
O Estado de Israel nasceu em 1948 e já teve que enfrentar uma guerra logo de cara. Era a Guerra da Independência e Israel venceu esse primeiro embate contra o mundo árabe a duras penas e com grande coragem. Prova disso foram os pilotos israelenses que decolavam nos S-199 Mezek. Versão Tchecoslovaka do Me-109 mas com o motor do JU-88. A aeronave era tão perigosa para seus pilotos como para os pilotos árabes, mas estes aviões praticamente inúteis deram sua mensagem ao mundo. O Estado de Israel tinha capacidade de se defender.
Entre os esquadrões que escreveriam a história de Israel, estava o 101. E um de seus pilotos estava destinado a entrar para a história do combate aéreo como o maior ás da era do jato. Gioria Epstein, conhecido por seus colegas com "Hawkeye".

Nascido em 1938, o Coronel Gioria curiosamente entrou para a IAF não como cadete, mas como paraquedista pois foi inicialmente considerado inapto para o treinamento por seus instrutores porém, esse periodo como paraquedista seria de grande ajuda em seua carreira como piloto de caça. A rotina de saltos, deu a Gioria uma incrivel intimidade com o ar, ao ponto de não se sentir inseguro com turbulências e manobras que deixariam muitos pilotos veteranos em pânico.
Quando Israel começou a ser alvo das coalisões árabes, a IAF já dispunha de caças Mirage-III e com eles, defenderia a nação judáica contra as forças aéreas egípcias, jordanianas e sírias.

Gioria pilotou principalmente o Mirage-III e conseguiu suas primeiras vitórias na Guerra dos Seis Dias sendo sua primeira contra os egípicios quando abateu um caça-bombardeio SU-7.
Na Guerra do Yon Kippur, Gioria mostraria sua maior virtude. A de legítimo guerreiro quando sua patrulha com 4 IAI Nesher se viu as voltas com 22 Mig-21 egípcios. Nesse embate, Gioria lutou por dez minutos sozinho contra 10 migs abatendo a a maioria deles com os canhões de seu Nesher.


O Coronel Gioria ao longo de seua carreira abateu um total de 17 inimigos e é até hoje o maior ás da era do jato. Nenhum piloto ocidental ou oriental tem score semelhante.
Gioria é um apaixonado por aeronaves em delta e voou todos os caças delta que a IAF utilizou, desde o Mirage até o Kfir-C7. Ele chegou a voar os F-16 quando estes entraram em operação na IAF, mas por incrivel que pareça, o ás israelense taxou o vôo no falcon como "artificial".
Atualmente, Gioria está aposentado mas, já foi visto algumas vezes dando aulas na escola "Top Gun" da US-Navy e já participou de algumas feiras aéreas nos Estados Unidos e Europa.
Um legítimo caso de um homem nascido para a caça.
FONTE: Sites variados/ THC