O melhor equipamento para UI1.2 e Ultrapack 1.7

Forgotten Battles, Ace Expansion Pack, Pacific Fighters, 1946 e Cliffs of Dover. Dúvidas, dicas, novidades e debates.
DocFlyer

O melhor equipamento para UI1.2 e Ultrapack 1.7

Post by DocFlyer »

O IL-2 tem aproximadamente 10 anos e várias atualizaçãoes.
Nestes últimos meses foram lançados por duas equipes MODs para o IL-2 relativamente iguais.
No entanto este MODs geram algumas dúvidas fundamentais antes e durante o funcionamnte destes.

Utilizando os recursos em full qual seria o equipamento mínimo para 25fps em uma área relativamente densa(cidades, florestas, água) observando:
1-O Sistema Operacional
2-A compatibilidade com o hardware

Obrigado Cmtes.
DocFlyer :ok
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19
44_Santo
Veterano
Veterano

Post by 44_Santo »

O nosso sábio guru e amigo Sokol é o melhor pra te responder sobre isso, mas por enquanto vou dar o meu 2 cents. :-D

Acredito que uma GF8600 seria o mínimo aceitável pra rodar com tudo no máximo dependendo da resolução do seu monitor.
O tio Sokol recomenda uma GF9600 pra você ficar tranquilo.
Já em relação ao SO, evite o inVista, porque dizem que perde 15% de desempenho em quase tudo.
O pessoal tem recomendado o XP, mas estou convencido que o XP já não suporta bem as novas tecnologias, porque, no meu caso, todos os programas ganharam desempenho quando instalei o 7 em relação ao XP.
Que tipo de tecnologias?
Processadores com mais de 2 cores, placas de vídeo DX10 pra cima, mais que 3,5GB de memória, são algumas coisinhas que o XP já não segura bem a bronca. Você terá uma carro esportivo rodando no centro de São Paulo ou Rio de Janeiro na hora do rush.

santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
31_CrossBones
Veterano
Veterano

Post by 31_CrossBones »

:skull:

S!
santo wrote: porque, no meu caso, todos os programas ganharam desempenho quando instalei o 7 em relação ao XP.
Qual foi o ganho no Il-2, Santo?

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Bem:

Core i7 acima de 2.8GHZ
6 GB DDR3 em triple chanel
Nvidia 275 ou superior (Para simuladores esqueça ATI, vai passar raiva com drivers)

Por causa dos varios calculos de paramentros de voo, quanto mais forte for o CPU melhor.

Agora se quer comprar "baratin" no minimo:
C2D E8400 (3.0 GHZ)
Nvidia GTS250/GTX260...

Sokol1
44_Santo
Veterano
Veterano

Post by 44_Santo »

31_CrossBones wrote:Qual foi o ganho no Il-2, Santo?
Eu não cheguei a medir, mas pra você ter uma idéia...
No xp eu não conseguia usar hardwareshaders devido ao baixo FPS principalmente perto de cidades.
Mas agora estou usando numa boa e tenho melhor desempenho com hardwareshaders do que no XP sem.
No AW eu não conseguia jogar em cenários com nuvens e agora jogo em qualquer cenário, se minha internet deixar. :lol:
Outra coisa, sumiram os stutters.
Também não conseguia rodar o FRAPS junto com o IL-2, mas agora consegui gravar 3 videozinhos. :D
Não atribuo isso apenas ao 7, mas os novos drivers já não suportam bem o XP.

santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
03_Vingador
Veterano
Veterano

Post by 03_Vingador »

S!

Doc, eu tenho uma GTX 260, um Core I7 920 6GB RAM em Triple Chanel Windows 7 64bits e acima de Berlim tenho 15 FPS, isso é do jogo mesmo :sad:
Fora esse lugar boto 300 aviões e jogo com 30FPS ;)
Olhando pro ceu mais dwe 200FPS

SP!
GO SILVA!!!!
DocFlyer

Post by DocFlyer »

Agradeço as respostas Cmtes, e peço que continuem postando mais informações.

Tenho mais perguntas
Foram feitas mudanças na "engine" do IL-2 que realmente compatibilize com:
-mais de 1 processador?
-vídeo pci express 2.0?
-o acesso as memórias DDR3?
-SO do Win7 (só por ele se comunicar bem com o hardware mais atual ou o XP em uma máquina com C2D 3Ghz e PCI Express 1.0/512mb não daria na mesma pela "engine do IL-2)?

