NVtoMouse

Forgotten Battles, Ace Expansion Pack, Pacific Fighters, 1946 e Cliffs of Dover. Dúvidas, dicas, novidades e debates.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

NVtoMouse

Post by 21_Sokol1 »

Existem varias alternativas ao truncado sistema de visão por HAT do IL2.
O desejado TrackIR, o Cam2pan, o Freelook, o russo HeadToMouse,etc.

E os emuladores de TrackIR por HAT, como o conhecido NewView, o simplório mas eficiente JoyToKey, o ViewFree, o Joystick2Mouse,etc.

Usei muito o NewView, mas ele é chatinho de configurar, então passei a usar o JoyToKey, que só precisa definir a velocidade dos eixos X e Y, e usar o botão do joy para a função F5 - centrar a visão (Em joy de poucos botões pode-se usar o HAT para baixo) tem o incoveniente de que com o mapa do jogo aberto o HAT move o mouse sobre ele e não a visão.

Achei duas novas alternativas no forum da AviaForum (russo), uma por hardware, o HeadJoy, dispositivo tipo TrackIR, cujo kit é vendido pro meros 125 rublos, este .AVI demonstra a flexibilidade do mesmo, que tem inclusive ZOOM. É meio trambolho:
:roll:
Image
HeadToJoy KIT

A outra é por software, o NewViewToMouse - uma simplificação do NewView, que permite voce controlar a visão suavemente nos eixos X e Y, com menor curso no eixo Y para baixo ou seja voce não olha no assento. :ok
E define um botão para centralizar a visão. Só.
Gostei dele, já que não arrasta a seta do mouse sobre o mapa como o JoyToKey- continua a controlar a visão mesmo com o mapa aberto, e não tem a "complicação" do NewView.

Image

Download: NVToMouse

SP!

Sokol1
Last edited by 21_Sokol1 on 24 Sep 2005 23:21, edited 2 times in total.
User avatar
07_Phantom
Veterano
Veterano
Posts: 6802
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Contact:

Post by 07_Phantom »

Outro link =] Mas aqui deu erro de ponto flutuante . . . e ai Sokol?

http://www.mousevision.com/game/newview/NVtoMouse.exe
SP!
Phantom
User avatar
33_Costa
Arataca
Arataca
Posts: 2451
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: Curitiba

Post by 33_Costa »

07_Phantom wrote:Outro link =] Mas aqui deu erro de ponto flutuante . . . e ai Sokol?

http://www.mousevision.com/game/newview/NVtoMouse.exe
Mesma coisa aqui, pior que tem que fechar no Ctrl+Alt+Del.

:sad:
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Pipow,

Este screem do NVToMouse .093 ai é do meu desktop, testei esta versão e a .80 do link do PH sem problemas, o joy usado foi um M$ FF PRO e o mouse um M$ Intelimouse de bolinha de 98, sem maiores problemas.

Inclusive este NVToMouse me permitiu pela primeira vez mechar a visão dentro dos cockpits da k@k@ do BoB:WoW, antes havia tentado o escambau e nada da visão mudar interna naquele torturante SIM.

Não sei o que pode estar errado ai com vocês, try again. ;)

SP!

Sokol1
User avatar
Sassafraz
Posts: 33
Joined: 19 Oct 2003 21:00
Location: Castro/ PR

Post by Sassafraz »

S!

Pois é...aqui tb!??

:-?


abraços,

Sassafraz!
"...Sassafraz, a cachaça que satisfaz..."
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Acho q já sei o motivo deste erro. :-P
Na verdade este NVToMouse é uma interface (simplificada) para o
NewView, e embora não o estivesse usando atualmente ele esta numa
pasta do diretório IL2, o NVtM usa a NPClient.DLL dll do NV.
Zipei a pasta do NV e apareceu este erro de ponto flutuante.

Ou seja ele não faz nada que o NV não faça. Bom aqui pelo menos deu paning na k@k@ do BoB:WoV.

SP!

Sokol1
hawkice

Que vantagem eu teria ???

