Conforme falado há algum tempo, os recursos do DirectX 11 e processamento de dados extras pela GPU estão dando as caras. Além disso a nova versão da API de programação para jogos da Microsoft trará novidades que poderão aproveitar placas de vídeo atuais.
O uso de GPGPU ainda caminha lentamente. GPGPU é referência para "General-purpose processing on graphics processing units" (algo como processamento de uso geral usando a GPU, popular "placa de vídeo"). O mais próximo disso é a OpenCL, que ainda não é usada largamente, apesar de suportar uma vasta gama de placas de vídeo. O DirectX 11, da Microsoft para seu Windows, trará a mesma possibilidade: usar o processador de vídeo para realizar processamento de dados comuns, melhorando o desempenho das aplicações otimizadas.
O DirectX 11 deverá suportar não apenas compute shaders 5.0, mas também 4.0 e 4.1, respectivamente para hardware certificado para DirectX 10 e 10.1. Esses recursos ainda não são suportados no DirectX 10. Os compute shaders 4.x têm várias limitações perto da versão 5, mas são, naturalmente, melhores do que as versões anteriores. Entre os limites está o máximo de 768 threads por grupo, menos memória compartilhada por grupo (16 KB, versus 32 KB no CS 5.0), falta de algumas operações, entre outras coisas. A versão 5.0 oferecerá uma maior interação com o hardware, dupla precisão, e mais.
A vantagem de suportar CS 4.x será permitir aos desenvolvedores trabalharem em GPGPU via DirectX para placas atuais, agilizando o trabalho com a API já conhecida e trazendo mais capacidade de processamento aos games ou aplicações gráficas (não apenas jogos). Isso seria interessante para games e motores de aplicações já baseados em DirectX, facilitando a atualização para os produtores sem precisar usar uma API totalmente nova, como a OpenCL.
Uma versão beta do DirectX 11 está disponível para desenvolvedores, fornecida pela Microsoft, ATI/AMD e Nvidia. Pelo que tudo indica, o DirectX 11 não irá suportar o Windows XP, apenas o Vista ou superiores. Falando nisso, o XP entrou na fase de suporte extendido ontem, perdendo o posto de "sistema atualizado constantemente" comum do suporte Mainstream (veja as datas no site da MS; mais no Ars Technica).
Referência: X-Bit Labs