Throttle

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
Post Reply
narizz777

Throttle

Post by narizz777 »

Estou pesquisando com fazer um throttle com poteciometros.
Alguem tem algum manual na net ae word pfd o que for,procurei muita coisa na net mais nao me deu as respostas que eu queria entao se tiverem um manual paso a passo desde ja agradeço
me ajudem!!
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

É que voce procurou por throttle, se tivesse procurado por RUD = Ruchno Upravlenie Dvigatelia teria achado:

http://www.gavca.com/modules.php?name=F ... ic&t=15075

:lol:

Um how to passo a passo vai ser meio dificil, já que cada um monta conforme as ferramentas e materais que dispõe, ou seja, a "receita" varia conforme os "ingredientes" disponíveis.

Se precisar de mais algum detalhe é só perguntar.
Outra coisa é o tipo de "RUD" que pretente montar, se generico priorizando a funcionabilidade, se semi-replica de um WWII, modern fighter, se de "Boeing"...

;)

BTW- Ao invés de usar pot's de R$ 2,99 porque não usa sensor HALL?

Sokol1
narizz777

Post by narizz777 »

Bom na verdade to afim de montar um pra mexer com potencia,mistura e passo.a parte de construçao fiscia para mim é facil tenho tudo para montar,o que realmente me prende é a parte eletroncia.
Pensei tambem no sensor hall mais ao me ver axo que é mais complicado(posso tar errado)entao tudo se resume como fazer 3 manetes uma pra potencia mistura e passo da forma mais simples
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Bem, a parte mais dificil da coisa é a parte mecânica, que você já resolveu.

Para a parte "eletronica", precisara de:

- 1 controlador USB para gerenciar os eixos e botões.

Qual pretende usar?

- Potenciometros rotativos (podem ser deslizantes, mas havera uma diferenca entre a velocidade de deslocamento da alavanca e do potenciometro). Ou sensor HALL/imã de neódimio.

1 pot'para a aceleração (pode colocar 2 aceleradores tendo em vista os futuros MODs pós 4.09m)
1 para o passo de helice (opcional)
1 para a trimagem do profundor (opcional)
1 para a trimagem do leme (opcional)
1 para a trimagem do ailerom (opcional)
1 para o flap (opcional) - tera que bolar algum sistema mecanico para dividir o curso do eixo, de forma que saiba quando o flap muda para combate, decolagem...

Isto acima dependera do numero de eixos suportados pelo controlador USB.

- Botões puhs-button e/ou toggle switch.
Quantos o controlador USB suportar.

- Fios e solda.

No IL-2 não é possivel controlar a mistura (1) atraves de um eixo (pot), pois ela esta mapeada apenas para teclas, de 10 em 10%.
Mas é possivel simular um eixo, usando um Encoder (caso o controlador USB suporte) ou um arranjo mecanico com switchhs.

Voce tem algum esboço, desenho do que pretente montar?

(1) Isso diretamente no Controls do IL-2, usando o glovePie e o PPJoy é possivel, simulando um eixo, mas é uma complicação que não vale a pena.

De que forma poderia ajudar mais especificamente?

Sokol1
narizz777

Post by narizz777 »

Apesar de meu simulador ativo ser o IL-2 eu agora com o cruso de ciencias aeronauticas tenho deciado muito ao FS 2004 e pra ele posso fazer controlar as mantes potencia passe mistura tudo por eixos,sem contar os flaps e spoilers

*Placa que pretendo usar
BU
*os potenciometros
deslizantes ou msm um sensor hall
o que for mais facil de trabalhar e de qualidade

Meu unico probelma é como fazer os ligamentos do potenciometro ou sensor a placa e da placa ao pc.Aprendendo isto pra mim acredito que esta tudo resolvido
Obs: Pensei mais ou menos no que esse kara feiz
http://www.aeroboteco.com.br/forum/inde ... opic=598.0
mas os ligamentos destes potenciometros e placas que me complicam
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

N0 FS voce pode controlar a mistura com eixo (pot), o que facilita as coisas.
*Placa que pretendo usar
BU
*os potenciometros
deslizantes ou msm um sensor hall
o que for mais facil de trabalhar e de qualidade
Potenciometro deslizante não e a solução adequada:
A alavanca do trotttle descreve um movimento circular.
A alavanca do pot um movimento linear.
A resposta do pot não vai corresponder ao movimento da alavanca.

O povo da comunidade do FS invocou com esta configuração, talvez pela facilidade aparente de linkagem. Usando um pot rotativo coloque um braço nele para servir de alavanca para o arame que vem da alavanca do comando, como num servo de aeromodelo.

A proposito, usar linkagens para aeromodelos ao invez do arame nas fotos do cara, evita folgas tornando o mecanismo mais preciso.

Bem, os pot´s deslizantes sao praticos para um throttle tipo Vernier (Cesnna), pois neste caso o acionamento é direto;

Image

Aqui no Brasil pots razoaveis voce encontra na Farnell, a partir de R$ 15,00 (da Alps) - os bons mesmo (Spectrol, Bours...) a partir de R$ 50,00.... Lá tem pot de R$ 1.500,00.

No comercio local vai encontrar os pot´s Ching Ling de R$ 2,99. Se for usar estes, monte de forma que seja facil remover para trocar, pois eles nao duram muito (1).