Post by hawkice »

Tenho um joy com a micro-alavanca HAT, esses programas me dariam alguma facilidade na visualização ou só são mais indicados para quem não tem a micro alavanca no joy? (já baixei os arquivos mas o NVtoMouse está dando erro) dá pra explicar melhor as vantagens e desvantagens?
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

hawkice,

O sistema de visão original do IL2 séries tem dois sistemas:

PAN VIEW = voce aperta o HAT para a direita e a visão move em incrementos de 45 graus, util se voce quer procurar algo a sua direita, mas se quer olhar para tras precisa dar quatro toques no HAT, para centrar a visão precisara de mais quatro. Ou seja é ruim.

SNAP VIEW = voce aperta o HAT para a direita e a visão vai direto para tras, útil para C6, mas se precisa olhara rumo a ponta da asa não vai servir...

Acho que a idéia original do game era usar alternadamente os dois sistamas (F9), pode ser que alguem se acostume. :roll:

Os programas citados no início deste tópico são para melhorar este sistema. O mais simples e fácil de configurar é o JoyToKey, bastar definir a velocidade para os eixos X e Y e pronto. Tem como "inconvenientes":

-Precisa ser carregado antes de inicar o game/HL. Embora se esquecer dê para usar Alt+TAB.
-Se o mapa (M) esta aberto ele passa a mover a seta do mouse e não a visão.
-Seu deslocamento é linear (embora isto não tenha maiores problemas).

DICA - Como estes programas precisam que se designe um botão (de prefefência próximo ao HAT) para centrar a visão, se voce tem um joy básico com poucos botões, use o HAT para baixo para isto, já que olhar "para os pés" no cockpit não tem muita utilidade.

O melhor (IMO) é o NewView, criado pelos russos para emular o TrackIR,
usando o Cam2Pan, mas serve tambem para emular o TrackIR via HAT.

OBS - Depois que passei a fuçar no AviaForum, tiro o chapéu para os russos, (alem do IL2 ;) ) eles tem criações geniais em materia de programinhas utilitarios, criar/modificar joysticks - o =RR= Russian Rudder é o melhor Pedal de Leme que já vi! Sistemas alternativos ao (caro) TrackIr, como o HeadMouse e HeadJoy, que inclusive tem ZOOM.

Seu deslocamento não é linear (velocidade ajustável), o que faz "olhar para tras" mais parecido com virar a cabeça de lado para olhar para tras. ;)

Tem varias opções, como assignar um botão para olhar rapidamente para o painel, checar o 6, etc.

Inicia automáticamente com o IL2/Fb/AEP, uma vez configurado é esquecer e usar.

A princípio parece complicado de configurar, dada a multiplicidade de opções, mas aqui no GAVCA tem um extenso tópico sobre ele, inclusive uma tradução (tabajara) da interface para Portugês-Br feita por um tal de Sokol1. ;)

Um outro programa que dizem ser até mais completo que o NewView é o ViewPlus, mas ele depende do Microsoft Net Framework (~20Mb) para funcionar, não sei porque nas duas vezes que instalei aqui não deu certo.

Na www.airwafare.com tem link para download, tando o ViewPlus como do NewView.

Quanto ao NVtoMouse esqueça, pois se voce já instalou e configurou o NewView não precisara dele, sua real função é permitir a visualização do mouse na calibração do Cam2Pan quando em uso com o NewView. (Vixi, que salada).

Uma vez que você passa a usar e se acostuma, vê que estes programas são essenciais.

SP!

Sokol1
Last edited by 21_Sokol1 on 24 Sep 2005 23:23, edited 2 times in total.
Rossner

Post by Rossner »

É, depois de acostumar, vc não vai mais querer saber do sistema de visão nativo do IL2, e qto à tradução Tabajara do tal de Sokol1, ficou dez... :ok
Von_Ammon

Post by Von_Ammon »

Salve pessoal !!!

Primeiramente gostaria de parabenizar pelo ótimo forum, através do qual sempre tenho acesso a muita informação interessante ;)

Estou querendo comprar os pedais da GS e gostaria de saber se é possivel programar o leme do meu FFB2 para checar o six, sendo que também uso o nview.

