Então larga de frescura, passa num camelodromo, compre um gamepade USB de ~R$ 25,00 reais. Desmonte e com sua placa de circuito monte um "button box" para ver como é facil (e divertido).
Como você é plastimodelista, a habilidade manual para "juntar e modificar coisas" necessária para a parte, digamos mecanica do projeto (caixa de suporte, painel para botões e chaves...) você tem.
"Saber eletrônica" é para quem vai consertar TV e afins...
Para a maioria destas adaptações que o pessoal faz de controles para usar com simuladores, basta saber o básico - o que você sabe - e usar bom senso.
Se o gamepade em questão for do tipo digital e analógico - ex. clones de PS2 - voce pode:
Ligar botões push (momentâneo, de apertar) e chaves toggle (alavanca), e chaves rotativas no lugar dos botões originais do gamepade (que são botões push siplificados).
Ligar potenciometros (de 10 a 50k tipo B) no lugar dos mini-sticks do gamepade. Geralmente os circuitos de gamepads são de baixa resoluçao, entre 64-128k, por isso use estes eixos para funções que não exija muita precisão.
Exemplo de botão push:
Exemplo de chave toggle:
As chaves toggle podem ser
ON/OF
ON/OF/ON
e conforme o numero de terminais:
SPST= single pole, single throw
DPST = double pole, single throw > a da foto linkada.
DPDT = double pole, double throw
Cm uma SPDT, voce pode: baixar o trem de pouso e ao mesmo tempo com um circuito independente da chave do trem de pouso, acender ou apagar uma lâmpada indidicativa.
E outras variações que não me lembro.
Exemplo de chave rotativa: rodando para direita aperta 1 botão (ou mais - depende do modelo), rodando para a esquerda aperta outro.
Pode ser usada para coisas como seleção de motores, posições do superchager...
Se for gamepade sem controles analógicos (eixos), ligar apenas botões push e chaves toggle/rotativa no lugar dos dos botões originais.