DOC :ok
cuidado com os que lhe prometem liberdades, pois estes são escravos da corrupção...Pedro 2-2:19
44_Santo
Veterano
Veterano

Post by 44_Santo »

Em relação a processadores, o XP não se da bem com mais de 2.
Conheço um caso de um cliente que comprou um Phenon X4 e rodava bem no Vista, mas como o Vista não é legal ele decidiu instalar o XP, resultado: virou uma carroça.
As placas de vídeo novas são projetadas para DirectX 10 e agora tem até o 11, no XP você vai ter uma placa DirectX 10 que só pode aproveitar os recursos do DirectX 9c.
Neste caso talvez fosse melhor comprar a melhor placa Directx 9c usada que existir (talvez GF7950).
Em relação às memórias, o XP aproveita bem até 3,5GB, acima disso ele simplesmente ignora independente da tecnologia das memórias.
O tio Sokol falou sobre uma máquina pra rodar até Crysis, porque provavelmente você não vai montar um micro e só instalar o IL-2, 2010 já está aí e provavelmente o SoW também então o Win7 já não será uma questão de opção, mas de necessidade. ;)

santo.
Senta a Pua!

21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Santo,

Muita gente que instala o IL-2 resolve instalar o M$ F.Simulator, e até hoje não existe hardware que rode o FSX 100% - com add-ons, cenários fotorealisticos... É só pousar num aeroporto de cidade grande que o FPS despenca para baixo de 20.

DocFlyer,

O engine do IL-2 é da decada passada, a unica coisa que foi incluida nele foi o suporte a shaders. Voce consegue uma pequena melhora definido nas Afinidades para que ele rode num segundo core (e nao usando 2 ou 4 ao mesmo tempo), mas nada muito visivel.

Não da para comparar simuladores de voo com Crysis e similares so porque o Crysis tem graficos bonitos, veja que num simulador como o IL-2 estão sendo calculados tambem os parametros de voo das IAs.
Se tornassem o FM mais proximo da realidade - sem mecher nos gfraficos - o jogo iria rodar a 3 FPS.

O Arma2 não tem graficos bonitos como o Crysis - embora muito bem detalhados - mas coloca os micros de joelho pois tem muita simulação.

Comprar micro novo hoje pensando só num jogo, e comprar hardware obsoleto é burrice.
O Core i5 esta pelo mesmo preço de um Core2 Duo E8500 ou Core2 Quad E8200, no geral o micro fica um pouco mais caro devido a DDR3 e a MB, mas vale a pena.

Eu vejo nos foruns dos gringos gente que comprou hardware top para nos se decepcionando com a performance no IL-2. E muitos são anti-MOD, agora imagine o Il-2 com estes trocentos MODs, alguns mal implementados, cocpkits com textura ded 1024x768...

A regra é compre o melhor que puder pagar, não faça "economias".

Sokol1
44_Santo
Veterano
Veterano

Post by 44_Santo »

21_Sokol1 wrote:Santo,

Muita gente que instala o IL-2 resolve instalar o M$ F.Simulator, e até hoje não existe hardware que rode o FSX 100% - com add-ons, cenários fotorealisticos... É só pousar num aeroporto de cidade grande que o FPS despenca para baixo de 20.
É verdade, Sokol. :D
Além disso, se não tiver uma máquina que suporte um bom upgrade, quando o SoW sair provavelmente será obrigado a comprar outra. :)

E esse negócio de texturas de 1024 é realmente um saco, eu sempre abro as texturas no Gimp quando me enchem e salvo em 512, 256, 128...
Melhora bastante o desempenho.
Ainda bem que a plataforma do IL-2 não suporta mais que 1024, porque já vi gente se queixando de não poder fazer texturas com 2048. :lol:

santo.
Senta a Pua!

GC

Post by GC »

santo wrote:Em relação às memórias, o XP aproveita bem até 3,5GB, acima disso ele simplesmente ignora independente da tecnologia das memórias.
Santo, só lembrando que essa limitação não depende do sistema ser o XP, Vista ou Seven, mas sim se ele é 32bits ou 64bits.

Hoje o Vista e depois de amanhã (22) o Seven 32bits também só faram uso de 3.2 ou 3.4 - não sei ao certo - giga de memória.

De forma bastante simplista, nem mesmo um x64 é garantia de uso acima de 4GB de memória, pois até onde eu sei o chipset da motherboard precisa ser compatível com esta instrução - corrijam-me os entendidos se tiver dito besteira.
21_Sokol1
Veterano
Veterano

ae

Post by 21_Sokol1 »

Seven 32bits também só faram uso de 3.2 ou 3.4 -
Essa quantidade varia em função da memória da placa de vídeo instalada, por exemplo se ela for de 1 GB somente sera endereçada ~3gb de 4gb de ram instalados.
nem mesmo um x64 é garantia de uso acima de 4GB de memória,
Isso, o suporte para X de memória depende primeiro do chipset da placa mãe, por exemplo uma MB baseada no chipset intel G945 (Asus P5GC-MX) só vai reconhecer até 2 GB, e no maximo 1 gb por banco (tem dois).

