Eu lí este artigo em uma revista antiga sobre a segunda guerra.
Alguém já tinha ouvido falar sobre isso?
Aí vai:
" - Atenção, Comndo Costeiro !... Atenção Comando Costeiro ! . Aqui Patrulha Espantalho 735... Aqui P A 735... Uma formação de Me-109 aproxima-se com rumo ENE... A 3000 metros... Velocidade 300 ...
São três aparelhos... Cambio.
O Transmissor vibrou e uma voz fez-se escutar:
- Aqui Comando Costeiro... Atenção, Patrulha Espantalho !... Atenção PA 735... Quantos aparelhos integram a esquadrilha?
O piloto pressiona o botão de seu microfone e responde :
- Aqui Patrulha Espantalho 735 ... Disponho de seis aparelhos para atacar os Me-109. Esperamos maior proximidade...
- Aqui comando Costeiro ... Mantenha-me informado... Boa sorte...Corto.
Longe ainda, a três mil metros de altura, três pilotos alemães terminam de captar o dialogo entre Patrulha Espantalho e o Comando Costeiro. O Piloto que comanda a esquadrilha decide rapidamente. Eles são três e os ingleses seis. Possibilidade em contra 2 vs 1. Imediatamente, sacode as asas para chamar a atenção de seus companheiros de esquadrilha seguem-no. Acelerando gradualmente, perdem-se ao onge, sobre o Canal da Mancha.
Na cabine da sua avião de turismo, Robert Malcom, corretor de seguros de 43 anos suspira aliviado.
Depois liga seu transmissor e fala:
- Espantalho chama Comando Costeiro... Os Me-109 já estão longe...Por sorte !...
Uma voz responde:
- Aqui Comando Costeiro... Bravo, Malcom ! Continue assim e vai terminar com a aviação alemã... Atenção ! Não se aproxime demais das formações inimigas... E se há perigo aterrisse imediatamente...
- entendido, chefe... è como dizem os pilotos de Spitfire, não é ? Corto.
Sobre os campos verdes da Inglaterra, voava um avião de turismo. A mil metros de altura a modestos 200 km/h, seu piloto, Robert Malcom, assobia despreocupadamente. Ele era toda a Patrulha Espantalho. Integrada por homens de négocio, proficionais e empegados, a Patrulha Espantalhos reuniu inglêses de meia idade, inaptos alguns para serviço ativo, proprietarios de pequenos aviões de turismo e que dispunham de algumas horas livres por semana, nestas horas, decolando sós ou em esquadrilhas de dois ou três aparelhos, vigiavam o litoral e comunicavam as novidades. E não foram poucas as vezes em que uma só avioneta, através de uma astuta comunicação radiofônica, conseguiu enganar a uma esquadrilha de caças inimigas.
Esquadrilha Espantalho ?!
Esse plano eu conheço.
Foi uma tática do Comando de Caças da RAF para "espantar" os nazistas e causar confusão nas esquadrilhas alemãs em pontos onde eles acreditavam não ter uma boa cobertura da RAF.
Uma vaião de turismo equipado com alguns mecanismos tipicos dos caças como o IFF voavam próximo a costa em especial em dias nublados para camuflar sua presença e transmitia em uma frequencia de rádio que os alemães conheciam mas que julgavam que os ingleses não haviam descoberto. Ao invés de abandonar a frequência, eles passaram as comunicações reais para novas codificadas e mantiveram as antigas com estes aviões que trasnmitiam essas chamadas para que os pilotos alemães ouvissem e pensassem que suas formações estavam em rota de interceptação de duas ou mais esquadrilhas de defesa.
Por um tempo o truque funcionou que era uma beleza mas logo os alemães começaram a perceber que havia algo de errado. os ditos aviões não apareciam e muitas vezes o sinal de IFF inimigo não denunciava a presença de mais de um avião nas proximidades. Uma solução dada pelos ingleses era a instalação de mais de um IFF porém, nesse periodo a BOB tinha terminado e tinha início a Blitz alemã e os corajosos aviadores civis voltaram a suas tarefas corriqueiras sendo que alguns optaram por ingressar na RAF e vieram a combater a bordo de caças de verdade.
Foi uma tática do Comando de Caças da RAF para "espantar" os nazistas e causar confusão nas esquadrilhas alemãs em pontos onde eles acreditavam não ter uma boa cobertura da RAF.
Uma vaião de turismo equipado com alguns mecanismos tipicos dos caças como o IFF voavam próximo a costa em especial em dias nublados para camuflar sua presença e transmitia em uma frequencia de rádio que os alemães conheciam mas que julgavam que os ingleses não haviam descoberto. Ao invés de abandonar a frequência, eles passaram as comunicações reais para novas codificadas e mantiveram as antigas com estes aviões que trasnmitiam essas chamadas para que os pilotos alemães ouvissem e pensassem que suas formações estavam em rota de interceptação de duas ou mais esquadrilhas de defesa.
Por um tempo o truque funcionou que era uma beleza mas logo os alemães começaram a perceber que havia algo de errado. os ditos aviões não apareciam e muitas vezes o sinal de IFF inimigo não denunciava a presença de mais de um avião nas proximidades. Uma solução dada pelos ingleses era a instalação de mais de um IFF porém, nesse periodo a BOB tinha terminado e tinha início a Blitz alemã e os corajosos aviadores civis voltaram a suas tarefas corriqueiras sendo que alguns optaram por ingressar na RAF e vieram a combater a bordo de caças de verdade.