"Windows Vista sepultará o OpenGL? "

Novidades, reclamações e ajuda aqui!!!
Post Reply
Bartels

"Windows Vista sepultará o OpenGL? "

Post by Bartels »

S!

Fonte Forum PCs

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.ph ... 60c054fa4f
O Windows Vista apresentará uma nova interface gráfica 3D ao usuário, a qual necessita de uma implantação diferente do DirectX, do que aquela utilizada pelo Windows XP, assim como de um novo modelo de drivers. Isto acarretará lastimáveis repercussões para a API OpenGL.

Sob Windows Vista a API OpenGL se tornará uma "capa" do DirectX, e a Microsoft se limitará a utilizar as especificações do OpenGL 1.4, suprimindo a possibilidade de recorrer às extensões proprietárias dos fabricantes de processadores gráficos, que geralmente permitem a introdução de inovações por hardware dos últimos GPUs.

Esta implantação terá várias repercussões sobre o OpenGL. De acordo com os desenvolvedores (ver esta discussão no fórum OpenGL.org) a performance OpenGl será dramaticamente reduzida (podendo chegar a 50 %), e a supressão das extensões afetará as aplicações que recorrem aos shaders OpenGL. Além disso, girar uma aplicação OpenGL no modo janela desativará a interface 3D do Windows Vista.

O Sr. Barthold, um desenvolvedor da 3Dlabs, confirmou estas informações precisando que se um driver ICD (openGL nativo) for carregado a interface 3D do Windows Vista será desativada. Se um desenvolvedor deseja conservar a interface AeroGlass, ele deverá fazê-lo de modo que a sua aplicação passe pela implantação OpenGL da Microsoft.

M Barthold acredita que é possível fornecer um driver ICD que suporte plenamente a interface de usuário do Windows Vista respeitando ao mesmo tempo as condições de estabilidade e segurança do novo sistema operacional. Mas ele acrescentou, "para fazer isso nós precisamos da ajuda da Microsoft".

A Microsoft responderá favoravelmente aos pedidos da comunidade dos desenvolvedores OpenGL?

Os defensores da API multi plataforma estão quase acreditando que a Microsoft deseja matar o OpenGL. A Microsoft, lembramos, deixou o ARB (Architecture Review Board), o consórcio encarregado de definir as especificações da API OpenGL.


Por SKuLL_DeviLL
3DChips-Fr
Agora fico aqui pensando , se o proximo Windows matar o OpenGL , o BoB se sair vira para directX ( XNA ) , e até ele sair não vou poder trocar de windows , e se tenho um athlon 64 e uma MOBO com PCX , migro pro Vista para utilizar o melhor do meu investimento ? e mato meu IL2 ?
Continuo com o XP em 32 bits , sem suporte total ao PCX e 64 bits ? mas consigo jogar IL2 , Doom 3 , etc com seus graficos no maximo ....

E a pergunta que mais me incomoda , A Nvidia vai continuar muito atras da ATI em DirectX ??? Será que nos que estamos migrando para familia 6 e 7 da Nvidia vamos nos odiar ano que vem ?
Perguntas e mais perguntas ......

O que vocês acham das " previsões " para o proximo ano ?
Teremos a chegado do Vista , do socket M2 da AMD , do cross fire da ATI ( que sai mês que vem , mas deve amadurecer mais ainda e promete ser mais acessivel que o SLI , uma X700 e uma X800 são mais baratas que duas 6600GT/6800GT ) .......

obs.: já sinto saudades do meu atari

< O _
User avatar
36_Killer-Ants
Veterano
Veterano
Posts: 3880
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: 1° GAvCaVi
Contact:

Post by 36_Killer-Ants »

S!

A meu ver isso é um tiro no pé, a M$ ainda tem problemas pelo fato de muita gente não ter migrado do 2000 para XP em ambiente corporativo. Mesmo que esses monopolistas fdp não implementem o Ogl, não dou um mês depois do lançamento para termos um workaround. Sinceramente, se eu tivesse uma opção de sistema operacional compatível om os softwares que eu necessito, já teria migrado.

Nem me fale... Já comprei a 6800 e o desembolso do processador + mobo nova, vai me deixar um bom tempo sem poder comprar mais nenhum hardware.

O problema dessas tecnologias SLI/Crossfire é a especificidade que eles acarretam - além das placas, sua mobo é apenas para um ou outro, ou seja quando você quiser mudar de fabricante sua mobo estará inutilizada. Acho isso um absudo, tecnologia descartável e concebida apenas para criar dependência e extorquir dinheiro :P Além do mais o desempenho de 2 placasequivale a 30% a 40% de melhora no desempenho global, uma das GPUs só funciona com 1/3 de sua capacidade - dinheiro jogado no lixo a meu ver

Estava vendo uma análise sobre os novos consoles, dentro em breve com os recursos disponibilizados, as empresas de games faram os lançamentos somente para eles e não mais para PCs.

Fico matutando com meus botões, que seria impossível isso acontecer hoje em dia, dado ao número de falhas nos softwares "gold" - são necessários vários patchs para resolver. Num console você teria que se contentar com o bug e deixar prá lá, não sei se a nossa cultura de patchs e correções se acostumaria nesse ambiente.

:drink:
K-A
"Nada no mundo é mais perigoso do que a ignorância sincera e a estupidez consciente!"
M.L.K
ChesTerKey

Re: "Windows Vista sepultará o OpenGL? "

Post by ChesTerKey »

Eu ainda me lembro de um livro que eu li sobre bill g***
e ele disia que o sonho dele era que o todo mundo no mundo inteiro tivesse um PC
Mas sera que ele mudo de ideia????????????????
:shock: :-P :-P :P :P

OBS:Vcs sabiam que bill matava aula pra jogar baralho????
ahuhauhuahuahuahua
31_CrossBones
Veterano
Veterano
Posts: 7408
Joined: 22 Aug 2004 21:00
Location: Santos/SP
Contact:

Re: "Windows Vista sepultará o OpenGL? "

Post by 31_CrossBones »

S!
ChesTerKey wrote: e ele disia que o sonho dele era que o todo mundo no mundo inteiro tivesse um PC
Mas sera que ele mudo de ideia????????????????
Mudou não, ele ainda deseja que todos tenham um Pc...com o RuWINDOWS, é claro! :)

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
Post Reply