S!
Microsoft, Intel, Epic, NVidia, AMD e outras empresas (Acer, Dell/Alienware,...) se juntaram para formar uma aliança a fim de recuperar o PC como platraforma de jogos.
Pelo visto com a atual geração de consoles, e novas funções incorporadas a eles (teclado+mouse, jogos online) esfriaram as vendas de games no nicho PC.
Semana passada li uma reportagem do produtor do jogo Gears of Wars informando que provavelmente não fará mais games/adaptações para PCs. Em seu argumento ele diz: O que você prefere? Vender 4,5 milhões de cópias ou 1 milhão? (comparando as vendas entre consoles e PC).
Pessoalmente não acho o exemplo muito justo se comparar consoles (todos) com PC. Se pensar em consoles temos vários fabricantes e muitas vezes um jogo sai para mais de 1 console, senão para todos (precisando de adaptação para cada plataforma). Já PC é mais uma plataforma e num nicho solitário. Porém se ele se refere as vendas para o XBOX360 isoladas o número é bem expressivo.
Segue a matéria sobre a PC Gaming Alliance que saiu no UOL e o site oficial.
http://jogos.uol.com.br/pc/ultnot/2008/ ... u7983.jhtm
http://www.pcgamingalliance.org/en/index.asp
SP!
PC Gaming Alliance
PC Gaming Alliance
[b]Dá Raduquem Riu! Dá Raduquem Riu! Da Raduuuuuquem Riu! Filho da P#$@! Aêêêê... [/b]
S!
Existe uma diferença de mercados muito grande. É difícil compreender no Brasil como os PCs são um mercado perdido, tendo em vista que a nossa realidade é de PCs e não de caríssimos consoles.
Nos EUA, por outro lado, o mercado de PCs é de apenas 15%. Então, é fácil de se entender o porque da preocupação em reerguer o mercado de jogos para PCs.
Na verdade, isso não deve ser lido "como iremos tirar os PCs da crise", mas sim "como podemos faturar ainda mais grana em cima dessa plataforma". A questão não é que o mercado de jogos para PCs está em crise, mas sim como explora-lo mais. Pelo menos é assim que eu vejo.
Tecnicamente, fazer um jogo para XBox 360 e Windows é exatamente a mesma coisa, pois ambos rodam na plataforma DirectX. Então, fazer o port do console para o PC, neste caso, não demanda muito esforço de produção e é um investimento, imagino eu, que facilmente se compensa pelo número de cópias vendidas quando lançado no PC.
O que é caro mesmo é fazer o port de um jogo para o PS3. Como os títulos que mais vendem para o PS3 são exclusivos, como Gran Turismo, Final Fantasy e Metal Gear Solid, então que se danem o PC e o XBox 360. Se dependesse só da Sony, aí sim o mercado de PCs estaria em crise. Mas não depende.
Grande crise essa dos PCs, não é? Temos o Crysis, Gears of War, Call of Duty 4, MMORPGs, Spore, Bioshock... Poxa... imagina se não tivesse "crise".
SP!
Existe uma diferença de mercados muito grande. É difícil compreender no Brasil como os PCs são um mercado perdido, tendo em vista que a nossa realidade é de PCs e não de caríssimos consoles.
Nos EUA, por outro lado, o mercado de PCs é de apenas 15%. Então, é fácil de se entender o porque da preocupação em reerguer o mercado de jogos para PCs.
Na verdade, isso não deve ser lido "como iremos tirar os PCs da crise", mas sim "como podemos faturar ainda mais grana em cima dessa plataforma". A questão não é que o mercado de jogos para PCs está em crise, mas sim como explora-lo mais. Pelo menos é assim que eu vejo.
Tecnicamente, fazer um jogo para XBox 360 e Windows é exatamente a mesma coisa, pois ambos rodam na plataforma DirectX. Então, fazer o port do console para o PC, neste caso, não demanda muito esforço de produção e é um investimento, imagino eu, que facilmente se compensa pelo número de cópias vendidas quando lançado no PC.
