28_Condor wrote:S!
Mas Nilton, se extraterrestres fizeram, por que não usaram um material de última geração, em vez de pedra? E por que extraterrestres teriam uma religião animista?
E numa civilização imersa nas selvas a roda é um invento dispensável (a não ser que você já parta para um 4X4), é melhor escravos que levem nas costas as coisas... E os maias conheciam o conceito de círculo sim, senão nunca chegariam num calendario complexo, apenas não derivaram dái a ideia de fazer veiculos com rodas...
My 1c$, como diria Sokol
SP!
Sua posição cética está correta, pois é melhor do que o misticismo ufológico tipo Elba Ramalho... Ter os pés no chão é sinal de maturidade e bom senso, mas...
Não se esqueça que, SE for obra de ets, vc está analisando a questão do ponto de vista de um terráqueo 1000 anos ou mais depois da coisa ter sido feita. Sabe-se lá quem eram esses ets e quais suas intenções? Vc faz perguntas que não podemos responder ainda. A questão que coloco é que Erick von Däniken faz colocações interessantes e criativas, que não são adequadamente respondidas pelos arqueólogos. Não sei se Däniken está certo ou não, mas as repostas da arqueologia sobre o que ele propões em algum casos são ridículas, quando são respondidas. Até hoje ninguém levou a sério o fóssil com mais de 400 milhões de anos que mostra CLARAMENTE um trilobita esmagado por uma bota!!! O teste de carbono 14 não pode marcar o mesmo resultado para eventos diferentes no mesmo fóssil. Este fóssil está num museu nos EUA, foi relatado no livro de um cientista brasileiro que nos anos 60 propôs outras respostas (também fantásticas) para Däniken e sequer é mencionado pelos contestadores. Tomam a atitude de: o fóssil está lá, mas mudemos de assunto!
O livro é Nem Deuses Nem Astronautas, praticamente concorda com tudo que Daniken expôs, mas substitui os deuses astronautas por humanos mesmos, de civilizações muito mais antigas, ainda da época dos dinossauros...
Tente imaginar a situação: vc volta no tempo, 500 anos atrás, e tenta explicar para Cabral o que é a Física Quântica, a internet, os buracos negros, etc. Acha que ele faria uma idéia certa do que vc estaria falando? Compreenderia realmente?
Qual a tecnologia dos deuses astronautas de Däniken? Quais suas intenções? Como vamos saber nos baseando somente nos relatos de um povo exterminado por conquistadores espanhóis há centenas de anos?
O fato de não concordarmos com as idéias de Däniken, nem entendermos o que se passou de verdade não quer dizer que a palavra oficial da arqueologia atual esteja certa.