Cockpit para o FB - construa o seu.

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
Post Reply
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Cockpit para o FB - construa o seu.

Post by 21_Sokol1 »

O seu "posto de pilotagem" é do tipo classe econômica de linha aérea do Tarzikstão? :-D

Image

Seus problemas acabaram!

Chegou o projeto COCKPIT FB for dummies.

=====================================================================

COCKPIT FB

(Original em francês - tradução livre por Sokol1)

« Apaixonado, é necessário sê-lo!!! Eu diria até mesmo ligeiramente tolo... mas quando se gosta, nada não é demasiado bonito. Aquilo que se faz é feito com paixão. »

Enfim eis o meu cockpit. Inicialmente contrui um cockpit Ackers BARNES(F-16).

Image
Cockpit tipo Ackers BARNERS, desmontável, para se levar a eventos.
Download de plantas para construção em CTP/MDF deste tipo de pit: http://www.62ndfightingfalcons.asn.au/6 ... ockpit.htm
Image

Mas verifiquei que o assento, mesmo com espuma... mais almofadas e almofadas, era desconfortável. E me sentia mal depois de ½ hora nele, sem falar depois de 3 horas no domingo. Então decidi que minha felicidadade (e conforto) não sairia caro. Encontrei um banco direito de Clio em bom estado por 40€.

E assim, fui instalar meu « precioso », e ... problemas. O banco era mais largo, então alarguei os montantes lateirais, elevei o piso, pois o trilho da direita é mais baixo que o da esquerda. Instalado. Mas ainda não estava satisfeito, porque os paineis laterais eram muito baixos e meu joystick ficou mal instalado. Em consequencia decidir construir um novo cockpit.

Primeiro fiz uns desenhos com o Corel Draw. Em primeiro lugar, fui procurar em meus arquivos, (sou um pouco modelista) e encontrei umas plantas do FW 190 A8 (tive a sorte em conseguir uma cópia das plantas originais na Inglaterra). Depois de pegar as medidas do cockpit Ackers BARNES (F-16) procurei uma maneira de adapta-las a planta do FW 190. Difícil, difícil. E além disso, meu desejo era ter um cockpit estilo anos 40. Pode-se muito efetivamente adapta-lo aos cockpits modernos.

Porque o cockpit do FW 190 é certamente um dos primeiros a ter paineis (consoles) laterais, e um dos únicos (de sua epóca) a ter um acelerador de tipo moderno à mão esquerda.

Em consequencia disto retornei às medidas do cockpit do FW 190, mas alterando-as severamente a nível do painel de instrumentos, (1) porque se tivesse utilizado as medidas exatas, teria sido obrigado a levantar a cabeça para ver o monitor. O modelo apresentado em corte é cópia do modelo apresentado na planta original.

Image

O resultado é que as dimensões são quase as mesmas de um cokpit do FW 190. De qualquer modo o banco de Clio está sobre trilhos corrediços e pode ser regulado longitudinalmente. Acho que as plantas são auto explicativas, contudo algumas dicas :

- As 4 cavernas, os pisos, e os panéis (consoles) laterais são de compensado (ou MDF) de 10 mm.

- As longarinas são de 30 mm de largura por 20 mm de espessura. Ao coloca-las no lugar, os ângulos superior e externo vão exeder. Será necessário aplainalos para ajustar-los as cavernas.

- Para colagem foi usado cola branca para madeira.

- O « revestimento » externo é em compensado de 5 mm, ou melhor, em 3 mm para quem conseguir encontrar. Recortar ligeiramente maior, colar e reforçar as emendas com pequenos pregos de cabeça plana.

-Depois da cola secar, ajustar as bordas.

-O restante consiste em instalar a parte « informática », o joystick e o acelerador.

- É possível passar os cabos sob os panéis, ao longo das longarinas, mas para maior facilidade, preparar as passangess antes de colocar os painéis da fuselagem.