Se ainda for comprar um BU0836, aproveite e peça tambem os pots Bours 249 que o Bodnar vende a 2,49 libras.

A ligacão do BU0836 no PC é simples, basta usar um cabo USB A/B para impressoras.

A ligação do pot no BU0836 tambem é simples.

O pot tem 3 terminais:
Lique um dos terminais das extreminades no pino +5v das Analog Inputs do BU0836.
Ligue o terminal do meio do pot no pino central do BU0836 (Signal)
O outro terminal ligue no pino GND do BU0836.

Image

Se depois de ligado voce girar o pot para um lado e no rWindows ele responder ao contrario, basta trocar a posição do +5V pela do GND que a resposta é invertida (ou inverter no jogo).

Use cabo blindado para ligar o pot - compre o fio para microfone - assim diminui interferencias a que ele esta sujeito.
Não faça soldas diretamente nos pinos do BU - isso pode danifica-lo, use terminal de encaixe. Uma barra com 40 custa ~R$ 1,00:

http://www.soldafria.com.br/product_inf ... ts_id=2884

Evite tambem ficar manipulando o BU0836 e tocar nos seus pinos/terminais, como é um dispositivo eletronico ele é sensivel a eletricidade estatica.

Para ligar os botões é só seguir o esquema da Matrix:

O pino 1 da coluna 1 ligado com o pino 1 da linha 1 liga o botão 1 e etc. até o 32 (6x6).

Como sera sua primeira experiencia com isto sugiro começar com potenciometros, embora o HALL seja a mesma coisa para ligar, como é muito pequeno, da trabalho para centralizar sua posição inicial em relação ao imã.

(1) MUITO IMPORTANTE: Uma coisa que danifica os pots é quando vai soldar os fios e deixa os terminais/caixa do pot´ superaquecer, isso deforma a trilha resistiva. Solde rapidamente e mantenha um pedaço de aluminio enconstado no terminal, para servir de dissipador de calor.

Antes que me esqueçca: compre potenciometros LINEAR (não tem a ver com funcionamento deslizante, e sim o tipo de resposta), de ~20 a 50K.
Potenciometro para controle de volume (resposta LOGARITIMICA) não serve. Geralmente o pot´ linear tem um B no código.

Sokol1
narizz777

Post by narizz777 »

Caramba fico simplismente adimirado pela forma que vc explicou tudo isto,nao so bom com coisas eletronicas mais vc consguiu fazer eu intender oO
Se vc escrevese um livro JOYS Caseiros ou coisa parecida ,seria um dos compradores com certeza =)

So mais uma duvida:
Desculpe a ignorancia mais os tais potenciometros LINEAR sao rotativos tambem?
E pelo que estive olhando ali no desnho da placa, ela suporta 8 pots?
mais se eu utilizar os 8 pots ainda tera jeito para colocar botoes on/off?
Pensei em aproveitar a placa e fazer algumas chaves de acionamento mapeados por SVMapper
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

LINEAR no caso se refere a resposta da resistencia do potenciometro, que é constante durante seu movimento, o tipo do movimento do potenciometro pode tanto de deslocamento (deslizante) ou rotativo.

O chamado pot´ LOGARITIMO (que é usado para aparelhos de som) tem uma curva de resposta acelerada para se adequar as limitações do ouvido humano, por isso não serve para joysticks.

Quanto ao BU0836, voce podera ligar nele ate 8 eixos - via potenciometros, sensor HALL...

E podera ligar 32 botôes - independente da quantidade de potenciometros ligados, ou seja pode ter 8 eixos e 32 botoes ligados ao mesmo tempo.

E mais um HAT (Controle de ponto de vista), ou usar os posições do HAT para mais 4 botões.

E podera programar estes botoes, que podem ser push-button (momentaneo, igual as teclas de um teclado) ou toggle switch (chave de alavanca ON-OF) usando o SVMapper ou similar.

Como disse, resolvida a parte "mecânica" o resto é fácil.

:ok

Sokol1
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Narizzz

Para ligar os potenciometros no BU0836 pode usar estes cabos de audio para CDROM, pois ja vem com conector e o negativo é malha de blindagem.

Image
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... nerico-_JM

O conector é de 4 pinos com um vazio no meio, e no BU0836 o encaixe é para 3 pinos, basta levantar a trava, soltar o fio e encaixar de novo no encaixe ao lados dos outros dois, e depois cortar fora o encaixe que sobrar.

Um cabo destes da para ligar dois potenciometros - desde que não estejam muito afastados do BU0836.

Sokol1
LBodnar

Cabos

Post by LBodnar »

Um dos melhores 3 cabos de conexão pino é usado em uma rádio controlado (RC) modelos. Obter a "extensão de servo cabo ". Comecei a vendê-los no meu site também.
Saudações!
Leo
Matos

Post by Matos »

S!
Um dos melhores 3 cabos de conexão pino é usado em uma rádio controlado (RC) modelos. Obter a "extensão de servo cabo ". Comecei a vendê-los no meu site também.
Saudações!
Leo

Olha quem tá por aqui!! :-D :-D
Muito legal

Voltando ao tópico, também usei desses cabos no throttle, tanto no hall quanto no potenciômetro pra evitar ficar soldandorepetidas vezes. (utilizei aquelas fileiras de pinos)
Tenho em alguma foto aqui, procurarei depois.

Matos
Post Reply