Exclusivo - Gripen para as Olímpiadas
Posted: 11 Jul 2016 11:54
A aviação de caça procura renascer das cinzas. Quatro aeronaves Gripen realizarão um tour nas próximas semanas entre as Bases de Anápolis e Santa Cruz
Em negociações mantidas em sigilo, entre o Brasil e a Suécia, está acertada a vinda de 3 ou 4 aeronaves de caça Gripen (2 C e 2 D) para o Brasil no período das Olímpiadas Rio2016 ou talvez posterior.
Os objetivos são vários e colocados em relevância após a perda de um F-5FM na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no dia na terça-feira (05JUL2016). Os pilotos ejetaram-se e passam bem.
A disponibilidades da frota de aeronaves de caça está baixa e alguns apresentam grave limitação operacional pelo fadiga estrutural ou falta de manutenção em componentes específicos.
O Caminho da Crise
O primeiro F-5EM foi entregue à FAB, no dia 21 de Setembro 2005. Em 2009, 31 aeronaves tinham sido modernizadas. A última aeronave, de um lote de 46, foi entregue pela EMBRAER Defesa & Segurança à FAB, em Março de 2013.
Muito longe do cronograma inicial, que previa todas as aeronaves serem modernizadas até 2007.
A paralisação da modernização das 8 aeronaves F-5E/F, de um lote de 11, adquiridas da Jordânia complicou ainda mais a disponibilidade de caças. Aliado a isto também a paralização dos trabalhos de modernização do A-1M.
As palavras do então Comandante do COMGAR na cerimônia de entrega do primeiro F-5EM:
“Testemunhamos, neste momento, o revigorar do elã de cada um daqueles que têm a própria história da vida confundida com a história dessa aviação, aí inseridos nosso pessoal da área técnica, de apoio e os próprios pilotos”. Por ironia da história as palavras foram proferidas pelo Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito.
Na época, a efetividade dos Mirage III EBR, do 1º Grupo de Defesa Aérea (GDA), baseado em Anápolis já era uma história de ficção.
fonte: Defesanet
Em negociações mantidas em sigilo, entre o Brasil e a Suécia, está acertada a vinda de 3 ou 4 aeronaves de caça Gripen (2 C e 2 D) para o Brasil no período das Olímpiadas Rio2016 ou talvez posterior.
Os objetivos são vários e colocados em relevância após a perda de um F-5FM na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no dia na terça-feira (05JUL2016). Os pilotos ejetaram-se e passam bem.
A disponibilidades da frota de aeronaves de caça está baixa e alguns apresentam grave limitação operacional pelo fadiga estrutural ou falta de manutenção em componentes específicos.
O Caminho da Crise
O primeiro F-5EM foi entregue à FAB, no dia 21 de Setembro 2005. Em 2009, 31 aeronaves tinham sido modernizadas. A última aeronave, de um lote de 46, foi entregue pela EMBRAER Defesa & Segurança à FAB, em Março de 2013.
Muito longe do cronograma inicial, que previa todas as aeronaves serem modernizadas até 2007.
A paralisação da modernização das 8 aeronaves F-5E/F, de um lote de 11, adquiridas da Jordânia complicou ainda mais a disponibilidade de caças. Aliado a isto também a paralização dos trabalhos de modernização do A-1M.
As palavras do então Comandante do COMGAR na cerimônia de entrega do primeiro F-5EM:
“Testemunhamos, neste momento, o revigorar do elã de cada um daqueles que têm a própria história da vida confundida com a história dessa aviação, aí inseridos nosso pessoal da área técnica, de apoio e os próprios pilotos”. Por ironia da história as palavras foram proferidas pelo Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito.
Na época, a efetividade dos Mirage III EBR, do 1º Grupo de Defesa Aérea (GDA), baseado em Anápolis já era uma história de ficção.
fonte: Defesanet