O meu já está bem obsoleto - tem mais de 5 anos (sofreu um downgrate de PCie/VGA) e quando foi montado seguiu a receita "budget", nem vale a pena detalhar (i5 3.4/8GB/GTX970 3GB)
Como não uso "super monitor" vai segurando as pontas nos "demo" de simulador que "jogo": uma ou outra missão SP no CloD, "15 minutos" de teste do BoS depois das atualização, as duas semanas de "novidade" do Spit IXe do DCSW, algum treino com as funções enigmáticas do MiG-21 Bis...
=============================================================
Via de regra "Flight Simulator/Games" são mais CPU dependente do qeu VGA dependente.
Então compre o mais poderoso (em milhares de MHZ) que puder, o que já coloca Intel como o 1º.
Tecnológias "do futuro" como Hypperthreading, 8 ou mais núcleos" não dão
"bang per buck" nestes jogos.
Aqui no Brasil um i5 vai te dar mais
"bang per buck" que um i7.
Mesma coisa é quantidade de memória, colocar 32 no lugar de 16 passa praticamente despercebido, o que faz diverença é a latência e o clock (MHZ) da memória, assim 8 GB de baixa latência ~2033 MHZ resulta melhor qeue 16MB "genéricos".
VGA via de regra Nvidia é menos problemático, ex. o bugado CloD torna-se mais bugado com ATI's, o Il-2 BoS teve que ter um downgrate em certo efeito gráfico depois que migrou para DX11 causa de corrupção de textura causado por ATI.
Um fator determinante na escolha da VGA é o monitor/resolução/frequencia que quer usar, então se quiser rodar jogos em 4k (ou 5K como os computadores do STF

), ou usar 3 monitores... a VGA tem que ser mais parruda.
Para "Fligh Sim/Games" obter uma resolução HD (1920x1080) e um FPS estável acima de 50 é o alvo mais realista.
O problema é que no Brazil, zil, zil NVidia custa mais do que vale, então se o "budget" estiver apertado vá de ATI e acostume com "Durero Magic Square" no Canal do CloD e etc.
SSD para o Windows e games principais torna o carregamento de ambos mais rápido, hoje em dia é padrão usar (eu continuo na decaca passada

).
Usa-se um HD convecional para a "tranqueiras".
Se não pretende fazer overclock - no que em geral acaba gastando mais do que se ganha - comprar placa mãe "gamer" é bobagem, uma MB com chipset atual, lugar para a VGA(s) e memória pode ser até mini-ATX.
Gabinete "xunado" é bobagem, se tiver um que seja prático use, se o seu for 1999 (o meu é, por teimosia, ganhei um "xunado" maior, mas prefiro o "old time"

) compre um moderno de uns R$ 200.
Esse artigo do Adrenaline pode ajudar - embora o foco deles seja voltado para jogar "mainstrem games" em 4k com 60+ FPS. Vejo por exemplo que não usaram uma "fuderosa" placa mãe "GAMER" que custa mais de 4 dígitos.
http://adrenaline.uol.com.br/2017/01/31 ... pra-jogar-
O artigo deles "PC baratinho" mostra que tentar gastar pouco para rodar jogos não funciona - o gabinete usado neste parece o meu, só que pintei de preto-fosco.
=============================================================
Não existe isso de gastar (muito) hoje com computador para torna-lo "future proof", ano que vem qualquer coisa que comprar hoje estará obsoleta.
No forum do DCSW tem um testes interessantes com hardware, vou ver se acho os tópicos.