Logitech Extreme 3D Pro

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
Ernst

Post by Ernst »

Adquiri os imas e os sensores. Fiz um teste e estranhamente os sensores nao respondem a presenca do campo magnetico.

Testei com um voltimetro os contatos do sensor para verificar a instalacao, potencial de 4.58 volts.

De fato arrisquei comprar um outro sensor hall que trabalha entre 4.5v ~ 5.5V. Sera que comprei errado, porque nao tenho nenhuma resposta.

Vou testar um circuito ligado a uma fonte de 4.5 volts, aproximar o ima e medir a variacao de tensao.

Estranho... :cry:
Ernst

Post by Ernst »

TalesCarneiro wrote:Adquiri os imas e os sensores. Fiz um teste e estranhamente os sensores nao respondem a presenca do campo magnetico.

Testei com um voltimetro os contatos do sensor para verificar a instalacao, potencial de 4.58 volts.

De fato arrisquei comprar um outro sensor hall que trabalha entre 4.5v ~ 5.5V. Sera que comprei errado, porque nao tenho nenhuma resposta.

Vou testar um circuito ligado a uma fonte de 4.5 volts, aproximar o ima e medir a variacao de tensao.

Estranho... :cry:
Testei num circuito separado com voltagem de 5.2V. O sensor nao responde a presenca do campo.

Acredito que o sensor nao esta defeituoso sao que tambem testei os terminais do mesmo. Ajudem!!!
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

:roll:

Calma, que da certo. :-P

1 - Qual é o modelo do sensor HALL?

Tem sensor que é apenas um switch ONF/OFF, então não serve, precisa ser radiometrico linear - como alguns dos modelos já citados aqui.

Ligou os fios conforme o datasheet do HALL? A pinagem de HALL não é igual a de potenciometro...
Potenciometro: + S -
HALL (Honeywell SS495): + - S

2 - Pode ser que os pot's do Logitreko funcionassem com ~3/3.5 volts.
Meça entre seus terminais com ele ligado.

Se for o caso basta localizar, perto de onde o cabo USB que vem do micro entra no circuito um ponto de +5VCC, e ligar ali um fio alimentar o HALL com ele.

Outra coisa, enquanto estiver testando coloque uma fita isolante sobre as pernas do HALL, pois elas podem atrair o imã e PUFT!
Não precisa isolar uma por uma, basta cobrir as tres - afastadas umas das outras.

Sokol1
Ernst

Post by Ernst »

21_Sokol1 wrote::roll:

Calma, que da certo. :-P

1 - Qual é o modelo do sensor HALL?

Tem sensor que é apenas um switch ONF/OFF, então não serve, precisa ser radiometrico linear - como alguns dos modelos já citados aqui.

Ligou os fios conforme o datasheet do HALL? A pinagem de HALL não é igual a de potenciometro...

2 - Pode ser que os pot's do Logitreko funcionassem com ~3/3.5 volts.
Meça entre seus terminais com ele ligado.

Se for o caso basta localizar, perto de onde o cabo USB que vem do micro entra no circuito um ponto de +5VCC, e ligar ali um fio alimentar o HALL com ele.

Outra coisa, enquanto estiver estando coloque uma fita isolante sobre as pernas do HALL, pois elas podem atrair o imã e PUFT!
Não precisa isolar uma por uma, basta cobrir as tres - afastadas umas das outras.

Sokol1
1 - Modelo e Datashet:

http://www.allegromicro.com/en/Products ... 1/1321.pdf

Sim. Liguei os fios conforme o datashet... Este sensor e + s - mesmo!

2- A tensao nos terminais mede 4.78 Volts! Quando instalo o sensor a tensao cai para 4.58 volts... ??? Entretanto sem resposta quando na presenca do campo magnetico.
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Se esta ligado corretamente, e alimentado com ~5volts (a variação não é relevante)...
Pelo datasheet do 1321 a pinagem é:
VCC, GND, Sinal (para o modelo com 3 terminais longo, não SMD, visto pelo lado chanfrado)

Mmmm, pode ser o seguinte; o rWindows esta esperando a resposta do potenciometro, para o qual ele esta calibrado.

Ligue o HALL, va no painel de controle e faça a calibração do josytick, provavelmente não vera resposta do eixo com o HALL durante a calibração, tente manter o HALL afastado 1 mm do sensor.

Image

Conclua a calibraçao e clique em APLICAR.

Depois teste, então vera resposta do HALL, e se precisar podera calibra-lo detalhadamente usando o DiView, DXTweak2, depois de montado no joystick.

Sokol1
Ernst

Post by Ernst »

21_Sokol1 wrote:Isso ai era um Logitech:

http://www.youtube.com/watch?v=_7pSIOYW ... p%3A%2F%2F
P.S.: Tem um arame no eixo que soltou(nao a mola de centralizacao, que fica na base) e nao sei pra que serve. Putz... Fui fazer "gambiarra" e me dei mal...
Provavelmente este "arame" é a mola do leme g@y. Tem a forma de um O com dois "chifres"?

