

A questão é, como fazer uma avaliação (review) justa, sem preconceito, que reconheça o trabalho feito (ou não) e ao mesmo tempo sirva de referência para eventuais interessados "em cima do muro"?
Bom, quando o il-2 Sturmovik foi lançado em 2001 o site Combatsim (que era "a referência" para jogos de simulador de combate na época - hoje é só um blog de notícias meio desatualizadas) fez um review baseado nestes critérios:
O que mais poderia ser incluído nesta análise?Setup and Installation (procedimento/facilidade de instalação do jogo, de updates, apresentação da Interfaçe, facilidade de navegação pela mesma, configuração de gráficos, som, gameplay, controles...)
Graphics (qualidade do 3D dos aviões, veículos, armamento, terreno, cidades, céu...)
Damage Effects (efeito visual dos dos tiros, as explosões, fogos, fumaça, vazamentos, etc.)
Damage Modeling (danos nos aviões, veículos, construções... sua diversidade, credibilidade)
Flight Models (como voam, suas performances, diferenças entre modelos, resposta aos comandos, trimagem, efeito de "torque", efeito a força "G", do vento, estol, parafusos, pousos...)
Sound (de motores, armamento, FLAK, explosões, "chat da AI no rádio" - pode incluir se tem "Batifik Sonar Radar")
Environmental Effects (Nuvens, chuva, neve, neblina...)
Training (missões e ou recursos para treinar iniciantes)
Difficulty (possibilidades de configuração e escalabilidade da dificuldade do jogo)
AI (comportamento de vôo, capacidade de combate, gunnery, variação no skill, capacidade de obedecer ordens recebidas via COMMS, tendências: ex. colidir uma com outro ou player, colidir com o solo...)
Single Missions (Fundamentação histórica, descrição (briefing), fator de aborrecimento, fator de diversão...)
Campaign (tipo, se dinâmica, estática, papel desempenhado pelo jogador, se interfere nos acontecimentos, fundamentação histórica das missões, sua variedade... credibilidade... e fator de diversão/satisfação)
Multiplayer (modos disponíveis: dogfight, MDF/missões, COOP... opções de conexão: Internet, LAN, IP, disponibilidade e tipo de servidores oficiais e de terceiros, suporte ou não a programas para iniciar jogos tipo Hypperloby...)
Comms (w/ AI) (facilidade de enviar ordens para a AI, diversidade destas ordens, metódos para comunicação com outros jogadores em MP, acessibilidade/usabilidade destes métodos).
View system (o sistema de visão do cockpit com HAT, mouse, TrackIR, 6DOF, flexibilidade e limitações - ex. devido as "barras").
QM builder (capacidade do gerador de missões rápidas, suas opções/deficiências, credibilidade, diversidade de missões, tamanho das missões, "fun factor"...)
Mission Builder (Facilidade de uso, quantidade/variedade de mapas incluídos, disponibilidade de objetos... tipos de missões... scripts, trigger's...)
Expandability (habilidade para inclusão de conteúdo dos produtores, de terceiros, dos jogadores, como campanhas, missões, skins...)
Gameplay (É o que faz um jogo ser bom ou ruim, como as opções anteriores são usadas e se interagem para gerar diversão/satisfação ao usuário...)
Conclusion (resumo, comentário... nota final).
Incluir:
Documentation - Manual, guias, mapas (mesmo que de terceiros, em geral melhor que os oficiais (lembra do "Se algum AI te derrubar assuma o avião dele e bata no chão"...)
Performance - como o jogo roda no computador "Casas Bahia" do avaliador.![]()
Acho que Documentação - Manual, guias, mapas...
Ou o que poderia ser removido da lista - por exemplo, hoje em dia suporte a Hyperlooby ou similares é fundamental?
A três anos atrás foi um dos fatores que pesaram na debaclê do CloD.
Conexão via IP tem uso como tinha em 2001?

Sokol1