- Os dois painéis de instrumentos são idênticos ao reais, as dimensões muito próximas das exatas. Para os que quizerem instalar instrumentos... mais isto é outra estória.

- Para um bom acabamento final, aplicar duas camadas de selador para madeira, lixar (faz uma poeira branca muito fina), limpar e aplicar uma ou duas camadas de tinta de sua preferência. NT-O ideal é seguir o padrão Federal Standart e usar os RLM corretos.

Image

Bons voos.

Pierre 2a.
Forum da http://www.checksix-forums.com

Download de .doc com a planta e o texto acima em francês:
http://drageonfly.free.fr/images/im.../Cockpit_FB.rar

==========================================================================
Caso seja de interesse, o Bazi's disponibilizou para download, decalques 1:1 do painel frotal, laterais e dos instrumentos para plotar em vinil e decorar seu "190D9":

ImageImageImage
http://www.finestart.de/D9/fw190d9_armaturen-bazi.rar
http://www.finestart.de/D9/instrumente-main.htm

(1) Mmm, não me lembro onde, mas acho que já vi uma choradeira a respeito disto... :lol: :lol: :lol:

SP!

Sokol1
Last edited by 21_Sokol1 on 18 Nov 2005 20:19, edited 1 time in total.
User avatar
33_Costa
Arataca
Arataca
Posts: 2451
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: Curitiba

Post by 33_Costa »

Caraca. saca que maneiro!

http://www.finestart.de/D9/fw190d9_panorama-poster.rar

Image

Já imaginou um do P47 assim impresso em ploter em um quadro na parede 8)
User avatar
34_Bodoque
Ala
Ala
Posts: 1630
Joined: 16 Jan 2004 21:00
Location: Minas uai!

Post by 34_Bodoque »

S!

Olha ai Costa... fiz no tapa e sem nenhum trato na imagem, mas é possivel fazer uma igual a essa ai :-D .

Image

SP!
01000001 01101100 11110100 00100000 01000111 01101001 01101100 01100100 01100001 00100001
31_CrossBones
Veterano
Veterano
Posts: 7408
Joined: 22 Aug 2004 21:00
Location: Santos/SP
Contact:

Post by 31_CrossBones »

S!

Caracas, Bodoque...show de bola! :ok

A única coisa que estragou a imagem foi aquela assinatura na parte de baixo.... :D

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Bodoque,

Isto ai deve dar o maior trabalho, mas se seu monitor suportar faça um com a resolução do game em 1600x1200 e filtros AA e AF ativados. Coloque o avião mais alto para aparecer menos o "mundo" e use a iluminação do sol do game.

SP!

Sokol1
User avatar
33_Costa
Arataca
Arataca
Posts: 2451
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: Curitiba

Post by 33_Costa »

21_Sokol1 wrote:Bodoque,

Isto ai deve dar o maior trabalho, mas se seu monitor suportar faça um com a resolução do game em 1600x1200 e filtros AA e AF ativados. Coloque o avião mais alto para aparecer menos o "mundo" e use a iluminação do sol do game.

SP!

Sokol1
Isso ai :-)

E fazer o 360 graus também :-P .Ah, e com a skin do Gavca porra.

:-P
User avatar
34_Bodoque
Ala
Ala
Posts: 1630
Joined: 16 Jan 2004 21:00
Location: Minas uai!

Post by 34_Bodoque »

S!

:lol: :lol: ...do jeito que o Rezus aqui de casa é, se eu forçar mais as config. de vídeo, além da que vocês estão vendo, vai dar 0,5 fps. :lol:

Mesmo assim eu vou ver se faço uma melhor aqui e posto depois ;) .

SP!
01000001 01101100 11110100 00100000 01000111 01101001 01101100 01100100 01100001 00100001
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

vai dar 0,5
Não tem problema (fora esperar uns 15 minutos para o game carregar)
pois vai dar pause para gravar as SS (fora os outros 5 minutos para mudar
de um angulo para outro). :) :)

SP!

Sokol1
Post Reply