Carro elétrico Triangulino

Notícias variadas e assuntos distantes da simulação de combate virtual.
Post Reply
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Carro elétrico Triangulino

Post by 21_Sokol1 »

Made in Fundo de quintal, n'Uberaba (Triângulo).

Bom, da para levar uma pasta no porta-malas. :P

http://www.youtube.com/CecoteinElectro

BTW - "Mineiro" é o tipo de queijo que o Bodoque come com pinga. :lol:

Sokol1
User avatar
34_Bodoque
Ala
Ala
Posts: 1630
Joined: 16 Jan 2004 21:00
Location: Minas uai!

Re: Carro elétrico Triangulino

Post by 34_Bodoque »

Ô rapá!

Aqui nóis come queijo com tudo!

Show de bola Tio. Beraba tá mandando bem.
Sabe qual autonomia?
01000001 01101100 11110100 00100000 01000111 01101001 01101100 01100100 01100001 00100001
User avatar
17_Vulture
Arataca
Arataca
Posts: 2028
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Location: Cidade Maravilhosa, RJ

Re: Carro elétrico Triangulino

Post by 17_Vulture »

"Baterias não requer (sic)..." foi osso.

Alguém conseguiu entender o segundo display de "combustível"? O primeiro, mais à esquerda é a carga disponível, mas e o outro? Ele vai quase até o final quando o carro é ligado e despenca pro 0 assim que ele começa a se movimentar.
[b]Jambock__17 - Vulture

[i]"Na cidade-mar, você quem manda em tudo
[color=red]FLAMENGO[/color], Brasil
Você é grande no mundo"[/i][/b]
User avatar
07_Phantom
Veterano
Veterano
Posts: 6803
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Contact:

Re: Carro elétrico Triangulino

Post by 07_Phantom »

Hehehe esse carro ai é montando sobre a plataforma do Palio Economy, esse segundo display é o "econômetro" (um vacuômetro). Quando vc mantém no verde (área de baixo) está dirigindo de manteira econômica, na área amarela nem tanto e no topo, área branca, ainda não é possível medir.

Achei isso estranho, pq pelo que lembro ele mede a pressão do ar usado na combustão, então como ele funciona nesse carro elétrico?
SP!
Phantom
User avatar
11_Aerroc
Manicaca
Manicaca
Posts: 532
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: Joinville/SC

Re: Carro elétrico Triangulino

Post by 11_Aerroc »

07_Phantom wrote:Achei isso estranho, pq pelo que lembro ele mede a pressão do ar usado na combustão, então como ele funciona nesse carro elétrico?
Deve ser algo como a corrente consumida das baterias em relação a velocidade do carro, o que seria equivalente a medir km/litro em tempo real num carro normal.

Muito interessante esta adaptação! Ele usa um conversor de frequência e um motor elétrico trifásico normal, da marca Siemens, exatamente os mesmos utilizados em máquinas industriais.

Inversor de frequência é o equipamento utilizado para controlar a velocidade e força (rotação e momento) de um motor elétrico trifásico, uma vez que a velocidade de um motor de indução trifásico só pode ser controlada variando a frequência da tensão aplicada e não o valor da tensão propriamente dita, então é necessário utilizar a eletrônica para 'variar' esta frequência no valor desejado.
Neste caso ele pega eletricidade em corrente contínua (0Hz) numa tensão muito maior que os 12 volts de uma única bateria (ligando várias baterias em série) e transforma em corrente alternada numa frequência desejada (0 a ?? Hz) para controlar a velocidade do motor.
Basicamente é isso. ;)

Mas podem ver que a potência deste carro é baixíssima, ele faz de 0 a 60km/h em 12s.
Exatamente por causa das baterias comuns que ele utiliza, pesadas e pouco eficientes. Os carros elétricos comerciais utilizam caras baterias de ion de lítio, como as de celular e notebooks, estas sim são leves (alta densidade de energia), permitindo que você transporte uma quantidade maior de energia (combustível) com o mesmo peso.
A razão dos carros elétricos demorar para 'emplacarem' no mercado é o preço destas baterias.

Teve um ano que fizemos exatamente o mesmo num triciclo para apresentar nas feiras que participamos, depois foi doado para alguma instituição de ensino que provavelmente o canibalizou para tirar os componentes. Para as baterias comuns daquela época a relação entre tempo de carga e de utilização era inviável para o uso prático.

Este é o que ele utilizou, Siemens:
http://www.siemens.com.br/templates/v2/ ... annel=9336

Este é da empresa que sou consultor há 9 anos, SEW-EURODRIVE (Muito melhor!!! :D ) :
http://www.sew-eurodrive.com/produkt/mo ... verter.htm
Last edited by 11_Aerroc on 11 Apr 2010 19:01, edited 1 time in total.
Aerroc
Light as air, hard as rock!
User avatar
07_Phantom
Veterano
Veterano
Posts: 6803
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Contact:

Re: Carro elétrico Triangulino

Post by 07_Phantom »

Olha o JABA!!!!!!!!!!!!!!

Aparece ai SUMIDÃO!
SP!
Phantom
31_CrossBones
Veterano
Veterano
Posts: 7408
Joined: 22 Aug 2004 21:00
Location: Santos/SP
Contact:

Re: Carro elétrico Triangulino

Post by 31_CrossBones »

:Skull_anim:

S!

Dá atenção não PH. Esse cara aí aprece do nada (não me lembro de conhecê-lo) e fica dando pitacos no post dos outros |(

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
User avatar
11_Aerroc
Manicaca
Manicaca
Posts: 532
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: Joinville/SC

Re: Carro elétrico Triangulino

Post by 11_Aerroc »

07_Phantom wrote:Aparece ai SUMIDÃO!
Fala, Ph!!!

Ainda estou com a placa de video queimada... Nem tenho previsão ($$$) de quando vou conseguir trocar, estou me virando com a onbord. ;(

Mas vou aparecendo pelo fórum quando dá.

Abração, Maninho!
Aerroc
Light as air, hard as rock!
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Carro elétrico Triangulino

Post by 44_Santo »

Gasta menos que uma CG! :o
Chique no "úrtimu"!
Eu precisava de um carro desses para o trabalho e faculdade, no álcool eu gastaria quase 300 pilas. :P

Pena que a transformação ainda é muito cara. :)
Levaria uns 5 anos para recuperar o investimento, ou seja, quando realmente começar a valer a pena, você já estará querendo trocar de carro. :?:

santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
Post Reply