Joy USB 8 eixos e 64 botões! (FOTOS DO DISPOSITIVO!)
Bom trabalho, continue firme!
O meu já esta pronto?
Aerroc, ha uma grande carência deste tipo de dispositivo na comunidade simuleira tupiniquim - o pessoal da Aerovirtual (que pode importar) geralmente compra o USBAxis da Opencockpit, mas ele é muito limitado, 5 eixos, 24 botões, não pertimite botões simultâneos.
Tem um caso curioso, para montar um painel de botões o garoto usou o circuito de tres gamepades USB, imagine a confusão de fios.
O circuito do LBodnar esta tendo boa receptividade na comunidade simuleira - fiz a maior propaganda dele nos foruns gringos.
No inicio do seu projeto voce falou em 64 botões, mas viu que o Windows só reconhece 32 (limitação imposta pelo Direct Imput do DX), viu como
o Mindaugas usa os outros 32? Com um software que emula teclado. A varios freware que faz isto (Autohotkeys, JoyToKey...).
Outra coisa a incorporar no seu circuito: suportar chaves toggle - aqueles interruptores ON-OF-ON, que ficam sempre ligados ou desligados. Encoders tambem são desejáveis.
Estou com um TQS parado (já que não funciona stand-alone) aqui, comprado justamente paa experiências - ia usar nele o circuito de um gamepade USB Clone Twin Shock, mas quero um que incorpore mais eixos: trimagem de profundor, aileron, leme. Just for fun!
Sokol1
O meu já esta pronto?
Aerroc, ha uma grande carência deste tipo de dispositivo na comunidade simuleira tupiniquim - o pessoal da Aerovirtual (que pode importar) geralmente compra o USBAxis da Opencockpit, mas ele é muito limitado, 5 eixos, 24 botões, não pertimite botões simultâneos.
Tem um caso curioso, para montar um painel de botões o garoto usou o circuito de tres gamepades USB, imagine a confusão de fios.
O circuito do LBodnar esta tendo boa receptividade na comunidade simuleira - fiz a maior propaganda dele nos foruns gringos.
No inicio do seu projeto voce falou em 64 botões, mas viu que o Windows só reconhece 32 (limitação imposta pelo Direct Imput do DX), viu como
o Mindaugas usa os outros 32? Com um software que emula teclado. A varios freware que faz isto (Autohotkeys, JoyToKey...).
Outra coisa a incorporar no seu circuito: suportar chaves toggle - aqueles interruptores ON-OF-ON, que ficam sempre ligados ou desligados. Encoders tambem são desejáveis.
Estou com um TQS parado (já que não funciona stand-alone) aqui, comprado justamente paa experiências - ia usar nele o circuito de um gamepade USB Clone Twin Shock, mas quero um que incorpore mais eixos: trimagem de profundor, aileron, leme. Just for fun!
Sokol1
CARACA!!! Agora que eu vi que ja passaram quase 2 anos que eu criei este post... vai ser enrolado assim na PQP!
Preciso saber como colocar um video aqui...
Vai umas fotinhas
Ainda tem bastante coisa pra fazer, mas o básico já está funcionando.
:ok[/img]
Preciso saber como colocar um video aqui...
Vai umas fotinhas
Ainda tem bastante coisa pra fazer, mas o básico já está funcionando.
:ok[/img]
Last edited by 11_Aerroc on 26 Apr 2006 23:21, edited 1 time in total.
Aerroc
Light as air, hard as rock!
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S!
Aerroc, o lcd pode ser configurado com qualquer variável (por exemplo quantidade de munição) ou só aquelas que aparecem no HUD do IL-2?
A propósito quando você tiver terminado o seu, quanto tempo levaria para "replicar" mais uns e por quanto sairia
K-A
Aerroc, o lcd pode ser configurado com qualquer variável (por exemplo quantidade de munição) ou só aquelas que aparecem no HUD do IL-2?
A propósito quando você tiver terminado o seu, quanto tempo levaria para "replicar" mais uns e por quanto sairia
K-A
"Nada no mundo é mais perigoso do que a ignorância sincera e a estupidez consciente!"
M.L.K
M.L.K
KA, as variáveis são disponibilizadas pelo DeviceLink, um recurso do game, e estão listadas abaixo.
Quanto as replicas, meu maior problema é tempo, vamos ver o que eu conseguirei fazer. Mas eu disponibilizarei todos os esquemas, pois a montagem é muito simples pra quem conhece o mínimo de eletrônica.
