Acredito que esta tecnologia será quase um padrão num futuro muito próximo.
Quem já jogou ou até mesmo assistiu um filme em 3D (shutter ou polarizado) conhece a tremenda imersão.
Qualquer coisa em 2D será como os desenhos 2D da Disney e etc. que fizeram tanto sucesso no passado e hoje ninguém é louco de produzir um que não seja digital. Creio que assim será com o video 3D.
E eu juntando grana e coragem para comprar um monitor+óculos 3D... agora vêm as TVs
Inicialmente o preço será meio salgado devido ao alto processamento da TV capaz de gerar o dobro de frames (esquerdo+direito). No caso dos shutters (óculos ativos) a tela é normal, mas os óculos ativos possuem rápidos lcds com baterias carregáveis e sincronizados através de infravermelho emitido pela TV. Então a TV produz a imagem do olho esquerdo e o óculos bloqueia (escurece) o olho direito e depois o contrário. Assim cada olho vê uma imagem diferente, como acontece na realidade, pois com a distância entre os olhos cada um vê uma imagem diferente, e é através do ângulo formado pelos dois olhos é que o cérebro interpreta a distância que o objeto observado está de você. (
http://www.arq.ufmg.br/eva/aivits/Princ ... scopia.pdf)
Não estou certo sobre os 240Hz, pois provavelmente será 120Hz reais (60fps esquerdo + 60fps direito), pois o que não contam é que hoje as TVs que anunciam ser 120Hz na verdade fazem 120Hz alternando linhas pares e linhas ímpares, sendo na verdade 60Hz reais (60fps), exceto quando dito True 120Hz.
A Blu-ray Disc Association finalizou em dezembro o padrão para videos em 3D chamado Blu-Ray 3D. Apesar de ser necessário o dobro de banda, ou seja BluRay 2X (60Mbits/s) o PS3 é compatível com o padrão e somente precisará de uma atualização de firmware. A Sony fez uma forcinha para que o padrão fosse compatível com o hardware do PS3.
Como já há um padrão para os óculos, parece que os mesmos óculos poderão ser usados no PC e na TV 3D, por exemplo o 3D Vision já há algum tempo produzido e comercializado pela nVidia.
Para o PC é (quase) tudo normal, só precisa dos óculos, mas o monitor tem que ter taxa de atualização de no mínimo 100Hz. E quase 100% dos monitores LCD são 60Hz, exceto o Samsung 2233rz que é 120Hz. (Até o momento só existe este monitor LCD com 120Hz, pelo que sei.)
Posso estar enganado, mas creio que algum dia todos nós teremos alguns óculos destes em casa. Espero que sim :ok