Um radar nacional voltado para defesa antiaérea de baixa altitude, o SABER M60, será um dos destaques da LAAD (Latin America Aerospace and Defence) – a maior feira de defesa e segurança da América Latina, que reúne bienalmente empresas brasileiras e internacionais especializadas no fornecimento de equipamentos e serviços para as três Forças Armadas. O evento acontece de hoje à 17 de abril, no Riocentro, Rio de Janeiro.
Na ocasião, a brasileira Orbisat vai mostrar o SABER M60 desenvolvido em parceria com Centro Tecnológico do Exército.
O radar identifica o alvo desejado e as informações são processadas por um software e transmitidas, em tempo real, a um Centro de Operações de Artilharia Antiaérea, integrante do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA). O radar fornece a localização exata de cada aeronave sobrevoando a área vigiada, bem como sua identificação.
Com tecnologia 100% brasileira, o sistema de acompanhamento de alvos aéreos permite rastrear alvos em um raio de até 60km e a uma altitude de até 5 mil metros. Isso auxilia, de forma eficaz, no trabalho de proteção a pontos e áreas sensíveis, como indústrias, usinas, instalações governamentais e locais de eventos importantes, como conferências de chefes de Estado ou competições esportivas internacionais.
Por ser portátil e de baixo peso, pode ser facilmente transportado para qualquer local do território nacional ou empregado em missões de paz no exterior. Sua instalação para entrar em operação pode ser feita em menos de 15 minutos por soldados da artilharia antiaérea do Exército.
Outro ponto importante é que o radar pode ser integrado a sistemas de armas baseados em mísseis ou canhões antiaéreos. O SABER M60 possui as mesmas funções de um radar de grande porte de aeroporto e oferece, como vantagens, custo mais baixo e capacidade de rastreamento, mesmo em ambientes como a densa Floresta Amazônica.
Fonte: Revista Asas
Radar de defesa antiaérea será destaque na LAAD 2009
- 17_Vulture
- Arataca
- Posts: 2028
- Joined: 07 Apr 2003 21:00
- Location: Cidade Maravilhosa, RJ
Aleluia, até que enfim... Só falta agora a instalação das baterias anti-aéreas e/ou a conversão dos Piranhas B para terra-ar...
A defesa de ponto no Brasil é inexistente...
A defesa de ponto no Brasil é inexistente...
[b]Jambock__17 - Vulture
[i]"Na cidade-mar, você quem manda em tudo
[color=red]FLAMENGO[/color], Brasil
Você é grande no mundo"[/i][/b]
[i]"Na cidade-mar, você quem manda em tudo
[color=red]FLAMENGO[/color], Brasil
Você é grande no mundo"[/i][/b]