1. Parameters - common.
Podem ser configurados para mostrar no LCD
DeviceLink version id.
time of day - current time of the day within the game.
plane - string identifying the player plane.
cockpits - quantity of cockpits in the player aircraft.
cockpit current - number of the cockpit the player is currently in, starting
with 0. The cockpit # 0 is always the pilot in command's cockpit.
Returns -1 if the camera is on an external view.
engines - quantity of engines on the player aircraft.
2. Parameters - instruments readings.
Podem ser configurados para mostrar no LCD
speedometer_indicated [km/h]
variometer [m/s]
slip [deg.]
turn [-1.00 +1.00]
angular_speed [deg./s]
altimeter [m]
azimuth [deg.]
beacon_azimuth [deg.]
roll [deg.]
pitch [deg.]
fuel [kg.]
overload [-inf +inf]
shake_level [+0.00 +1.00]
gear_pos_l - left gear "leg" position
gear_pos_r - right gear "leg" position
gear_pos_c - central gear position
magneto [+0 +3]
rpm [rpm]
manifold [bar]
temp_oil in [deg.C]
temp_oil out [deg.C]
temp_water [deg.C]
temp_cylinders [deg.C]
3. Parameters - controls.
3.1. Analog controls (joy axis).
"Value" is limited to -1.00 +1.00.
Podem ser configurados para mostrar no LCD e/ou controlar por um dos 8 eixos
Power
Flaps
Aileron
Elevator
Rudder
Brakes
Prop Pitch
Aileron Trim
Elevator Trim
Rudder Trim
Todos os comandos no menu Control estão disponíveis para ser controlados por qualquer um dos botões.
Quanto as replicas, meu maior problema é tempo, vamos ver o que eu conseguirei fazer. Mas eu disponibilizarei todos os esquemas, pois a montagem é muito simples pra quem conhece o mínimo de eletrônica.
1. Parameters - common.
Podem ser configurados para mostrar no LCD
DeviceLink version id.
time of day - current time of the day within the game.
plane - string identifying the player plane.
cockpits - quantity of cockpits in the player aircraft.
cockpit current - number of the cockpit the player is currently in, starting
with 0. The cockpit # 0 is always the pilot in command's cockpit.
Returns -1 if the camera is on an external view.
engines - quantity of engines on the player aircraft.
2. Parameters - instruments readings.
Podem ser configurados para mostrar no LCD
speedometer_indicated [km/h]
variometer [m/s]
slip [deg.]
turn [-1.00 +1.00]
angular_speed [deg./s]
altimeter [m]
azimuth [deg.]
beacon_azimuth [deg.]
roll [deg.]
pitch [deg.]
fuel [kg.]
overload [-inf +inf]
shake_level [+0.00 +1.00]
gear_pos_l - left gear "leg" position
gear_pos_r - right gear "leg" position
gear_pos_c - central gear position
magneto [+0 +3]
rpm [rpm]
manifold [bar]
temp_oil in [deg.C]
temp_oil out [deg.C]
temp_water [deg.C]
temp_cylinders [deg.C]
3. Parameters - controls.
3.1. Analog controls (joy axis).
"Value" is limited to -1.00 +1.00.
Podem ser configurados para mostrar no LCD e/ou controlar por um dos 8 eixos
Power
Flaps
Aileron
Elevator
Rudder
Brakes
Prop Pitch
Aileron Trim
Elevator Trim
Rudder Trim
Todos os comandos no menu Control estão disponíveis para ser controlados por qualquer um dos botões.
Aerroc
Light as air, hard as rock!
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:s:
Cara desde que vi aquele controle inspirado no do Spit que o Sokol postou, fiquei imaginando como montar um daqueles, não parece ser difícil, porém também não é fácil, principalmente achar o material, onde montar e como produzir as conexões, fazer um FFB e coisas assim.
Se tiver dicas de como eu acho que com meu cunhado "meio professor pardal" conseguimos fazer uma base parecida com aquela.
Abraços
SP!
Cara desde que vi aquele controle inspirado no do Spit que o Sokol postou, fiquei imaginando como montar um daqueles, não parece ser difícil, porém também não é fácil, principalmente achar o material, onde montar e como produzir as conexões, fazer um FFB e coisas assim.
