Page 1 of 1

A escolha do nome do seu carro.

Posted: 31 Aug 2005 20:41
by 31_CrossBones
:skull:

S!

Saiba como é feito o longo e difícil processo de escolha do nome dos carros pela montadora :

Quando recebemos a notícia de que teremos um filho, a primeira pergunta é: como ele se chamará? Alguns pais chegam a demorar nove meses para decidir algo que terá de agradar em um primeiro momento, só a eles. Agora, imagine escolher o nome de um carro que precisa agradar milhares de pessoas, em muitos casos de países e culturas diferentes.

O processo do nascimento
O estudo para a elaboração do nome se inicia com meses ou anos de antecedência em relação ao lançamento do modelo. “Cinco anos antes de o EcoSport chegar ao mercado, já estávamos pensando no nome, e levamos dois anos para essa escolha”, afirmou Luiz Salém, diretor de marketing da Ford do Brasil.

Na maioria das empresas, o setor responsável por todo o desenvolvimento do nome é o departamento de marketing, mas em algumas montadoras, a engenharia de desenvolvimento de produtos também está inserida nesse processo, como é o caso da Fiat.

A pesquisa
Todas as empresas têm uma lista de nomes patenteados. Ao nascer um projeto, esta relação é acessada para que os nomes em potencial sejam selecionados. Ela é grande, por isso passa por uma intensa triagem na qual são escolhidos por volta de 10 nomes. Após a pré-seleção, o consumidor entra em cena. É formado um grupo fechado de pessoas que não têm nenhuma relação com a empresa para terminar o processo. São elas que irão ajudar os responsáveis a definir o nome do futuro modelo. Outras montadoras, como a Fiat, preferem deixar esse trabalho restrito aos departamentos apenas.

A escolha
Após todo o processo de pesquisas para escolher o nome, o departamento de marketing deve levar em consideração vários fatores: ele precisa estabelecer um link com o modelo; tem de ser uma associação, se não direta, ao menos indireta, com o produto; e ter uma facilidade de memorização - que ajudará na fixação da marca. Se não bastasse tudo isso, é preciso que o nome também represente os princípios da montadora. Há também o investimento em comunicação - se o nome for difícil, a empresa terá de gastar mais dinheiro com publicidade. Por exemplo, quando a Ford lançou o novo Fiesta, apesar de ser um carro completamente diferente do antigo, optou por manter o mesmo nome, pois já era conhecido pelo público e não seria necessários gastos elevados com publicidade.

O batismo
Mesmo com o nome definido, ainda há uma nova fase que envolve os mercados onde o modelo irá circular. Os que são específicos para o Brasil podem receber nomes locais, como a Parati. Já os modelos que serão vendidos em vários países devem ter nomes neutros. Como é o caso do Fiat Palio, que é uma corrida na Itália, cidade natal da montadora. Esse nome lembra competição e velocidade. O VW Fox, que é uma palavra de fácil assimilação e memorização, além de sugerir a idéia de carro veloz, ágil e compacto, significa raposa em inglês, que remete às principais características do animal: esperto, matreiro, astuto e sagaz. Já a picape Ford Courier significa mensageiro.

Um caso curioso é o Gol. A utilização desse nome no compacto da VW foi uma ótima sacada, mas teve muitos riscos. Por ser muito forte e positiva, a palavra, que lembra o esporte mais popular do país, poderia ser um problema caso o modelo não tivesse sucesso. Por isso, a Volkswagen demorou anos para associar o carro com o futebol. Somente quando o Gol já era líder do mercado há anos e sua imagem estava consagrada como o modelo mais vendido e confiável, a VW resolveu usar o recurso, como agora na próxima campanha de lançamento da Geração 4, em que Pelé “faz” os dois gols perdidos na Copa de 70.

Qual o significado dos nomes dos veículos?

Fiat
UNO: o número um, no idioma italiano. Recebeu este nome por ter sido o primeiro modelo de uma nova geração de carros Fiat.
MAREA: significa o movimento periódico das águas do mar, que em português é conhecido como maré.
STRADA: significa estrada e representa o sentimento de liberdade que o carro proporciona ao motorista.
DUCATO: refere-se a uma moeda de ouro cunhada originalmente na região de Veneza e depois em outros territórios da Europa.

Volkswagen
LOGUS: palavra de origem grega que significa centro de equilíbrio: harmonia e ritmo que regem o universo.
GOLF: nome alusivo ao esporte, como o carro, que sugere não somente a esportividade, mas também o requinte do mesmo.
KOMBI: do alemão Kombinationsfahrzeug. Semelhante a Variant, quer dizer veículo combinado ou combinação do espaço para carga e passeio.

General Motors
CORSA: corrida em italiano.
VECTRA: selecionado entre combinações feitas por um computador para obter palavras fictícias que lembrassem a palavra alemã "vector”.
OMEGA: letra do alfabeto grego.
MONZA: homenagem ao circuito italiano de F1.

Ford
ESCORT: acompanhante.
FIESTA: festa.
KA: é a força vital, o que se preserva após a morte. Ou, no sentido que a Ford quis dizer, apenas o básico, a alma. Também é o nome de um dos deuses do antigo Egito.
RANGER: patrulheiro

Por Michelle Raeder

Re: A escolha do nome do seu carro.

Posted: 31 Aug 2005 20:53
by ChesTerKey
Poooouutzzz
bem interessante
:shock: :shock: :shock:

Posted: 01 Sep 2005 09:59
by 15_Nymer
S!

Fico imaginando aqui no Brasil alguém chegar num concessionária e pedir:

- Gostaria de comprar uma "Kombinationsfahrzeug"

Falar isso sem cuspir na cara do vendedor hauhauhauha.

SP!

Posted: 01 Sep 2005 12:44
by 04_Nospheratus
A minha Variant74 é uma perua...
mas como já tem idade avançada,
não permito que a chamem de perua...
Rebatizei para madame :lol: :lol:

Posted: 01 Sep 2005 16:24
by 17_Vulture
Por isso que gosto das Mercedes... Vê bem se os caras tem esse problema?
Pega um carro, chama de CLK ou de SL (se quiserem mais marketing chamam de SLR McLaren) e tamos conversados...

E NINGUÉM no mundo vai reclamar do nome dos carros... :-D

Posted: 01 Sep 2005 17:03
by 37_Tupan
S!
17_Vulture wrote:Por isso que gosto das Mercedes... Vê bem se os caras tem esse problema?
Pega um carro, chama de CLK ou de SL (se quiserem mais marketing chamam de SLR McLaren) e tamos conversados...

E NINGUÉM no mundo vai reclamar do nome dos carros... :-D
Faz sentido... :lol: :lol: :lol: :lol:

SP!

Posted: 02 Sep 2005 00:02
by 21_Sokol1
Curiosidade.

Porque no Brasil o Volkswagem Type1 ganhou o apelido de Fusca?

Quando surgiu por aqui, nos anos 50, os alemães que o promoviam
chamavam-no pelo nome original, cuja pronuncia em alemão soava
mais ou menos:

"Fôlquisvaguem" que abreviadamente era "Fôlquis".

Logo os matutos, que não conseguiam dobrar a lingua para pronunciar
o "Fôlquis", falavam Fusqui...Fusca. ;) Pegou!

SP!

Sokol1