Já vi muita gente quebrando a cara comprando memoria pela Internet e depois descobrindo que a MB não reconhece/suporta.

Sokol1
44_Santo
Veterano
Veterano

Post by 44_Santo »

GC wrote:Santo, só lembrando que essa limitação não depende do sistema ser o XP, Vista ou Seven, mas sim se ele é 32bits ou 64bits.
Claro, é que eu não me expressei bem.
Estou descartando tanto o XP 64bits como o 7 32.
O primeiro porque não funciona bem e seria trocar 6 por meia dúzia já que as novas placas de vídeo ficariam limitadas ao DX9c e o segundo porque já que está se avançando no SO, já muda para o melhor já que suportará até 128GB de memória RAM e até 16TB de memória virtual "teoricamente" sendo limitada apenas pelo hardware.

santo.
Senta a Pua!

PabloSniper

Post by PabloSniper »

minha conf é esta aqui

ECS G31T-M7 | Intel Pentium Dual Core E2220 2.4ghz | 4gb DDR2 800MHZ| HD320 SATA | GF9600GT 512mb 256bit DDR3 | C3 TECH PUF 4050S 500W

e rodo il2 no ful com 70 frames...e nas cidades baixa para uns 50
no RoF consigo uma media de 25 a 30 frames rodando full tb

aqui vai os detalhes da minha conf

[Render_OpenGL]
TexQual=3
TexMipFilter=3
TexCompress=0
TexFlags.UseDither=1
TexFlags.UseAlpha=0
TexFlags.UseIndex=0
TexFlags.PolygonStipple=1
TexFlags.UseClampedSprites=0
TexFlags.DrawLandByTriangles=1
TexFlags.UseVertexArrays=1
TexFlags.DisableAPIExtensions=0
TexFlags.ARBMultitextureExt=1
TexFlags.TexEnvCombineExt=1
TexFlags.SecondaryColorExt=1
TexFlags.VertexArrayExt=1
TexFlags.ClipHintExt=0
TexFlags.UsePaletteExt=0
TexFlags.TexAnisotropicExt=1
TexFlags.TexCompressARBExt=1

TexFlags.TexEnvCombine4NV=1
TexFlags.TexEnvCombineDot3=1
TexFlags.DepthClampNV=1
TexFlags.SeparateSpecular=1
TexFlags.TextureShaderNV=1

HardwareShaders=1

Shadows=2
Specular=2
SpecularLight=2
DiffuseLight=2
DynamicalLights=1
MeshDetail=2
VisibilityDistance=3

Sky=2
Forest=3
LandShading=2
LandDetails=2

LandGeom=2
TexLarge=1
TexLandQual=3
TexLandLarge=1

VideoSetupId=17
Water=3
Effects=2
ForceShaders1x=0
DocFlyer

Post by DocFlyer »

21_Sokol1 wrote: Voce consegue uma pequena melhora definido nas Afinidades para que ele rode num segundo core (e nao usando 2 ou 4 ao mesmo tempo), mas nada muito visivel.
Como melhorar???
Comprar micro novo hoje pensando só num jogo, e comprar hardware obsoleto é burrice.
Naturalmente isso ocorre pelo avanço do hardware que era o mais adequado na época...
No meu caso:
C2D 3ghz
DDR2 4Gb FSB800
PCI Express 1.0 *Mboard não permite 2,0

1-O que me indiqam em Placa de Vídeo PCI Exp 16x 1.0 ?
As GTX são 2.0, qual seria a melhor ainda a venda para 1.0, de preferência Nvidea?
2-O Win7 irá melhorar a performace no equipamento que tenho?
Não quero me desfazer deste e aguardo para comprar um novíssimo, que logo estará defasado :(

Santo wrote: E esse negócio de texturas de 1024 é realmente um saco, eu sempre abro as texturas no Gimp quando me enchem e salvo em 512, 256, 128...
Melhora bastante o desempenho
1-Quais texturas você modificou??? Objetos, Aviões?
2- Não pode ocorrer crash ou incompatibilidade nos MODs por estas mudanças???

Fico agradecido a todos pelas respostas e essa discussão elucidativa;
DOC :ok
Post Reply