O que é caro mesmo é fazer o port de um jogo para o PS3. Como os títulos que mais vendem para o PS3 são exclusivos, como Gran Turismo, Final Fantasy e Metal Gear Solid, então que se danem o PC e o XBox 360. Se dependesse só da Sony, aí sim o mercado de PCs estaria em crise. Mas não depende.
Grande crise essa dos PCs, não é? Temos o Crysis, Gears of War, Call of Duty 4, MMORPGs, Spore, Bioshock... Poxa... imagina se não tivesse "crise".

SP!
Até em hardware. Comprei um jogo recentemente e veio na caixa um controle do XBOX 360 vendido como "For PC"20_Kyrodus wrote: Tecnicamente, fazer um jogo para XBox 360 e Windows é exatamente a mesma coisa, pois ambos rodam na plataforma DirectX.



SP!
[b]Dá Raduquem Riu! Dá Raduquem Riu! Da Raduuuuuquem Riu! Filho da P#$@! Aêêêê... [/b]
Tal manobra não chega a surpreender. A industria de jogos eletrônicos é a mais poderosa da industria de entreterimento. Seus rendimentos anuais, fazem o fatoramento da industria do cinema parecer coisa de criança. Motivo? Interatividade.
O Cinema ainda não possui isso.
Não é a toa que grandes nomes desta industria decidiram investir na industria dos Games. Vide Lucas Games de George lucas e a Dreamworks de Steve Spielberg que por sinal, se lançou com grande força com a série Medal Of Honor para o PS1 e que lucrou rios de dinheiro com as continuações que chegaram ao PC e agora ao PS2 e XBOX.
Foi um impacto tão grande que grandes nomes do segmento como a NAMCO chamaram do limbo nomes como Hideo Kojima e seu esquecido Metal Gear para contra atacar. Por sinal, Metal Gear se tornou outo " Best Seller" dos games com Metal Gear Solid para PS1 e tem em seu capítulo final Metal Gear 4 para PS3 um dos titulos mais aguardados para este ano.
O Cinema tenta contra atacar com a adaptação para a telona de games, uma tática que agradou poucos fãs. Olhem Mortal Kombat de 1996, um filme que poderia ter marcado época, mas que já está esquecido. Suas duas continuações nem se fala e a série de TV não passou da metade da primeira temporada.
Este ano, teremos Castlevania nas telonas e muitos fãs ao mesmo tempo que estão ansiosos, estão preocupados. Será que a versão do cinema fará jus a história que marcou a vida de tantos gamemaniacos?
Só o tempo responderá estas questões.
O Cinema ainda não possui isso.
Não é a toa que grandes nomes desta industria decidiram investir na industria dos Games. Vide Lucas Games de George lucas e a Dreamworks de Steve Spielberg que por sinal, se lançou com grande força com a série Medal Of Honor para o PS1 e que lucrou rios de dinheiro com as continuações que chegaram ao PC e agora ao PS2 e XBOX.
Foi um impacto tão grande que grandes nomes do segmento como a NAMCO chamaram do limbo nomes como Hideo Kojima e seu esquecido Metal Gear para contra atacar. Por sinal, Metal Gear se tornou outo " Best Seller" dos games com Metal Gear Solid para PS1 e tem em seu capítulo final Metal Gear 4 para PS3 um dos titulos mais aguardados para este ano.
O Cinema tenta contra atacar com a adaptação para a telona de games, uma tática que agradou poucos fãs. Olhem Mortal Kombat de 1996, um filme que poderia ter marcado época, mas que já está esquecido. Suas duas continuações nem se fala e a série de TV não passou da metade da primeira temporada.
Este ano, teremos Castlevania nas telonas e muitos fãs ao mesmo tempo que estão ansiosos, estão preocupados. Será que a versão do cinema fará jus a história que marcou a vida de tantos gamemaniacos?
Só o tempo responderá estas questões.