Se for vai encaixada neste local:

Image

Da para colocar pot's comerciais no lugar dos originais, mas precisara de alguma adaptação no diametro/comprimento do eixo (do pot).

Mas HALL is the way.

Sokol1
Aproveitando a imagem! Alguem sabe onde posso conseguir deste conectores (3 e 4 entradas) que sao montados nos cabos de alimentacao dos potenciometros? Qual o nome destes conectores?

Ou ainda se posso encontrar o cabo ja montado? No caso preciso que o cabo contenha 3 conectores, 2 de 3 entradas e 1 de 4 entradas (vai placa do circuito)... os 2 conectores de 3 devem estar ligados em paralelo com o de 4 entradas...
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Chamam conectores KK.

Voce não vai encontrar pronto, muito menos com esta combinação de pontas citada.

De uma olhada aqui: http://www.soldafria.com.br/index.php?cPath=48_232
No link só tem a capa, falta localizar os pinos.

Acho que este tipo de conector exige um alicate especial de crimpagem...

Pode usar esta barra no lugar, mas como ela não tem trava indicando posição tem que tomar cuidado para não inverter polaridades...

Fiquei curioso com o porque da necessidade destes conectores... :D

Sokol1
Ernst

Post by Ernst »

21_Sokol1 wrote:Chamam conectores KK.

Voce não vai encontrar pronto, muito menos com esta combinação de pontas citada.

De uma olhada aqui: http://www.soldafria.com.br/index.php?cPath=48_232
No link só tem a capa, falta localizar os pinos.

Acho que este tipo de conector exige um alicate especial de crimpagem...

Pode usar esta barra no lugar, mas como ela não tem trava indicando posição tem que tomar cuidado para não inverter polaridades...

Fiquei curioso com o porque da necessidade destes conectores... :D

Sokol1
Pra nao ter que usar solda! Odeio solda, da ultima vez que tentei queimei todos o dedos e a solda ficou uma "merda". Talvez esteja usando o ferro errado...

Tanto odeio que montei um free track usando conectores sindall, imagine que "espalhafatoso".

Qual barra voce esta falando?
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

A barra é esta:

http://www.soldafria.com.br/product_inf ... ts_id=2884

Mas não vai resolver, pois vai precisar de solda do mesmo jeito.

É praticamente impossivel fazer estas coisas sem usar solda.

Voce precisa de um ferro de ~30 wats.
Pasta para solda - que limpa o local a ser soldado.
Fio de solda.

No Youtube tel alguns videos explicando como soldar corretamente,
ou voce pode ver com alcum colega que saiba fazer isto, ou em ultima
instância leve numa oficina de eletronica e peça para o cara soldar, sai barato.

Sokol1
Ernst

Post by Ernst »

Parte mecanica dos eixos x e y do joy completada. Tive que retirar (cortar) umas partes do gimbal para permitir acoplar os imas montados sobre o tubo de caneta. Esta ficando "show de bola". Ate o leme de torcao ja tenho ideia de como ficara o mecanismo.

Entretanto estou apanhando para a eletronica, aqueles sensores que comprei definitivamente nao funcionam, provavelmente nao servem. Nao tenho como comprar no exterior, nao tenho cartao internacional. Entao se eventualmente alquem comprar sensores no exterior, pecam alguns a mais para revender para o pessoal aqui do forum...
Ernst

Post by Ernst »

21_Sokol1 wrote:A barra é esta:

http://www.soldafria.com.br/product_inf ... ts_id=2884

Mas não vai resolver, pois vai precisar de solda do mesmo jeito.

É praticamente impossivel fazer estas coisas sem usar solda.

Voce precisa de um ferro de ~30 wats.
Pasta para solda - que limpa o local a ser soldado.
Fio de solda.

No Youtube tel alguns videos explicando como soldar corretamente,
ou voce pode ver com alcum colega que saiba fazer isto, ou em ultima
instância leve numa oficina de eletronica e peça para o cara soldar, sai barato.

Sokol1
Ja vi estes vidoes no youtube, nao nasci para soldar. Vou seguir seu conselho se eu precisar de solda peco na loja de eletronica...
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Pra nao ter que usar solda! Odeio solda, da ultima vez que tentei queimei todos o dedos e a solda ficou uma "merda". Talvez esteja usando o ferro errado...
Caso não tenha feito um curso "como soldar em 10 "lições", use "Splice connectors"

http://www.asiatronic.com/orange-gel-sp ... pack-.html
http://www.frozencpu.com/cat/l3/g4/c155 ... Page1.html

Enfia os fios nos tubos e aperta a parte central com um alicate.

Não sei com que nome - e se vende - aqui na "terra dos índios", mas é provavel que em autoeletricas ache este modelo:

http://cgi.ebay.com/ebaymotors/100-Blue ... ioQ5fVideo

BTW-Para soldar fios use um ferro de solda de 25/30w e fio de solda com fluxo. Um ferro muito forte "queima" a solda (seus dedos e capa de plástico dos fios)antes de emendar os fios... Compre um Hikari ou Fame, fuja dos Ching Ling de lojas de 1,99.

Sokol1
Post Reply