
Acabei motivado em voar o Ju-88A (recentemente havia testado no ATAG, mas tive minha licença de vôo supensa temporariamente pelo comando da Luftflotte III, depois de estourar os motores de mais de 1/2 dúzia de Ju-88 - e nem sair do chão.

O curioso é que se voar o avião "pelo livro" (manual original/ATAG) é um "doce", e como no Ju-88A o acelerador do joystick controla o ATA (e não % de potência como em um certo "simulador"


Então é preciso esquecer o mau costume "slam the throttle".

Outro 'imbróglio' foi com os flaps - precisei consultar um manual original, em alemão, para descobrir que o indicador de abertura dos flaps (Anzeigegerät für Fahrwerk, Landeklappen und Sporn) fica escondido atrás da alavanca do freio de mergulho.




E, o flap original do Ju-88 tem um acionamento "diferente", com estas posições:
Posições......................................In game
1 = Höhenflosse und Landeklappen = Flaps Up
2 = 0 (Nullstellung) <Aus >Ein (De 0, Para 0 = Neutral
3 = Landeklappen = Flaps Down
4 = Höhenflosse und Landeklappen = Flap Up
Coloca a alavanca na posição Down espera o indicador no Anzeigegerät marcar ~20º, volta para Neutral.
Essa posição 4 só serve para complicar... Parece ter relação com o estabilizador (Höhenflosse Verstellung)...

Manuais "decorados", licensa de vôo recuperada, puz em prática a primeira missão da campanha do russo, treino de bombardeiro nivelado num aerodromo abandonado na costa francesa, repleto de mateial ingles capturado na Battle of France.

O detalhe é que o bombardeiro, a 1500M/300KM/H, deve ser ao comando do lider, e não usando a Lotfe.

Depois do "5 minutos para o alvo" ignorei a ordem do lider de "Echelon Right" (???) e continuei num "Line Astern" alinhando a Revi com sua cauda, assim que ele lançou, contei até "10" e lancei.

Não foi um "direct hit", mas causou danos ao alvo.

O lider lançou adiantado e para a direita (seta vermelha, BVR).

Um detalhe interessante do Ju-88A é que no altimetro tem uma agulha vermelha
ajustável em que seta a altitude de bombardeiro, então é só manter "White on Red".

E o Ju-88A tem trim do "Querruder".

RTB setando a frequencia NDB da base e usando o Peilgerät (P) do radio-compass, pouso "safet & sound"..

Na sequencia, treino de bombardeiro de mergulho.
Sokol1