Pouso de extrema perícia na Alemanha
Coletânea de vídeo mostrando "cross wind landing":
http://www.liveleak.com/view?i=f78_1184881277
Sokol1
http://www.liveleak.com/view?i=f78_1184881277
Sokol1
Não sou piloto, e nem se fosse me acharia em condição para JULGAR.
Mas vou deixar minhas opiniões, sim.
Me pareceu imperícia do piloto.
Em todos os pousos com crosswind bem-sucedidos que já vi imagens, o piloto tocou a pista ainda corrigindo a deriva, com o avião de lado mesmo, e só depois, já no solo, alinhou a aeronave com a pista. O trem principal suporta esta manobra com muita segurança.
Mas neste caso o piloto alinhou a aeronave ainda estando em vôo, o que acredito ter propiciado a ação do vento no rolamento da aeronave e então o toque do winglet na pista.
Analisem os vídeos e perceberão o que estou falando.
E outra, eu mesmo já vi pilotos arremeterem em situações muitos mais favoráveis que esta. Seria mesmo tão imprescindível o pouso nesta pista e neste momento!? Pois com rajadas, ou não, o vento de través já estava bastante severo na aproximação, o que deixava óbvio que havia certos riscos neste pouso.
Quem conhece um plano de vôo sabe que sempre há combustível para um aeródromo alternativo e mais alguma reserva.
E vamos lembrar que mais de uma centena de vidas poderia ter se perdido por essa decisão de não cancelar a aproximação enquanto estavam em segurança.
Quanto a torre, pelo que sei, muitas vezes ela enfatiza as condições para o piloto e deixa a decisão final com ele, pois só ele saberá avaliar se tem habilidades suficientes, ou não, para enfrentar a situação. Mas a arremetida é decisão do piloto, que pode executar a qualquer momento que julgue necessário.
IMO
Não vejo heroísmo nesta aproximação, o que me parece mais provável é decisão errada (ou no mínimo, extremamente arriscada) e imperícia.
Mas vou deixar minhas opiniões, sim.
Me pareceu imperícia do piloto.
Em todos os pousos com crosswind bem-sucedidos que já vi imagens, o piloto tocou a pista ainda corrigindo a deriva, com o avião de lado mesmo, e só depois, já no solo, alinhou a aeronave com a pista. O trem principal suporta esta manobra com muita segurança.
Mas neste caso o piloto alinhou a aeronave ainda estando em vôo, o que acredito ter propiciado a ação do vento no rolamento da aeronave e então o toque do winglet na pista.
Analisem os vídeos e perceberão o que estou falando.
E outra, eu mesmo já vi pilotos arremeterem em situações muitos mais favoráveis que esta. Seria mesmo tão imprescindível o pouso nesta pista e neste momento!? Pois com rajadas, ou não, o vento de través já estava bastante severo na aproximação, o que deixava óbvio que havia certos riscos neste pouso.
Quem conhece um plano de vôo sabe que sempre há combustível para um aeródromo alternativo e mais alguma reserva.
E vamos lembrar que mais de uma centena de vidas poderia ter se perdido por essa decisão de não cancelar a aproximação enquanto estavam em segurança.
Quanto a torre, pelo que sei, muitas vezes ela enfatiza as condições para o piloto e deixa a decisão final com ele, pois só ele saberá avaliar se tem habilidades suficientes, ou não, para enfrentar a situação. Mas a arremetida é decisão do piloto, que pode executar a qualquer momento que julgue necessário.
IMO
Não vejo heroísmo nesta aproximação, o que me parece mais provável é decisão errada (ou no mínimo, extremamente arriscada) e imperícia.
Aerroc
Light as air, hard as rock!
Light as air, hard as rock!
Parece que ele tomou duas rajadas, ele vem de travez ai toma uma rajada, para corrigir ele abaixa a asa, a rajada para e ele acaba passando o eixo da pista para a direita, então ele para de corrigir e toma outra rajada que faz levantar a asa da direita e joga o avião para a esquerda, fazendo ele bater o winglet no chão.
- 04_Nospheratus
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