Um escritor na guerra (Livro)

Papos e avisos genéricos para a comunidade simuleira.
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28_Condor
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Um escritor na guerra (Livro)

Post by 28_Condor »

S!

Recomando a leitura desse livro!


É uma compilação do escritor e jornalista e escritor Vasily Grossman dos escritos que ele fazia do front russo, que ele acompanhou de meados de 41 até a tomada de Berlin em 45.


Dificilmente voces vão encontrar um relato tão vivo e cheio de detalhes quanto este. Grossman não era apenas um correspondente obediente do Kremilin, mas um escritor que ombreava com Pasternak e Soljenitsin. Embora patriota, tinha um raro olhar critico para um correspondente de guerra nos obscuros tempos stalinistas.


Nos seus ecritos ele entrevistava todos: soldados, oficiais, pilotos, civis, formando um painel vasto da guerra no Leste.


São interessantes os relatos que ele colhe dos pilotos.


Segundo o que ele apura, os aviões sovieticos sofriam mais com acidentes devido à má tecnologia do que por confrontos com os Messers. Os pilotos russos aceitavam com certa resignação que os alemães tinham melhor tecnologia, e não raro, aliás muito frenquantemente, apelavam a algo que lhes dava vergonha: bater nos aviões com as helices, uma vez que a munição não dava conta. O estranho (ao contrario do que acontece no IL2) é que os pilotos conseguiam sobreviver a isso, quando não o proprio avião!


Sobre os embates, os pilotos afirmavam que os Messers NUNCA curvavam, todas as manobras eram na vertical. Batiam e iam embora. Nunca perdiam tempo em dogfights. O pilotos sovieticos com mais experiencia usavam isso para se safar: era só se afastar na horizontal para fazer os Messers desistirem e irem embora. Os pilotos alemães só não desistiam de seus bombers: voavam aferrados a eles.


Anedota macabra: durante o pior do inverno em 42 os soldados russos encontravam muitos alemães mortos congelados, aí pegavam esses corpos e punham de pé como se fizessem esculturas. Gostavam de pregar peças em outros pelotões colocando os alemães congelado em pé com as armas :lol:


Referência para quem quiser o livro:


Um escritor na guerra: Vassily Grossman com o exercito vermelho, 1941-1945./Anthony Brevor. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008.



SP!
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31_CrossBones
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Post by 31_CrossBones »

:skull:

S!

Bela dica, Condor. Onde você encontrou este livro?

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

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28_Condor
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Post by 28_Condor »

S!

Aqui no trampo eu pego de grátis :D

Mas já vi ele na Fnac e na Cultura.




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21_Sokol1
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Post by 21_Sokol1 »

O estranho (ao contrario do que acontece no IL2)
Nas primeiras versões era possivel fazer TARAM e sair vivo.

Numa rede que montamos com o Il-2 1.2ov numa LAN gastei toda munição do meu RATA num cara que voa bem 109, conseguindo derruba-lo, e peguei o outro que o acompanhava - este na verdade num N00bão - arrancando sua cauda com a helice do i16 e pousei só com o motor parado. :-D

Lembro tambem que era possivel tocar a ponta da asa ou as rodas no mar, sem dar colisão. Devem ter simplificado o códido em algum patch/versão posterior.

Sokol1
NiltonAC

Re: Um escritor na guerra (Livro)

Post by NiltonAC »

28_Condor wrote:S!

Sobre os embates, os pilotos afirmavam que os Messers NUNCA curvavam, todas as manobras eram na vertical. Batiam e iam embora. Nunca perdiam tempo em dogfights. O pilotos sovieticos com mais experiencia usavam isso para se safar: era só se afastar na horizontal para fazer os Messers desistirem e irem embora. Os pilotos alemães só não desistiam de seus bombers: voavam aferrados a eles.

SP!
Concordo em gênero número e grau...

[],s

Rödel
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44_Santo
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Post by 44_Santo »

Eu fazia diferente.
Várias vezes tentando abater os IL-2, ficava sem munição, então passava muito perto de um por baixo e deixava meu leme bater na asa do bixo arrancando ambos. :-P
Depois pousava sem leme, parecia que estava voando num dirigível. :lol:
Fora que na versão 1941, o aviões pareciam ser maiores e mais pesados...

santo.
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Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
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