Se tiver dicas de como eu acho que com meu cunhado "meio professor pardal" conseguimos fazer uma base parecida com aquela.
Abraços
SP!
Aerroc,
Estava quase comprando um BU0836.
Voce venderia só PIC gravado?
Meu interesse maior é por um controlador USB de eixos e botões, que são limitados pelo rWin em 10 eixos e 32 botões, superaveis por softwares que fogem ao principio de simplicidade desejado.
Tenho alguns joys/volantes gameporte que quero converter para USB, bem como montar um "piano de manetes" tipo WWII - inspirado do F4F-U5 (post-war).
Como já postei, a uma grande carência deste tipo de circuito no Brasil.
Até arrumei um gravador de PIC emprestado, baixei o MPLAB, mas não entendo bulufas de programar.
Ah, para os "xiter" em potencial vale lembrar que o DeviceLink só funciona offline.
Sokol1
Estava quase comprando um BU0836.
Voce venderia só PIC gravado?
Meu interesse maior é por um controlador USB de eixos e botões, que são limitados pelo rWin em 10 eixos e 32 botões, superaveis por softwares que fogem ao principio de simplicidade desejado.
Tenho alguns joys/volantes gameporte que quero converter para USB, bem como montar um "piano de manetes" tipo WWII - inspirado do F4F-U5 (post-war).
Como já postei, a uma grande carência deste tipo de circuito no Brasil.
Até arrumei um gravador de PIC emprestado, baixei o MPLAB, mas não entendo bulufas de programar.
Ah, para os "xiter" em potencial vale lembrar que o DeviceLink só funciona offline.
Sokol1
MaGoid,
Um controlador baseado em PIC é muito mais avançado do que um baseado no ATMEGA, que segundo os entendidos nem é USB real, e sim um dispositivo serial que emula USB. Por isso a necessidade de mais componentes passivos externos, na forma de filtros - mas seu impacto no custo final é desprezível.
Por ex. os PICs trabalham com frequência de 100 MHZ ou mais, 10 ou 12 bits de resolução, etc.
O problema é o custo, por estas bandas um 18F2550 custa uns R$ 50,00 aai é mais vantagem para entusiasta DIY local investir num Bu0836 que é entregue na sua casa por ~U$ 45,00.
O custo foi umas das razões do Mjoy ter sido adotado pela comunidade do leste europeu.
Existem alguns projetos de "joystick" freeware para PIC, como o controlador de 60 botões + display do MMos, mas que não inclui eixos, para não concorrer com o Bu0836, disponivel na Racing Sim Central.
http://forum.racesimcentral.com/showthread.php?t=277873
Ou o AntJoy de cara da Russia, 8 eixos, HAT e 12 botões (4x3).
No forum da Aerovirtual tinha um sujeito trabalhando numa interface com PIC, com entradas (eixos e botões) e saídas (display). Se não me engano era o Sabilata, mas o projeto também é bem datado, e fora uns protótipos iniciais não vi mais nada...
Sokol1
Um controlador baseado em PIC é muito mais avançado do que um baseado no ATMEGA, que segundo os entendidos nem é USB real, e sim um dispositivo serial que emula USB. Por isso a necessidade de mais componentes passivos externos, na forma de filtros - mas seu impacto no custo final é desprezível.
Por ex. os PICs trabalham com frequência de 100 MHZ ou mais, 10 ou 12 bits de resolução, etc.
O problema é o custo, por estas bandas um 18F2550 custa uns R$ 50,00 aai é mais vantagem para entusiasta DIY local investir num Bu0836 que é entregue na sua casa por ~U$ 45,00.
O custo foi umas das razões do Mjoy ter sido adotado pela comunidade do leste europeu.
Existem alguns projetos de "joystick" freeware para PIC, como o controlador de 60 botões + display do MMos, mas que não inclui eixos, para não concorrer com o Bu0836, disponivel na Racing Sim Central.
http://forum.racesimcentral.com/showthread.php?t=277873
Ou o AntJoy de cara da Russia, 8 eixos, HAT e 12 botões (4x3).
No forum da Aerovirtual tinha um sujeito trabalhando numa interface com PIC, com entradas (eixos e botões) e saídas (display). Se não me engano era o Sabilata, mas o projeto também é bem datado, e fora uns protótipos iniciais não vi mais nada...
Sokol1
Last edited by 21_Sokol1 on 04 Jan 2009 14:15, edited 3 times in total.