Operação Tacha - bombardeando com pregos.
Posted: 09 Jan 2006 20:38
Os americanos já inventaram muita coisa duvidosa, vide os sensores ASDIC lançados no Vietnam, mas este método bem que merecia um igNobel:
Embora a 3ª Ala de Bombardeiro tivesse uma longa história de ataques ao nível do topo das árvores durante a WWII, e tenha voado missões de estrafe com o Douglas A-20 Havoc e o North American B-25 Mitchell - tinha pouca experiência em ataques noturnos a comboios de caminhões. Em fevereido de 1951, a ala começou a experimentar vários modos para deter o tráfico de estradas. Uma idéia foi lançar pregos cruzamentos chaves na esperança que os caminhões em transito furassem os pneus. Os caminhões danificados provavelmente ficariam imóveis durante várias horas, tornando-se vulneráveis a ataques de caças bombardeiros depois do amanhecer. Naquele mesmo mês, a ala lançou a "Operação Tacha".
Usando dois C-47s, a ala lançou nada menos que oito toneladas de pregos ao longo de quatro estradas principais ao sul de Pyongyang. Para tornar seus lançamentos o mais acurado possivel, os pilotos dos C-47 desceram para menos de vinte pés (6 metros!) sobre as estradas. O Major Robert V. Spencer quase colidiu com três tanques Norte Coreanos voando baixo sobre a estrada designada para ele.
Afortunadamente, o outro C-47s não teve tal aventura enquanto lançava seus pregos e eles voltaram em segurança para a base. Antes da manhã seguinte, os pregos tinham apanhado vinte e oito veículos, e todos foram destruídos em curto periodo pelos caças-bombardeiros.
Contudo, a Força Aérea concluiu que era antieconômico lançar 8 toneladas de pregos para destruir apenas 28 veículos e a idéia dos pregos foi abandonada.
Então a Força Aérea desenvolveu então um pequeno objeto que com pontas multiplas, ôcas. Estes tiveram bastante êxito até que os Norte coreanos passaram a usar pneus sólidos e montaram vassouras na frente dos caminhões.
Os Norte Coreanos devem ter ficando com um bom estoque de pregos...
SP!
Sokol1
Embora a 3ª Ala de Bombardeiro tivesse uma longa história de ataques ao nível do topo das árvores durante a WWII, e tenha voado missões de estrafe com o Douglas A-20 Havoc e o North American B-25 Mitchell - tinha pouca experiência em ataques noturnos a comboios de caminhões. Em fevereido de 1951, a ala começou a experimentar vários modos para deter o tráfico de estradas. Uma idéia foi lançar pregos cruzamentos chaves na esperança que os caminhões em transito furassem os pneus. Os caminhões danificados provavelmente ficariam imóveis durante várias horas, tornando-se vulneráveis a ataques de caças bombardeiros depois do amanhecer. Naquele mesmo mês, a ala lançou a "Operação Tacha".
Usando dois C-47s, a ala lançou nada menos que oito toneladas de pregos ao longo de quatro estradas principais ao sul de Pyongyang. Para tornar seus lançamentos o mais acurado possivel, os pilotos dos C-47 desceram para menos de vinte pés (6 metros!) sobre as estradas. O Major Robert V. Spencer quase colidiu com três tanques Norte Coreanos voando baixo sobre a estrada designada para ele.
Afortunadamente, o outro C-47s não teve tal aventura enquanto lançava seus pregos e eles voltaram em segurança para a base. Antes da manhã seguinte, os pregos tinham apanhado vinte e oito veículos, e todos foram destruídos em curto periodo pelos caças-bombardeiros.
Contudo, a Força Aérea concluiu que era antieconômico lançar 8 toneladas de pregos para destruir apenas 28 veículos e a idéia dos pregos foi abandonada.

Então a Força Aérea desenvolveu então um pequeno objeto que com pontas multiplas, ôcas. Estes tiveram bastante êxito até que os Norte coreanos passaram a usar pneus sólidos e montaram vassouras na frente dos caminhões.
Os Norte Coreanos devem ter ficando com um bom estoque de pregos...
SP!
Sokol1