Samsung inicia produção em massa de 3D HDTVs

Notícias variadas e assuntos distantes da simulação de combate virtual.
Post Reply
saraiva
Manicaca
Manicaca

Samsung inicia produção em massa de 3D HDTVs

Post by saraiva »

Veio para ficar. A Samsung anunciou que a produção em massa de seus painéis de televisão 3D, nas tecnologias LED e LCD, iniciou-se. A empresa se torna a primeira então a por nas prateleiras painéis desse tipo de 40, 46 e 55 polegadas em resolução Full HD, com alta tecnologia de movimento, na casa dos 240 Hz.
A empresa afirma que o tempo de resposta de ambos os painéis LCD e LED foram reduzidas em 20 por cento, a menos de quatro milésimos de segundo, e alega que isso permitirá uma imagem 3D mais natural, e imagens 2D mais nítidas. Os usuários deverão usar os óculos especiais "3D Active Glasses" para transmissões em 3D. Estes foram padronizados no início deste ano pelo "Glasses Standardization Working Group".
É esperado que as vendas de 3DTVs tenham um salto de 200 mil unidades em 2009, para 64 milhões em 2018, quase 1% da população atual do planeta. Muita gente acha (e continuará achando) que uma boa TV 2D é mais que o suficiente. Vamos ver o que o marketing faz.

Anúncio oficial:
http://www.businesswire.com/portal/site ... ewsLang=en

Image
A morte de qualquer homem me diminui, porque eu sou parte da
humanidade; e por isso, nunca procure saber por quem os sinos dobram,
eles dobram por ti. - John Donne
11_Aerroc
Manicaca
Manicaca

Post by 11_Aerroc »

Acredito que esta tecnologia será quase um padrão num futuro muito próximo.
Quem já jogou ou até mesmo assistiu um filme em 3D (shutter ou polarizado) conhece a tremenda imersão.
Qualquer coisa em 2D será como os desenhos 2D da Disney e etc. que fizeram tanto sucesso no passado e hoje ninguém é louco de produzir um que não seja digital. Creio que assim será com o video 3D.

E eu juntando grana e coragem para comprar um monitor+óculos 3D... agora vêm as TVs :roll:

Inicialmente o preço será meio salgado devido ao alto processamento da TV capaz de gerar o dobro de frames (esquerdo+direito). No caso dos shutters (óculos ativos) a tela é normal, mas os óculos ativos possuem rápidos lcds com baterias carregáveis e sincronizados através de infravermelho emitido pela TV. Então a TV produz a imagem do olho esquerdo e o óculos bloqueia (escurece) o olho direito e depois o contrário. Assim cada olho vê uma imagem diferente, como acontece na realidade, pois com a distância entre os olhos cada um vê uma imagem diferente, e é através do ângulo formado pelos dois olhos é que o cérebro interpreta a distância que o objeto observado está de você. (http://www.arq.ufmg.br/eva/aivits/Princ ... scopia.pdf)
Não estou certo sobre os 240Hz, pois provavelmente será 120Hz reais (60fps esquerdo + 60fps direito), pois o que não contam é que hoje as TVs que anunciam ser 120Hz na verdade fazem 120Hz alternando linhas pares e linhas ímpares, sendo na verdade 60Hz reais (60fps), exceto quando dito True 120Hz.
A Blu-ray Disc Association finalizou em dezembro o padrão para videos em 3D chamado Blu-Ray 3D. Apesar de ser necessário o dobro de banda, ou seja BluRay 2X (60Mbits/s) o PS3 é compatível com o padrão e somente precisará de uma atualização de firmware. A Sony fez uma forcinha para que o padrão fosse compatível com o hardware do PS3.
Como já há um padrão para os óculos, parece que os mesmos óculos poderão ser usados no PC e na TV 3D, por exemplo o 3D Vision já há algum tempo produzido e comercializado pela nVidia.

Para o PC é (quase) tudo normal, só precisa dos óculos, mas o monitor tem que ter taxa de atualização de no mínimo 100Hz. E quase 100% dos monitores LCD são 60Hz, exceto o Samsung 2233rz que é 120Hz. (Até o momento só existe este monitor LCD com 120Hz, pelo que sei.)

Posso estar enganado, mas creio que algum dia todos nós teremos alguns óculos destes em casa. Espero que sim :ok
Aerroc
Light as air, hard as rock!
44_Santo
Veterano
Veterano

Post by 44_Santo »

Talvez não precise de tudo isso...
No cinema é uma imagem só e através daqueles óculos muito mais profissionais que os de papel, meio verde de um lado e meio vermelho do outro, você vê a imagem 3D com perfeição.
Até no youtube já tem vários vídeos 3D.
E o meu MOD no SAS, tem uma foto do IL-2 em 3D, porém com a técnica da vesguisse. :lol:
http://www.sas1946.com/main/index.php/t ... l#msg34556
As placas de vídeo serão obrigadas a renderizar duas imagens quando for um jogo, mas no filme as imagens já estão renderizadas em uma só, nem o micro e nem o monitor se dão conta se é ou não 3D.
Por isso dá pra jogar IL-2 em 3D com um micro parrudo, um monitor normal e óculos iguais aos do cinema ou até mesmo aqueles de papel.
Na internet tem gente vendendo esses óculos por 5 dólares, óculos profissionais que não perdem nenhuma cor ou imagem.

santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
11_Aerroc
Manicaca
Manicaca

Post by 11_Aerroc »

santo wrote:Talvez não precise de tudo isso...
No cinema é uma imagem só e através daqueles óculos muito mais profissionais que os de papel, meio verde de um lado e meio vermelho do outro, você vê a imagem 3D com perfeição.
Santo, estes óculos de duas cores chamam-se anaglíficos.
Com eles consegue-se um resultado que impressiona, mas é enorme as perdas de cores, independentes de serem profissionais ou não.
Nos filmes ou desenhos produzidos nesta tecnologia eles filtram as cores que não podem ser vistas e alteram todas as demais de forma que depois de alguns minutos assistindo você se adapte e não fica tão nítida a falta daquelas cores, mas ainda fica muito longe de ser uma projeção perfeita. É por isso que os cinemas investiram tanto em outras tecnologias de polarização (RealD) ou spectros (Dolby 3D). Cara, fui assistir Avatar em Dolby 3D (recomendo muito!) e deu vontade de quebrar os óculos anaglíficos que tenho em casa.

No anaglíficos as perdas de cores acontecem porque em um olho você somente verá tons de uma cor, vermelho por exemplo, e com o outro olho somente tons de uma outra cor, ciano por exemplo, e com tons de somente duas cores fica muito limitado as cores que podem ser alcançadas.

Pode acreditar: http://www.gavca.com/modules.php?name=F ... highlight= :ok
Aerroc
Light as air, hard as rock!
Post Reply