Livro interessante. Algumas curiosidades.
Até destruir seu primerio LaGG o piloto tinha destruído - da Luftwafe: um biplano de treinamento, danificado dois BF 109 G num "flying taxi" e perdeu o Fw 190 A-4 com que destruiu o LaGG num "crash landing", a suposta causa seria uma granada que explodiu dentro de um dos canhões, danificado a asa direita.
A impressão é que a maioria dos pilotos da Lufwaffe só estavam interessados em Cruz de Ferro e outras medalhas....
Segundo o piloto, a maioria dos pilotos de caça da Luftwaffe não tinha treinamento em vôo por instrumento para mau tempo.
Fala do "mito" da necessidade de atirar no radiador de óleo do IL-2 Sturmovik como forma de derrubá-lo mais facilmente.
Também do "mito" de (americanos) atirar em paraquedas...
Numa ocasião seu grupo deu suporte a uma tentativa de resgate de um grupo de "rear guard" cercado pelos russos numa estação ferroviária. Do ar viu alguns soldados sendo carregados em padiolas durante a retirada, descobriu depois que um deles era seu irmão, morto num ataque de morteiro.
Noutra ocasião, durante a noite, tanques russos apareceram no portão do quartel abandonado que ele e um grupo de pilotos de uma base próxima usavam como dormitório, os soldados da infantaria Russa "montada em tanque" vasculharam a ala direita do quartel e foram embora, eles estavam no segundo andar da ala esquerda...
Depois de Kursk o lema (informal) dos soldados alemães era:
"Para frente camarada! Estamos em retirada novamente." 