Postei isso lá no forumpcs mas acho que é bom ter como referência aqui também.
Esse tutorial é uma sugestão como usar um overclock diminuindo os riscos (e sua conta de luz) sem ferrar com sua placa de trocentos mil R$.
atenção: a placa usada nese Tutorial foi uma Xfx 6800 NU, os clocks em questão devem ser respectivos ao limite do seu prórpio hardware. Isento-me de qualquer responsabilidade por defeitos decorrentes desse procedimento - faça por sua própria conta e risco
Atitool 0.25 Beta 11
1- Vão no ATITool (sim, a versão 0.25 Beta 11 funciona perfeitamente com placas Nvidia 6xxx) e criem um perfil "overclock" e "underclock" com os settings que vocês acharem apropriados, eu deixo os meus assim:
No "Overclock" o que interessa é o "3D performance"
No Underclock o que interessa é o "2D performance"
Você tem que fazer isso porque as memos não aceitam mudança gradual de clock dentro de um mesmo perfil, se você setar 820mhz todos os itens (2D, 3D low Power e 3D) ficam com o mesmo valor.
2- Protegendo sua placa de um modo "dumb-proof" - usuários "avançados" não precisam se preocupar muito com essa parte.
Clique em "settings" e na tela "Overclock" defina da seguinte forma:
Basta definir o máximo recomendável ou provável da capacidade do seu hardware tanto no "Core" quanto no "Mem". Vocês podem chegar nesse valor usando a ferramenta "find max core" e "find max mem" no painel principal do ATITool com a ressalva de não botar ambos no máximo, pois o over do core afeta o over das memos (alimentação).
3- Agora vamos colocar os perfis para serem utilizados no momento adequado.
Clique na seta pull-down (janelinha com seta) e mudem para "Startup":
Dessa forma eu garanto que quando o windows iniciar minha placa fique em underclock - economizando minha energia e aumentando a vida útil da placa enquanto seu potencial não é necessário (digitando e lendo e-mails, trabalhando com o office ou batendo papo por exemplo)
Agora mudem para a tela "3D detection":
Marquem a opção "3D-Detection enabled" e no item "When 3D application is detected", marque a opção "load profile" e selecione seu perfil "overclock".
Já no item "When 3D application is closed", marque a opção "load profile" e selecione seu perfil "underclock".
Caso algum aplicativo não se adapte bem a mudança de clock durante a execução é só clicar em "exception list" e selecionar o executável do programa que não se deu muito bem (até agora nunca tive problema com nenhum aplicativo - uso essa opção para modelar alguma coisa em 3D Max e quando uso um CAD qualquer).
Espero que ajude e boa sorte. Lembrando que isso vale tanto para ATI quanto para Nvidia

K-A