O Ás do Deserto

Aviação real no Brasil e no Mundo.
Post Reply
Gutierrez

O Ás do Deserto

Post by Gutierrez »

Image

O Estado de Israel nasceu em 1948 e já teve que enfrentar uma guerra logo de cara. Era a Guerra da Independência e Israel venceu esse primeiro embate contra o mundo árabe a duras penas e com grande coragem. Prova disso foram os pilotos israelenses que decolavam nos S-199 Mezek. Versão Tchecoslovaka do Me-109 mas com o motor do JU-88. A aeronave era tão perigosa para seus pilotos como para os pilotos árabes, mas estes aviões praticamente inúteis deram sua mensagem ao mundo. O Estado de Israel tinha capacidade de se defender.

Entre os esquadrões que escreveriam a história de Israel, estava o 101. E um de seus pilotos estava destinado a entrar para a história do combate aéreo como o maior ás da era do jato. Gioria Epstein, conhecido por seus colegas com "Hawkeye".

Image

Nascido em 1938, o Coronel Gioria curiosamente entrou para a IAF não como cadete, mas como paraquedista pois foi inicialmente considerado inapto para o treinamento por seus instrutores porém, esse periodo como paraquedista seria de grande ajuda em seua carreira como piloto de caça. A rotina de saltos, deu a Gioria uma incrivel intimidade com o ar, ao ponto de não se sentir inseguro com turbulências e manobras que deixariam muitos pilotos veteranos em pânico.

Quando Israel começou a ser alvo das coalisões árabes, a IAF já dispunha de caças Mirage-III e com eles, defenderia a nação judáica contra as forças aéreas egípcias, jordanianas e sírias.

Image

Gioria pilotou principalmente o Mirage-III e conseguiu suas primeiras vitórias na Guerra dos Seis Dias sendo sua primeira contra os egípicios quando abateu um caça-bombardeio SU-7.
Na Guerra do Yon Kippur, Gioria mostraria sua maior virtude. A de legítimo guerreiro quando sua patrulha com 4 IAI Nesher se viu as voltas com 22 Mig-21 egípcios. Nesse embate, Gioria lutou por dez minutos sozinho contra 10 migs abatendo a a maioria deles com os canhões de seu Nesher.

Image

Image

O Coronel Gioria ao longo de seua carreira abateu um total de 17 inimigos e é até hoje o maior ás da era do jato. Nenhum piloto ocidental ou oriental tem score semelhante.

Gioria é um apaixonado por aeronaves em delta e voou todos os caças delta que a IAF utilizou, desde o Mirage até o Kfir-C7. Ele chegou a voar os F-16 quando estes entraram em operação na IAF, mas por incrivel que pareça, o ás israelense taxou o vôo no falcon como "artificial".

Atualmente, Gioria está aposentado mas, já foi visto algumas vezes dando aulas na escola "Top Gun" da US-Navy e já participou de algumas feiras aéreas nos Estados Unidos e Europa.

Um legítimo caso de um homem nascido para a caça.

FONTE: Sites variados/ THC
User avatar
17_Vulture
Arataca
Arataca
Posts: 2028
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Location: Cidade Maravilhosa, RJ

Post by 17_Vulture »

Mostrou esse combate contra os MiG egípcios ontem à noite no THC. O documentário acho que era "Ases do Deserto".

5 duplas rodeando o cara e ele se salva... Surpreendente :o (e uma bela demonstração da falta de competência egípcia).
[b]Jambock__17 - Vulture

[i]"Na cidade-mar, você quem manda em tudo
[color=red]FLAMENGO[/color], Brasil
Você é grande no mundo"[/i][/b]
01_Urubu
Engrenado
Engrenado
Posts: 2644
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Contact:

Post by 01_Urubu »

Ia avisar ao Samir... A primeira sequência de combates foi contra os jordanianos. O Ace judeu disse que foi o primeiro engajamento de Israel com a Jordania, e foi FODA! Jordanianos com 8 Hawker Hunter e Israel com 4 Mirages III. Só saiu uma única kill, e já no final de uma perseguição em um canion :o

Aliás, tá passando AGORA (13:00h) no THC!
*Alis Grave Nil*
43_Scuba
Marraio
Marraio
Posts: 1290
Joined: 23 Apr 2003 21:00
Location: Porto Alegre / São Paulo
Contact:

Post by 43_Scuba »

S!

Eu vi ondem

SP!:coloral
daniel_luccas

Post by daniel_luccas »

S!

Não perco por nada na vida :lol: :lol: :lol: :lol:

SP!

"um abrass a todos os jambocks e a todos os membros do furum ;) "
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Post by 28_Condor »

S!


Eu perdi :-(




SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
1GDA_Wolfpack

Post by 1GDA_Wolfpack »

no youtube tem esse episódio dos ases do deserto tem 49:00 min em ingles sem legendas, eu baixei <font color="red"><i>aqui</i></font> muito bom
User avatar
Shinke
Marraio
Marraio
Posts: 1075
Joined: 14 Mar 2007 21:00
Location: Canoas/RS
Contact:

Post by Shinke »

S!

aqui onde? please! 8)

Abraço
Abraços,
Krauthein
PeruX

Post by PeruX »

eu assisti tb, pena q <font color="red"><i>só</i></font> passa feitos heroicos realizados por americanos e aliados....
JG62Klaus

Post by JG62Klaus »

O ponto mais interessante se vocês anlaisarem foi a doutrina que eles adquiriram em não usar mísseis, destruindo seus inimigos ( no caso os Mig's ) apenas com as formidáveis 2x30mm do Mirage III;
Exemplos de pilotos a serem seguidos !
Abs
PeruX

Post by PeruX »

verdade

porem eles <font color="red"><i>não</i></font> usavam misseis, pq <font color="red"><i>não</i></font> tinhaum....( tinhaum muito poucos)
Gutierrez

Post by Gutierrez »

Na verdade os Israelenses possuiam mísseis sim. Eram mísseis Gabriel-A. a versão local dos sidewinder cuja a primeira geração se revelou "cega".

De cada 10 lançados, 3 acertavam o alvo com sucesso. O próprio Giória se viu em maus lençois quando usou a arma pela primeira vez. O míssil estava setado no alvo mas qnd foi lançado o propelente não se ativou. caiu como uma bomba.

As gerações seguintes de Gabriel-II e III se revelaram muito melhores. Giória os utilizou quando passou a pilotar os Neshers.
PeruX

Post by PeruX »

por isso a importancia dos canhões.....
Post Reply