Pedais?

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
Göcking

Re: Pedais?

Post by Göcking »

Sokol eu tenho esse volante, gostaria de saber se dá para utilizar apenas os pedais. Você já explicou em um outro tópico que este tipo de pedal é dependente, pois não possui placa de circuito (acho que é isso). Posso utilizar a placa de um joystick de PS2 que tenho aqui e não uso (caso ele possua é claro). Se a pergunta for tola me desculpe, sou leigo, não entendo nada.

Outra opção pra mim, seria fazer os pedais caixa (tipo 747), porém não aparecem as medidas da parte de metal, etapa na qual eu teria grande dificuldade de confeccionar devido à falta de habilidade com serralheria e também eletrônica. A caixa de madeira não seria nenhum problema. Pelo amor de Deus pelo menos alguma coisa tinha de saber.

Göcking
"Que homem é o homem que não faz o mundo em que vive melhor."
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Posso utilizar a placa de um joystick de PS2 que tenho aqui e não uso (caso ele possua é claro).
Göcking

Se seu volante clone é USB, basta deixar o volante e o pedal ligado no micro, junto com seu josytick, ir no Settings do IL-2 e em HOTAS configurar o pedal para controlar o Rudder (Leme).

A maioria do que tem neste tópico esta bem desatualizado - o Pedal GS (nacional) por exemplo já usa circuito USB, que por sinal é o de um gamepade USB e até já usa freios por eixos (proporcionais) e não mais por botão (tudo ou nada).

Usar adpatador Gameporte USB já é "história", visto que o Windows Seven não da mais suporte a gameporte. A página que eu tinha feito tambem virou poeira de "bits".

Um pedal (ou outro periferico para simulação) se divide em duas partes, a eletronica e a mecanica.

A eletronica hoje só se usa circuito USB, que pode ser o de um gamapede que voce diz ter, um montado (DIY) exemplo Mjoy, ou comprado pronto como o BU0836 (importado) ou o Stargate864 (nacional).

Voce pode começar usando o circuito USB proveitado do gamepede, da para montar
o pedal e um button box/acelerador.

Para a mecanica a estrutura não precisa ser só de metal, continue suas "escavações", mas procure por Baloo Pedal, que pode ser montado de metal ou madeira, basta umas ferramentas básicas.

PS- Fui cotar sua mensagem, fiz alguma besteira e acabei editanto a mesma. Me desculpe as vezes me confundo com as funções deste forum. :$

;)

Sokol1
Göcking

Post by Göcking »

21_Sokol1 wrote:Se seu volante clone é USB, basta deixar o volante e o pedal ligado no micro, junto com seu josytick, ir no Settings do IL-2 e em HOTAS configurar o pedal para controlar o Rudder (Leme).
Beleza Sokol, o volante é USB. Agora é só ligar e configurar. Quanto a edição da mensagem não tem problema algum.

Obrigado!

Göcking
"Que homem é o homem que não faz o mundo em que vive melhor."
MadMax

Post by MadMax »

Como o Sokol falou em Baloo Pedais, ai vai o link dos arquivos pra montar um, só meter a mão na massa e construir.

http://www.mediafire.com/?fwl1jgj9zbsdcdg
Lt.Scarface

Post by Lt.Scarface »

Como é?? O Windows 7 não reconhece mais a GamePort? Nem se eu comprar aqueles conversores de Gameport para USB?
Eu tava pensando em fazer um pedal bem simples aqui, e pra não precisar comprar uma controladora USB (PRa não ficar na tentação de fazer logo o joystick todo), tava querendo um conversor destes.
Mas deixa ver se eu entendí: Se eu tiver no XP e fizer um Pedal, ligar na GamePort, eu não preciso de nenhum programa, driver, nadinha q o windows já reconhece como joystick com os eixos bonitinhos? Mas no 7 não reconhece nada e eu tenho q comprar uma BU0836 da vida?
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

O Win7/64 (e mesmo o 32) não reconhece gameporte - oficialmente nem o inVista.

Mas no Win7/32 se voce tiver uma placa de som Soudblaster com gameporte e usar os drivers alternativos Daniel K PODE conseguir instalar. Eventualmente com outras marcas tambem, usando os mesmos drivers. Não sei se os mesmos ainda estão disponiveis para download (estes drivers surgiram quando saiu o inVista) já que a Creative ameaçou o DanielK com processo.

Se voce comprar um conversor gameporte USB (que custa uns R$ 50,00) voce não estara usando o circuito gameporte (que existe nas placas de som) e sim um circuito USB (como se usasse um Bu0836 ou joystick USB qualquer). Os pot's e botoes que voce ligar na entrada do adaptador (pode até usar uma tomada DB-15 para facilicar) estarão se comunicando com o rWindows via USB.

Veja aqui como ligar 4 eixos e 4 botões num adaptador USB/gameporte:
http://members.chello.nl/e.bult2/builti ... index.html

Porem, estes adaptadores gameporte USB usam circuitos baratos de baixa resolução e precisão (acho que são os mesmos destes gamepades baratos), por exemplo o ótimo pedal de leme CH PRO versão gameporte ligado através de um adaptador destes fica ruim (impreciso).

Eu acho melhor investir o valor do adaptador gameporte numa circuito USB melhor, veja que tem opção até por aqui:
http://usbinterface.com.br/loja/index.p ... a11069b8f1

Depois o Inventor me paga um comissão pelo merchandising. :)
Se eu tiver no XP e fizer um Pedal, ligar na GamePort, eu não preciso de nenhum programa, driver, nadinha q o windows já reconhece como joystick com os eixos bonitinhos? Mas no 7 não reconhece nada e eu tenho q comprar uma BU0836 da vida?
Voce precisara usar os drivers nativos do rWindows (seja 95,98, XP...) para gameporte, lembrando que o menor número de eixos que o rWindows reconhece através de gameporte são dois, portanto se fizer um pedal com apenas o leme (1 eixo) não vai funcionar.

Mas fazendo leme, freio direito, freio esquerdo basta ir no painel de controle e adicionar (sim, a instalação é manual, não é plug and play - isso é coisa de circuitos USB) um josytick de 2 eixos + leme.

Lembrando que por ser a gameporte do tempo dos dinossauros (XT, 286) ela é muito sujeita a ruídos (interferencias), o que associado aos potenciometros de baixo custo e baixa qualidade que se encontra no mercado local, da um resultado cheio de "tremiliques".

E por fim, no final da primeira decada do Seculo XXI circuitos USB são baratos e acessiveis. :)
É possivel até montar um em casa, vide o Mjoy8 ou 16 que saem por uns R$ 40,00.

BTW- A planta para montar o Baloo Pedal mostra a ligação via gameporte, pois o prejeto já tem alguns anos. Hoje, para ligar USB é só instalar o circuito USB adequado, o resto não muda.

Sokol1
Post Reply