As vezes ocorre uma certa imcompatibilidade com algumas configurações de visão do IL2 em conjunto com o nview. Por exemplo, nas teclas de pan view. Ocorre com voçês? No meu caso, não consigo configurar uma tecla para checar o six em conjunto com o nview.

Forte abraço

VF-1_von
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

e gostaria de saber se é possivel programar o leme do meu FFB2 para checar o six, sendo que também uso o nview.
Mmmm, acho que não vai dar, uma vez que os comandos instantaneos de visão devem ser atribuidos a botões/teclas. O leme do FF2 é um eixo, um uso possívell para ele seria um freio proporcional, já que nos eixos do HOTAS do game a lugar para o Brake.

Como o pedal GS não tem freio proporcional, são apenas botões tudo ou nada, e o IL2/FB/AEP/PF não suporta TOE BRAKE (freiar cada roda independentemente - com o CH Pedal, usando o programa CH Mananger é possível emular isto), pois seu sistema de freio segue o padrão do IL2/YAK ou Spit/Hurri - voce aciona uma alavanca no manche e pisa do leme do lado da roda que quer freiar, ai vai uma idéia de "girico":

Coloque o freio na "alavanca" (twist do FF2) e use os botões dos pedais GS para Checar o 6. :) Ache que o duro sera acostumar. ;)
As vezes ocorre uma certa imcompatibilidade com algumas configurações de visão do IL2 em conjunto com o nview. Por exemplo, nas teclas de pan view. Ocorre com voçês? No meu caso, não consigo configurar uma tecla para checar o six em conjunto com o nview.
Voce apagou as configurações originais nas seções PAN e SNAP view do setu do game? Com o uso deste sistemas alternativos de visão é imperativo zerar tais comandos, para evitar "coisas estranhas".

SP!

Sokol1
hawkice

ViewPlus

Post by hawkice »

SOKOL
Eu já consegui o newview, mas ainda não havia instalado, agora o NVtoMouse como não precisa instalar eu cheguei a testar mas não funcionou agora sei que é apenas uma tela gráfica pra o newview, valeu mesmo a explicação.

Este outro o viewplus o link está quebrado e não consegui baixar, agora vc falou de um tal "Cam2Pan" este é o que?
hawkice

Cam2pan e Freelook

Post by hawkice »

Sokol já entendi, fiz uma pequena pesquisa na net e o cam2pan é um track de movimento, né?

Bom encontrei também este outro aqui, que é pequeno e parece segundo o que li também muito bom: http://www.freelook.org/download/a0011.exe

Experimentem e me digam o que acham, eu não tenho experiência com estes esquemas, pra dizer se é bom ou não.

PS: meu joy é um intruder com 8 botões de ação, hat, rudder, e acelerador, e tém force feed-back suportado pelo software da illusion.
Von_Ammon

Post by Von_Ammon »

Valeu Sokol ;)
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Este outro o viewplus o link está quebrado e não consegui baixar, agora vc falou de um tal "Cam2Pan" este é o que?
Aqui na Airwarfare o link esta ok, testei e baixou:
http://www.airwarfare.com/Sims/FB/fb_viewplus.htm

http://www.airwarfare.com/Sims/FB/files ... vwps28.rar <<<<

Artigo em alemão:
http://www.sturmovik.de/wiki/index.php?title=View_Plus

Lembre-se que precisa ter instalado o Microsoft Net Framework - via Windows Update da para baixar.

Quando ao Cam2Pan e Freelook são imitações do TracrIR, com uso de uma WebCam, dizem que ate quebram um galho, até você comprar um TrackIR. :)

Vai depender da WebCam que você tem, de resto um LED de controle remoto, uma pilha de 3V e um pedaço de filme fotográfico velado.
Caso queira testar, de uma olhada neste tópico, tem mais detalhes:

http://www.valvin.net/falcoes/viewtopic ... t=freelook

Bem configurados o Cam2Pan e o Freelook funcionam bem, veja esta track do FB, baixe aqui (175kb)

http://s55.yousendit.com/d.aspx?id=1682 ... 1WJHGFNYKM


SP!

Sokol1
Post Reply