A resposta pode ser meio óbvia para quem acompanha o mundo do software livre e edição de vídeo: a Weta, empresa criadora dos efeitos especiais de Senhor dos Anéis, King Kong e do aclamado Avatar cria seus efeitos especiais usando GNU/Linux, mais especificamente Ubuntu.
Esta semana, durante a Linux Conference Australia, meu colega Dustin Kirland teve a oportunidade de conversar com Paul Gunn, um administrador de sistemas da Weta que contou alguns detalhes interessantes sobre como os ambientes e personagens destes filmes criam vida.
Basicamente, toda a estrutura de renderização tem mais de 35000 núcleos rodando em mais de 4000 blades HP que, assim como 90% dos desktops da Weta, rodam uma instalação de Ubuntu 7.04 Server com alguns pacotes adicionais para facilitar a integração com os desktops. Isso tudo interligado por uma rede de 10Gb com mais de 2 Petabyes de armazenamento.
O software de renderização é uma variante do usado pela Pixar que roda tanto no cluster quanto nos desktops dos animadores e por isso que o Ubuntu usado por eles é uma mistura de Server com Desktop: os animadores precisam ter um ambiente idêntico – mas em menor escala, claro – ao “render farm” para testes locais antes de enviar para a renderização final.
Porque 7.04? Porquê funciona muito bem e eles tem uma janela muito pequena que pode ser usada pelo pessoal de TI para mexer nas máquinas então eles preferem fazer pequenos ajustes que grandes atualizações embora eles estejam pensando em atualizar tudo para o próximo LTS, 10.04.
Fonte: http://www.bloguemos.com/?p=138
O que um orc, um na’vi e um gorila tem em comum?
O que um orc, um na’vi e um gorila tem em comum?
A morte de qualquer homem me diminui, porque eu sou parte da
humanidade; e por isso, nunca procure saber por quem os sinos dobram,
eles dobram por ti. - John Donne
humanidade; e por isso, nunca procure saber por quem os sinos dobram,
eles dobram por ti. - John Donne