interessados na compra de um X52 ou um PRO tenham a sorte de encontrar este tópico aqui.

E que a Saitek também possa estar fazendo a parte dela, faça um driver, arrume uma solução que possa fazer com que os joys funcionem da maneira que deveriam. Se a Microsoft não faz a parte dela, a Saitek poderia sair como a boazinha da história oferecendo um suporte mais qualificado. :wasntme:

Grande abraço pessoal. :)
Luis
31_CrossBones
Veterano
Veterano

Post by 31_CrossBones »

:Skull_anim:

S!

Fico feliz que tenha resolvido seu problema, Griffon.

Só não entendi se você ficou ou não com o X-52 .......

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
40_Griffon
Ala
Ala

Post by 40_Griffon »

31_CrossBones wrote::Skull_anim:

S!

Fico feliz que tenha resolvido seu problema, Griffon.

Só não entendi se você ficou ou não com o X-52 .......

SP!
:rofl: Perdão Cross, bem sacado, fiquei chateadão com isso que até esqueci de mencionar que já estou em contato com o Macbare para o o estorno do valor. Se não funfa da maneira que deveria funfar o melhor é pedir o dinheiro de volta. Só não vou ter o valor do frete que enviei pois ele alega que no final das contas o problema é de incompatibilidade, dos males o pior né? Perdi R$ 16,00 nesta novela toda. :P

Abraço

Luis
40_Griffon
Ala
Ala

Post by 40_Griffon »

Pessoal só para deixar aqui bem explicito a qualidade do atendimento da loja Macbare. :)
Apesar do negocio não ter sido concretizado, não por problemas referentes à loja, mas sim quanto ao próprio Joystick, o pacote chegou completo, bem embalado e protegido e no prazo que foi combinado. O valor foi estornado para a minha conta e tudo foi resolvido. Só não fiquei feliz pois foi como ter tirado o doce de uma criança (grande rsrsrs :lol: ) ou seja, quando comecei a aproveitar, o Joystick começou a deixar na mão. :@
O Jean e a esposa dele a D. Sara são duas pessoas de uma atenção e prestatividade enorme. Deixo aqui então a minha recomendação para que se alguém aqui tiver interesse em uma futura aquisição de equipamentos de simulação, podem contar com o atendimento da Macabre.
Agora, vou dar mais um tempo e vou juntar $$$ pra comprar um G940. Quero ver aonde posso encontrar pra vender. :)

Agradeço mais uma vez ao meu amigo conterrâneo Cross pela dica, fico devendo mais uma Cross rsrsrs. :rofl:

Grande abraço a todos e mais uma vez muito obrigado pela ajuda. ;)
Luis

SK_Griffon
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

G-940 é uma "bomba". Anyway, my 0,02$.

Sokol1
Post Reply